Quanto mais antenas melhor o roteador?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Um roteador com várias antenas pode garantir maior estabilidade na troca de dados e suporta mais velocidade para a rede Wi-Fi. Na prática, ter mais antenas melhora o tráfego de dados, já que há mais pontos de transmissão e recepção de sinal.

Se você mora em uma casa de dois andares, por exemplo, a antena de 3 dBi será melhor que a de 5 dBi, pois as ondas conseguirão subir com mais facilidade. Caso o ambiente seja comprido e no mesmo plano, o melhor desempenho é obtido com antenas de alto dBi.

A velocidade máxima alcançada pelo protocolo G é de até 54 Mbps. Já os roteadores wireless 802.11n são muito mais potentes, o que explica o fato de serem bem mais caros. O sinal de banda dupla pode ser de 2,4 ou 5 GHz e atinge até 300 Mbps, podendo ser reconhecido em um raio de até 400 metros.

O Positivo Smart Mesh Fast Ethernet apresenta um design inteiramente branco com quatro antenas amplificadoras de sinal. O dispositivo promete conexão simultânea com até 64 eletrônicos em uma área máxima de cobertura de 200 metros quadrados.

Todo roteador tem antenas, mesmo os aparelhos que as colocam de maneira embutida. Os roteadores que prometem longo alcance vêm com três antenas, que potencializam o alcance. Esses são dispositivos que prometem a não obrigatoriedade de repetidores de sinal pela casa e são ideais para sobrados e áreas muito amplas.

TP-Link TL-WR941HP

O roteador com maior alcance é o TP-Link TL-WR941HP. Conhecido como "atravessador de paredes", ele permite que o sinal ultrapasse obstáculos e alcança até 900 m².

Um roteador com várias antenas pode garantir maior estabilidade na troca de dados e suporta mais velocidade para a rede Wi-Fi. Na prática, ter mais antenas melhora o tráfego de dados, já que há mais pontos de transmissão e recepção de sinal.

2,4GHz ou 5GHz. A questão de ter 2,4GHz ou 5GHz é relacionado a velocidade e alcance. Conexões de 2,4GHz permitem maior alcance (conectar mais longe do roteador) mas menor velocidade. Conexões de 5GHz permitem maior velocidade (incluindo menor latência) mas menor alcance.

Outro item determinado pelos padrões de conexão A, B, G e N é o alcance do sinal propagado pelo roteador. A maioria dos aparelhos têm o limite de mais de 100 metros, porém paredes e outros obstáculos diminuem o alcance.

R: 150 Mbps e 300 Mbps significa a velocidade máxima de conexão wireless que o roteador pode fornecer. É a conexão interna de WLAN entre o computador e o roteador, não a velocidade de internet.

Roteador mal posicionado
Isso acontece porque o sinal Wi-Fi é uma onda de rádio que sofre mudanças em sua intensidade conforme a distância entre o roteador (emissor) e os dispositivos conectados a ele (receptores). Quanto mais distante, menor a intensidade de banda emitida, ou seja, menor a velocidade disponível.

Como escolher um roteador? Veja seis dicas para comprar o modelo ideal

  1. Defina o tipo de uso desejado.
  2. Considere o tamanho da sua casa.
  3. Muitos ou poucos dispositivos conectados?
  4. Escolha produtos com configuração fácil.
  5. Número de antenas importa?
  6. Considere as tecnologias envolvidas.
  7. Modelos no Brasil.

Em geral o alcance nestes ambientes é de 25 metros à velocidade de 11 Mbps e 50 metros à 1 Mbps. Em ambientes externos geralmente o alcance é de 150 metros à 11 Mbps e 500 metros à 1 Mbps.

Caso não haja obstáculos físicos entre a câmera e o roteador, é possível instalar o equipamento a uma distância de até 50 metros do roteador. Caso haja paredes, portas, móveis, ou outro tipo de obstáculo entre a câmera o roteador, a distância máxima cai para 10 a 25 metros (dependendo da densidade do obstáculo).

50 metros

O alcance, segundo a própria fabricante indica, é de até 50 metros. O modelo é visto por cerca de R$ 124, A porta Ethernet possibilita que o repetidor transmita o sinal de Internet via cabo para o aparelho conectado, caso o usuário prefira a modalidade com fio por algum motivo.

O ideal então é instalar um repetidor em um local estratégico para retransmitir a rede. Quando utilizar um roteador: O roteador é recomendado para locais que ainda não tem uma rede pré-instalada, nesses caso o roteador é fundamental para transformar a internet recebida da operadora em uma rede de Wi-Fi.

Como é possível ver na imagem, a líder no quesito é a Vivo, que assim como as outras três operadoras, ficou acima da média, com 101 Mbps. Em seguida, temos a Oi (94 Mbps) e um empate na casa dos 88 Mbps entre Claro e Tim. A primeira colocação também não mudou quando o assunto é o ping e as taxas de upload.

– Confira os TOP 5 roteadores de internet fibra óptica, que temos aqui na NEXT:

  • ROTEADOR MERCUSYS WIFI AC 12.000 MPS;
  • ROTEADOR TP LINK WI FI AC 750 MBS;
  • ROTEADOR WS5200 V2 GIGA AC1200 4ANT BC HUAWEI;
  • ROTEADOR WS318N SEM FIO 2ANT BC HUAWEI;
  • ROTEADOR WI FI AC 1200MBPS ARCHER C5W 4ANT – TP LINK;

Porta Gigabit Ethernet
A entrada Gigabit Ethernet ainda é a melhor opção para gamers e usuários desktop de maneira geral, driblando o congestionamento das redes Wi-Fi.

O Archer AX73, da TP-Link, é um dos principais destaques entre roteadores potentes com custo-benefício. Por meio das suas seis antenas, ele “espalha” sua rede para até 200 dispositivos, com frequência 5 GHz e Wi-Fi 6. Além disso, sua velocidade de transmissão alcança até 4.8 Gbps.