Quanto maior o torque maior a força?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

É uma medida de força do motor: quanto maior o torque, melhor ele responderá às acelerações. Assim, o torque é muito importante na escolha não só de veículos leves, mas principalmente de veículos de transporte, como caminhões e ônibus.

Se você quer empurrar algo em linha reta (o carro sem bateria) é força, se você quer fazer algo girar, essa aplicação de força passa a se chamar torque.

Em resumo, torque é força, é o que permite ao carro acelerar, retomar velocidade mais rapidamente, ou carregar peso. Já a potência é a rapidez com que se executa um trabalho, o que permite ao carro atingir altas velocidades.

Um motor com torque de 1 kg.cm é capaz de suportar um peso de 1 kg a uma distância radial de 1 cm.

Embora o motor produza torque sempre que está em funcionamento, o valor varia bastante de acordo com as rotações. O toque máximo costuma surgir apenas em um momento específico, geralmente em algum ponto entre 2.800 e 4.000 rpm.

Dos dois, o torque é o responsável pela capacidade do motor produzir força motriz, ou seja, o movimento giratório. É essa força que faz o veículo sair da inércia, arrancar e vencer ladeiras íngremes sem que você precise efetuar muitas trocas de marchas.

Audi e-tron S Sportback
O e-tron S Sportback, um SUV-Coupê, é o carro com o maior torque (973 Nm) da marca a nível mundial. E esse é o principal diferencial em relação à versão lançada em 2020, com uma configuração bem similar à de 2021.

O torque, geralmente expresso em kgf. m (quilograma força por metro) ou Nm (Newton por metro) é a capacidade do motor de fazer um esforço, ou seja, gerar energia.

Torque = Força x Comprimento da alavanca
Para uma torque de 50 Nm, o operador da primeira figura deverá exercer uma força de: 50 Nm = Força x 0,5m >> 50Nm / 0,5m = Força >> 100 Nm = Força.

m (quilograma força vezes metro). É uma medida de força do motor: quanto maior o torque, melhor ele responderá às acelerações. Assim, o torque é muito importante na escolha não só de veículos leves, mas principalmente de veículos de transporte, como caminhões e ônibus.

Normalmente o torque é medido em Nm (Newtons x metro) ou Kgfm (quilograma x força x metro). Para calcular, basta multiplicar a força aplicada pela distância entre o local de aplicação de força e o centro da rotação.

O tamanho da engrenagem, bem como o número de dentes presentes, influencia diretamente na taxa de redução de velocidade e aumento de força. Portanto, quanto mais engrenagens você acrescentar ao motor, maior será o torque alcançado.

Você já sabe que o torque está ligado à força que é produzida pelo sistema motriz de um caminhão. Já a potência tem relação com a velocidade e tempo. Nesse sentido, podemos afirmar que o torque se relaciona ao trabalho. A potência, por outro lado, representa o tempo que demora para que ele seja realizado.

OS NÚMEROS DA ROCKET 3 R
maior torque entre todas as motocicletas do planeta, com 221 Nm(a 4.000 rpm). O novo motor oferece 11% mais potência que a geração anterior (agora são 167 cv a 6.000 rpm). Economia de peso superior a 40 kg, a Rocket 3 R ficou 13% mais leve que a geração anterior.

Com a leitura em quilos da balança, multiplica-se ela pelo comprimento do braço e temos aí o torque medido. Por exemplo, o motor exercendo a força de 10 kg por meio de um braço de 1 metro significa que o torque é de 10 x 1 = 10 quilogramas x metro.

As medidas de CV (Cavalo-Vapor) e HP (horse-power, ou cavalo de força, numa tradução livre) não são exatamente iguais, apesar de serem muito próximas. Na escala, 1 CV é igual a 735,5 watts; e 1 HP corresponde a 745,7 watts.

O que significa nanômetro (nm)?
Nanômetro é uma unidade de medida do sistema métrico que corresponde a 1 bilionésimo de 1 metro, ou seja, 1 metro dividido por 1 bilhão.

Cilindrada do motor x Potência
Se o motor é capaz de processar mais combustível, logo ele deve ser mais potente. Mas essa análise não deve ser feita isoladamente. A potência é o resultado de uma série de fatores, e as cilindradas do motor são apenas um deles.

O torque é efetivamente medido por meio de um braço de alavanca de propriedades conhecidas, conectado a um dinamômetro convencional, balança ou outra forma de quantificação de força. Tal técnica ficou conhecida como “freio de Prony” (Prony brake) e foi intensamente utilizada nas décadas posteriores.

Cavalo-vapor (CV)
Trata-se da abreviação de Cavalo-vapor, que é uma medida criada para ilustrar a potência de um motor.