Quanto mais cimento mais forte o concreto?

Perguntado por: ovasconcelos . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

De modo geral quanto menos água e mais cimento, mais resistente será o concreto.

A redução da relação água/cimento é fundamental para o aumento da resistência do concreto. Isso ocasiona também a maior durabilidade dos concretos de alta resistência, por apresentarem densidade elevada e serem menos permeáveis.

Uma nova geração de UHPC (Ultra-high Performance Concrete) foi desenvolvida na Universidade de Kanazawa, no Japão. Conhecido no Brasil como CUAD (concreto de ultra-alto desempenho) esse material atinge resistências que variam entre 200 MPa e 300 MPa.

Enquanto o cimento é um material de construção “independente”, o concreto não pode ser feito sem o cimento. Ele é o resultado da mistura de cimento, agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita) e água.

A importância do cimento para a obra
Dentre as suas principais finalidades, podemos destacar a composição de reboco, de argamassa ou concreto. O diferencial é que, ao entrar em contato com a água, esse pó se endurece e não se decompõe mais — mesmo que, posteriormente, seja submetido novamente à ação da água.

A temperatura baixa desacelera a reação química, reduzindo ou anulando a resistência inicial do concreto.

A relação água/cimento terá influência direta nessa resistência, sendo que quanto maior o fator A/C (Água/Cimento) menor a resistência do concreto. O concreto apresenta alguns processos até que ele possa exercer toda a sua resistência, sendo a cura um dos principais.

A resistência do concreto à compressão , para um mesmo cimento, sofre influência de alguns fatores, como: fator água/cimento, idade do concreto, forma e dimensão do corpo de prova e qualidade dos materiais.

Na presença de sulfato de cálcio, forma-se uma substância chamada etringita, que é um óxido misto de cálcio, alumínio e ferro hidratado comumente associado a íons sulfato. Essa substância é importante porque ela forma ligações químicas com as outras substâncias do cimento hidratado, fazendo-o endurecer.

A fórmula básica do concreto 3:1 é medida em volume, tanto a areia, pedra e o cimento, além da água.

Uma argamassa de cimento, por exemplo, deve ser misturada com uma parte de cimento para duas partes de cal e oito partes de areia. Para misturar, é indicado colocar a quantidade de areia certa, depois incluir o cimento e misturar com água até ficar com uma cor uniforme.

Em geral, utiliza-se um traço composto por 1:2:3. 1 parte de cimento. 2 partes de areia. 3 partes de brita.

O próximo passo é saber as dosagens certas: para concreto firme, usado em vigas e pilares, utilize 1 porção de cimento para 3 porções de areia e 2 porções de brita. Para concreto fino, usado em acabamento de paredes, pisos, muros, use apenas a areia e o cimento na proporção 1 de cimento para 3 de areia.

Portanto, coloque um pouco de água sobre o bloco de concreto, caso ela seja absorvida com facilidade, sem ele ficar com excesso de umidade, é sinal que o bloco de concreto é de boa qualidade e resistente contra a ação do tempo.

Cimento CP II-F
Este tipo de cimento é um dos mais populares por ser recomendado para ser usado desde estruturas em concreto armado até argamassas de assentamento e revestimento.

DESVANTAGENS DO CONCRETO ARMADO
A produção do concreto é um processo nada sustentável. Isso porque, um dos seus componentes principais é o cimento, que necessita de muita energia. Além disso, o processo libera uma grande quantidade de poluentes na atmosfera.

Diferentemente do CP II, o cimento CP III é um tipo de cimento que contém adição de 35% a 70% de escória em sua composição, e o resultado disto é que lhe confere maior impermeabilidade e durabilidade, resistência a sulfatos e à expansão além, é claro, de baixo calor de hidratação.

Em quanto tempo materiais a base de cimento curam (secam)?
Em geral e com isso queremos dizer que na grande maioria das vezes, em cerca de 48hs os revestimentos de base cimento já estarão secos, podendo se estender até 72hs naturalmente.

A água é de extrema importância para que aconteça a reação química com o cimento, reação na qual irá fazer com que o concreto atinja sua resistência necessária. Porém a reação química produz calor, e juntamente com o sol, vento e até a baixa umidade do ar, faz com que a água existente na superfície evapore.

O cimento exerce um efeito abrasivo sobre a camada córnea da pele. As lesões são claramente visíveis: vermelhidão (eritema), inchaço (edema), eczema, bolhas, fissuras e necrose do tecido e provoca a sensibilidade dos olhos, causando irritações conjuntivas, lesões graves e irreversíveis como a cegueira.

O uso de um aditivo acelerador adicionado a massa contribui para evitar o retardo da cura do concreto, pois ele age quimicamente, compensando o efeito causado pelo baixa temperatura. Associado ao uso do acelerador, os fabricantes devem adotar o uso de estufas durante o período de cura inicial do concreto.