Quanto maior o torque menor a velocidade?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 30 de maio de 2023
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Como o torque é igual a força multiplicada pela distância aplicada, quanto maior o torque aplicado, menor a velocidade, pois torque tem a ver com força e não com velocidade.

Quando abrimos uma porta, aplicamos força em um ponto distante do seu eixo de rotação, dessa forma, imprimimos sobre ela um torque maior. Quando pedalamos em uma bicicleta de marchas, é possível notar que, quanto maior for o diâmetro de sua coroa, maior será o torque produzido por cada pedalada.

Essa força é produzida pelo sobe-e-desce dos pistões. O movimento desses componentes ao longo de seu curso gira o virabrequim, um eixo interligado às rodas motrizes. A partir dessa atividade mecânica, o carro ganha impulso.

Dos dois, o torque é o responsável pela capacidade do motor produzir força motriz, ou seja, o movimento giratório. É essa força que faz o veículo sair da inércia, arrancar e vencer ladeiras íngremes sem que você precise efetuar muitas trocas de marchas.

Por isso o número que realmente interessa é a potência, e como ela se apresenta de uma maneira variável ao longo das rotações de trabalho do motor, é relevante o conhecimento da potência disponível do motor, ou a sua curva de potência.

Como o torque é igual a força multiplicada pela distância aplicada, quanto maior o torque aplicado, menor a velocidade, pois torque tem a ver com força e não com velocidade.

Um motor com torque de 1 kg.cm é capaz de suportar um peso de 1 kg a uma distância radial de 1 cm.

Torque é uma medida de força que pode causar um objeto a girar ao redor de um eixo. Assim como a força é o que faz um objeto acelerar em cinemática linear, torque é o que faz com que um objeto adquira aceleração angular.

Audi e-tron S Sportback
O e-tron S Sportback, um SUV-Coupê, é o carro com o maior torque (973 Nm) da marca a nível mundial. E esse é o principal diferencial em relação à versão lançada em 2020, com uma configuração bem similar à de 2021.

Se você quer empurrar algo em linha reta (o carro sem bateria) é força, se você quer fazer algo girar, essa aplicação de força passa a se chamar torque.

Basta dividir a velocidade desejada pela v/1000 multiplicando por 1.000. Para 120 km/h e v/1000 de 38,5 km/h, por exemplo, 120 ÷ 38,5 x 1.000 = 3.116 rpm. Na verdade você nem precisa efetuar na calculadora essa multiplicação por 1.000, ela pode ser feita mentalmente. O resultado seria 3,116 rpm, que é 3.116 rpm.

Nesse sentido, quanto maior a distância entre a força e o centro do eixo do motor, maior será o torque. Além disso, é importante observar que o sentido da rotação também interfere no resultado: quando a rotação é no sentido anti-horário, o sinal é positivo; ao contrário, o sinal é negativo.

Quando um motor tem cilindros maiores ou em maior quantidade, ele tem mais capacidade volumétrica. Isso faz com que entre mais combustível no motor. Por esse motivo, os carros com mais cilindros, apesar de serem mais potentes, consomem uma quantidade maior de combustível e, por isso, não são muito econômicos.

No fundo, ela é uma soma da rotação com, justamente, a força do torque. Em outras palavras, a potência ou cavalo-vapor influencia diretamente na capacidade de aceleração do motor. Ou seja, ela acaba determinando a “velocidade máxima” do carro.

É instintivo também que quanto mais longa for a biela maior será o Torque e vice-versa. O que é Potência? É quão rápido este movimento rotativo do virabrequim pode ser executado. Ou seja, potência do motor significa em quanto tempo este vai-e-vem do pistão (e consequente rotação do virabrequim) pode ser realizado.

A combustão é rápida, mas ocorre na ordem de alguns ms.

Cavalo-vapor (CV)
Trata-se da abreviação de Cavalo-vapor, que é uma medida criada para ilustrar a potência de um motor.

Se confrontarmos num mesmo espaço de tempo, nos motores de alta rotação ocorrem mais combustões ou explosões que nos motores de baixa rotação, isto implica na maior geração de calor que os motores de baixa rotação. Desta forma, torna-se necessário que o calor produzido seja dissipado de forma mais rápida e eficiente.

= Page 9 Equações do Motor CC Assim o controle de velocidade de um motor CC pode ser feito por meio da variação da tensão de armadura mantendo-se um fluxo constante (excitação independente). Pode-se ainda manter uma alimentação constante e diminuir o fluxo (diminuir corrente de campo já que são proporcionais).

O motor CC é muito fácil de utilizar. Para fazê-lo funcionar, basta aplicar uma tensão elétrica aos seus terminais. O sinal e o nível da tensão determinarão o sentido e a velocidade da rotação. Para controlar a tensão aplicada aos terminais de um motor de corrente contínua, pode-se utilizar um relé ou uma ponte H.