Quanto maior o peso maior a velocidade?

Perguntado por: rhipolito . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

As modificações só dizem respeito à massa. Quando aumenta a velocidade do corpo a sua massa não se mantém constante, mas aumenta. O aumento da massa é tanto mais acentuado quanto mais perto a velocidade do corpo estiver da velocidade da luz c .

O motivo de nós cairmos em direção à Terra, e não o contrário, é a inércia: a massa da Terra é muito maior do que as nossas massas, por isso, a sua tendência de permanecer em repouso é muito maior, de modo que a aceleração adquirida por ela, graças à força peso que exercemos, é ínfima, quase nula.

Galileu é considerado o fundador da dinâmica, ciência que estuda o movimento dos corpos, tendo sido o primeiro a enunciar a lei da inércia, um conceito aprofundado posteriormente por Newton. Quando se estuda a queda livre dos corpos, fala-se inevitavelmente da experiência de Galileu Galilei.

Mostrar que, independentemente da massa dos objetos, eles sempre demoram o mesmo tempo para chegar ao chão, se soltos da mesma altura. Pegue um objeto pesado e outro leve, então se pergunte: qual dos dois chegará primeiro ao chão? Se você perguntar a alguém, provavelmente lhe responderão: o objeto mais pesado.

O movimento de queda livre foi estudado pelo físico italiano Galileu Galilei. De acordo com os seus estudos, Galileu mostrou que corpos em queda livre, mesmo os de massas diferentes, chegariam ao chão ao mesmo tempo, pois estariam sujeitos à mesma aceleração.

Para calcular a energia cinética de um objeto com massa “m” e velocidade “v” devemos aplicar a fórmula Ec = mv²/2, onde: Ec – energia cinética em joules; m – massa em kg; v – velocidade em m/s.

Para que haja energia cinética é preciso que o corpo sofra uma variação na sua velocidade e para alterar a velocidade de um corpo é necessário que um trabalho seja realizado sobre ele. Portanto, a energia cinética está diretamente ligada ao trabalho.

Essa regra da física indica que quanto mais rápido um objeto se desloca, mais próximo ele fica de sua perspectiva do tempo até paralisar. Se o objeto se desloca ainda mais rápido, haverá problemas de reversão do tempo, chegando até a bagunçar as noções da causalidade.

Portanto, à medida em que a altitude aumenta, o peso de um corpo na Terra diminui, pois a distância entre o corpo e o centro de massa também diminui. Por outro lado, a força peso aumenta do Equador ao polos, devido ao formato achatado da Terra e menor distância do centro de massa.

Popularmente, estamos associando a medida observada ao subirmos em uma balança à palavra peso. Essa argumentação utilizada por grande parte das pessoas está totalmente equivocada. A medida obtida ao subirmos na balança deve ser chamada de massa, e não de peso.

F = (M x V x V) / (254 x D), onde D é a distância em metros que o corpo percorre desde que se lhe aplica a força até parar completamente.

Na nossa casa, por causa da resistência do ar, como a densidade dos corpos é diferente, o objeto que tiver menor densidade e oferecer menos resistência vai atingir o chão primeiro.

Se abandonarmos dois corpos de massas diferentes de uma mesma altura, qual deles chegará primeiro ao solo? A resposta a essa pergunta parece ser bem simples, não? O de maior massa chegará primeiro.

A queda livre de corpos é considerada um Movimento Uniformemente Variado, pois todos os corpos sofrem aceleração da gravidade. A aceleração da gravidade corresponde a 9,8 m/s², isto quer dizer que um corpo em queda livre aumenta sua velocidade em 9,8 m/s a cada 1 segundo.

Na queda livre, desconsidera-se o efeito da resistência do ar, por isso, nesse tipo de movimento, o tempo de queda dos objetos não depende de sua massa ou de seu tamanho, mas somente da altura em que foram soltos e do módulo da aceleração da gravidade no local.

Vf = Vo ± at, em que:

  1. Vf — velocidade final do objeto em m/s;
  2. Vo — velocidade inicial do objeto em m/s;
  3. a — aceleração em m/s²;
  4. t — tempo percorrido em segundos.

Um objeto pesado não acelera mais do que um objeto leve quando ambos estão caindo livremente porque a aceleração devido à gravidade é a mesma para ambos e é independente da massa do objeto.

A relação entre peso e massa é proporcional, ou seja, quanto maior a massa, maior será o peso. Peso e massa são grandezas proporcionais. - O peso é a força com que um corpo é atraído pela Terra.

A ausência da gravidade acabaria com o próprio planeta, segundo Masters. "A Terra provavelmente se despedaçaria e essas partes sairiam flutuando pelo espaço", diz a cientista. O Sol teria o mesmo destino. Sem a força da gravidade para mantê-lo compacto, a intensa pressão em seu núcleo o faria explodir.

Definição de energia cinética
A energia cinética é a capacidade de algum corpo em movimento realizar trabalho, modificando o estado de movimento dos corpos ao seu redor ou deformando-os. Quanto maior é a velocidade e a massa do corpo, maior é a sua capacidade de realizar trabalho quando estiver em movimento.

Quando um corpo está sujeito a uma resultante não nula (diferente de zero) de forças, ele adquire uma aceleração (variação de velocidade). Essa aceleração, por sua vez, é inversamente proporcional à sua massa, ou seja, quanto maior for a massa, menor será a aceleração adquirida pelo corpo.