Quanto maior o voo menor turbulência?

Perguntado por: emello . Última atualização: 28 de fevereiro de 2023
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9) Quanto maior a aeronave menor a nossa percepção da turbulência? Verdade! Bom, quanto maior o peso da aeronave, menor será a sensação de turbulência. Então, você vai sentir mais efeitos num avião pequeno do que num avião enorme.

A boa notícia é que, apesar de ser uma situação bastante assustadora, nenhuma turbulência é capaz de derrubar um avião em pleno voo. Mas nem por isso as consequências de atravessá-las sem o devido cuidado devem ser subestimadas. Imagine o ar como uma massa densa e fluida, como o mar.

Elas são menos prováveis em dias de frio e com temperaturas baixas. Isso pois a atmosfera tende a ser mais calma, gerando alterações menores, sobretudo na hora do pouso e decolagem. No caso de dias mais quentes, em algumas situações, o avião precisa decolar com menos peso.

Usar o Turbli é muito fácil, basta selecionar os aeroportos de partida e chegada e a data do voo, que pode ter antecedência de até 36 horas. Na tela seguinte, o site lista todos os voos entre as cidades para você selecionar o que deseja consultar.

Se distraia e tente relaxar durante o voo
Antes de viajar, evite consumir alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, já que podem contribuir para uma sensação de desconforto e inchaço. A cafeína também deve ser evitada, afinal, perder o sono não vai ajudar em nada.

O especialista Tom Farrier, ex-diretor de segurança da Associação de Transporte Aéreo, afirma que a hora mais segura para viajar nas aeronaves é de fato durante a manhã. Isso porque à noite pode existir uma fadiga da tripulação, além de desorientação de espaço.

Os aviões podem evitar zonas de turbulência com o uso de radares meteorológicos, que indicam as nuvens mais densas. VOAR COM CHUVA - Mesmo que a chuva seja intensa, é possível voar com segurança porque a aeronave foi concebida para operar nessas condições.

Todo esse movimento é causado por bolhas de ar ou mudanças no fluxo de ar. O avião encontra uma mudança na velocidade do vento e isso faz com que ele balance e até se tenha aquela sensação de uma pequena queda, como se tivesse "perdido o chão".

Essa mensagem avisa a tripulação que já encerramos o processo de decolagem ou que estamos nos aproximando do pouso. Abaixo dos 10.000 pés, o equivalente a 3.000 metros, os passageiros devem permanecer sentados e com os cintos afivelados. Já escolheu seu próximo destino?

Quando se trata em qual o modelo de avião mais seguro, segundo o ranking apresentado pelo site Airsafe, que teve os dados atualizados em janeiro de 2021, em uma escala de 1 milhão de voos, as aeronaves que se envolveram em menos acidentes graves são os modelos Airbus, Boeing e Embraer.

Só de imaginar, a experiência torna-se assustadora para algumas pessoas, mas não há motivos para pânico. Isso porque, mesmo quando a sensação de queda momentânea acontecer, não há riscos aos viajantes. “O avião é seguro”, defende Jether.

A turbulência moderada dura geralmente entre 10 a 15 minutos mas pode ir até várias horas de forma descontinuada. Em alguns casos, os copos pousados no tabuleiro podem mesmo tombar mas não é necessário o controlo manual da aeronave pelo piloto. Os episódios de turbulência severa são extremamente raros.

O que o passageiro deve fazer em caso de turbulência? Seguir as instruções da tripulação e atar o cinto de segurança sempre que se estiver sentado são as melhores maneiras de reduzir qualquer tipo de risco dentro do avião.

De fato, existe um horário em que as passagens podem ser mais baratas. Geralmente, entre 23 horas e 5 horas. Nesses horários, a procura é menor. Assim os voos não ficam cheios tão rapidamente.

Alguns dos remédios mais procurados para aliviar a tensão durante o voo são o Rivotril, Diazepam, Frontal, Dormonid e o popular Dramin, cuja prescrição para dormir no avião é controversa, como explicou o Doutor Daniel de Sousa Filho, médico psiquiatra do Hospital Albert Einstein, em entrevista ao Airway.

Segundo pesquisas divulgadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a probabilidade de um avião comercial cair é de cerca de 1,27 por milhão de voos, enquanto nos táxis aéreos esse número é, em média, de 19,95 por milhão de decolagens.

Remédios ansiolíticos, como o Rivotril, são extremamente eficazes para tratar o medo patológico. Pacientes podem ser orientados a usar esse tipo de medicação porque, muitas vezes, o medo não acontece apenas no momento do embarque.

No entanto, uma investigação da TIME que analisou 35 anos de dados de acidentes de aeronaves descobriu que os assentos traseiros do meio de uma aeronave tinham a menor taxa de mortalidade: 28%, em comparação com 44% para os assentos do corredor central. Isso também faz sentido logicamente.