Quanto maior a velocidade maior é a massa?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Segundo o que diz a teoria da relatividade, a massa depende da massa inercial do objeto em repouso e da sua velocidade. Portanto, Einstein, em sua teoria, afirma que quanto maior for a velocidade, maior será também sua massa inercial.

Para calcular a energia cinética de um objeto com massa “m” e velocidade “v” devemos aplicar a fórmula Ec = mv²/2, onde: Ec – energia cinética em joules; m – massa em kg; v – velocidade em m/s.

A velocidade do centro de massa será Sendo P o momento linear total do sistema, O momento linear total de um sistema de partículas é o produto de sua massa total pela velocidade do seu centro de massa.

Então, quanto maior a massa, maior a dilatação do tempo. A massa do Sol, da Terra e dos planetas do sistema solar em geral não são suficientes para uma dilatação temporal relevante.

Uma das implicações desses postulados é que o tempo não é absoluto, mas depende da velocidade relativa em que o sistema/observador se move. Assim, quanto maior a velocidade relativa, mais lenta será a passagem do tempo.

Movimento acelerado: Quando a velocidade de um corpo aumenta a cada segundo, dizemos que o seu movimento é acelerado. A aceleração nesse tipo de movimento é positiva. Movimento retardado: Nesse tipo de movimento, a velocidade do móvel diminui a cada segundo, por isso dizemos que o seu movimento é retardado.

Assim, a força resultante é proporcional tanto à massa quanto à aceleração, mas inversamente proporcional à inércia (capacidade de resistência ao movimento) do corpo. Quanto mais massa tiver o objeto, mais força será empregada para que ele se movimente.

Segundo o catedrático de Física Antonio Ruiz de Elvira, não é possível deslocar um objeto a uma velocidade superior à da luz porque, de forma simples e resumida, a única coisa capaz de mover uma partícula com massa é outra força que viaje a essa velocidade.

O que é E=mc²:
A famosa equação determina a relação da transformação da massa de um objeto em energia e vice-versa, sendo que "E" é a energia, "m" a massa e "c" é a velocidade da luz elevada ao quadrado, considerada a única constante do Universo.

A equação do físico alemão mostra a transformação da massa de um objeto em energia e vice-versa: E (energia) é igual a massa (m) multiplicada pela velocidade da luz (c) ao quadrado.

A quantidade de movimento linear, também conhecida como momento linear, momentum linear ou momentum, é definida como o produto da massa de um corpo por sua velocidade.

Força é igual a massa vezes a aceleração.
Aceleração é diretamente proporcional à força e inversamente proporcional à massa. Isto significa que se você for empurrado, quanto mais você for empurrado, mais rápido você se moverá (acelerar). Quanto maior você for, mais lento você se moverá.

1ª Lei de Newton – Princípio da Inércia
Isto significa que um objeto em repouso ou movimento retilíneo uniforme tende a permanecer nesse estado se a força resultante sobre ele é nula. O princípio da inércia pode ser observado em várias situações como: No movimento de um ônibus, como mostra a simulação a seguir.

Mas afinal, quais são as Três Leis de Newton? Princípio da Inércia ou Primeira Lei de Newton; A Força ou Segunda Lei de Newton; Princípio da Ação e Reação ou Terceira Lei de Newton.

De acordo com a segunda lei de Newton, a aceleração obtida por um corpo é diretamente proporcional à força resultante aplicada sobre o corpo e também inversamente proporcional à massa (inércia) desse corpo.

Dilatação do tempo é um fenômeno relativístico que surge se um corpo se move com uma velocidade similar à velocidade da luz ou ainda se está sujeito a um campo gravitacional diferente.

E conseqüentemente chegarão ao chão no mesmo intervalo de tempo. A aceleração da gravidade vale aproximadamente 10 m/s2 . Quer dizer, a cada segundo a velocidade aumenta 10 m/s. Isto equivale a 36 km/h a cada segundo.

Quanto mais massa, maior a curvatura, maior a distorção do tempo e do espaço. No Sol, o tempo flui mais devagar do que na Terra, com sua massa bem menor. Com isso, o alemão reformou o entendimento da gravidade formulado por Isaac Newton no século 17.

"A velocidade máxima para tudo no nosso Universo tem um valor: 300 mil quilômetros por segundo", disse o físico teórico britânico Jim Al-Khalili ao programa de rádio da BBC Os Casos Curiosos de Rutherford e Fry, quando consultado sobre a possibilidade de que algo possa viajar mais rápido que a luz.