Quanto maior a vazão menor a pressão?

Perguntado por: isubtil . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Para aumentar a pressão, é necessário que a vazão de ar comprimido consumido seja menor que a vazão de ar comprimido fornecido. Dessa forma, podemos dizer que a pressão de um sistema é o resultado da diferença entre a vazão de ar produzida pela vazão de ar consumida.

Essa relação inversa entre a pressão e a velocidade em um ponto em um fluido é chamada de princípio de Bernoulli. Princípio de Bernoulli: Em pontos ao longo de um fluxo de corrente horizontal, regiões de maior pressão têm velocidade de fluido menor e pontos de pressão menor têm velocidade de fluido maior.

Velocidade da Pressão
A velocidade do fluído, ao passar de uma área maior para uma menor, aumenta, em razão da pressão do fluído na parte larga ser maior do que na parte estreita. Essa definição também é baseada pela equação de continuidade.

Comprimento e diâmetro da mangueira
Os comprimentos costumam variar um pouco, são normalmente de 5 até 50 metros. Tenha atenção, porque quanto maior o comprimento da mangueira, menor será sua pressão!

Aumentando o volume a pressão diminui. Dessa forma, se aumentarmos a temperatura e o volume a pressão ficará igual!

Quanto maior o diâmetro, menor a perda de carga. O diâmetro é inversamente proporcional à perda de carga. Quanto maior a velocidade do fluido, maior a perda de carga.

Qv = V/t onde: V = volume, t = tempo, Qv = vazão volumétrica.

Se a velocidade de uma partícula de um fluido aumenta enquanto ela se escoa ao longo de uma linha de corrente, a pressão do fluido deve diminuir e vice-versa”.

Como sabemos, a força e a velocidade têm uma relação inversa, isto é, à medida que aumentarmos a carga ou resistência a superar num determinado exercício a velocidade de deslocamento diminuirá (Raharinosy, 1988). Por outras palavras, quanto maior é a velocidade de um gesto desportivo, menos força teremos de aplicar.

Vazão [m³/h] = Volume*1000 [L] / (Tempo[s]*1/3600), simplificando chegamos em: Vazão [m³/h] = 3,6*Volume[L]/Tempo[s]

Cálculo da velocidade de escoamento da água: Considerando o fluxo de massa igual a 2 kg/s, podemos determinar a vazão simplesmente dividindo esse valor por 1000, pois a vazão é dada em [m3/s]. Fazendo o cálculo, obtém-se Vazão Vz = 0,002 m3/s.

Quanto maior a vazão, com diâmetro constante, maior serão a velocidade de escoamento e a perda de carga. Logo, se variarmos o diâmetro da tubulação mantendo a vazão constante, reduziremos a perda de carga e a energia necessária para transportar a água.

A pressão (P) em um circuito hidráulico é criada pela carga e não pela bomba. A bomba faz com que o fluido hidráulico flua a uma taxa (Q) no circuito. Portanto, aumentar a carga ou a vazão resultará em aumento de energia no sistema.

A pressão é a força exercida pelo fluido ou ar aplicado em determinada área do equipamento, já a vazão é o fluxo continuo do volume desse fluido ao atravessar de um ponto a outro num intervalo de tempo.