Quanto maior a umidade mais frio?

Perguntado por: earagao9 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

De forma geral, o ar excessivamente úmido pode aumentar tanto a sensação de calor quanto a de frio. Em um dia frio e nublado, a sensação térmica será de temperatura mais baixa do que os termômetros realmente marcarem. Já em um dia quente e úmido, mesmo sem muito sol, a sensação será de mais calor.

Quando o clima de um determinado local apresenta baixa umidade do ar, a amplitude térmica (diferença entre a maior e a menor temperatura em um determinado período) costuma ser maior, fazendo com que os dias sejam quentes e as noites muito frias. Quanto mais úmido o clima, menor a variação de temperatura.

Como a evaporação é um processo de resfriamento, a evaporação do suor é uma maneira natural de regular a temperatura do corpo. Quando o ar está muito úmido, contudo, a perda de calor por evaporação é reduzida. Por isso, um dia quente e úmido parecerá mais quente e desconfortável que um dia quente e seco.

Assim, quando dizemos que a umidade relativa do ar é de 60%, significa que o ar está com 60% da sua capacidade máxima de água.

Por que é importante manter a umidade entre 50% e 60%
A alta umidade favorece o desenvolvimento de microrganismos prejudiciais à saúde como ácaros, bactérias e fungos. Normalmente, os ácaros se espalham pela casa, alojando-se em tapetes, cortinas, roupas, lençóis, estofados, etc. Estão presentes também quando há pó.

Umidade alta: O que significa? A umidade relativa do ar é a quantidade de água presente no ar em forma de vapor, que pode ser medida de 0 a 100%. O excesso de umidade está presente no ar, quando os níveis de umidade estão acima de 60%.

Outro aspecto das áreas de umidade do ar alta é a maior ocorrência de chuvas devido à saturação do ar. O contrário acontece em áreas de clima seco, em que a umidade do ar é baixa. Pela presença menor de vapor na atmosfera, a perda de calor nessas regiões é maior.

60%

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Por isso, quando o índice fica entre 21% e 30%, é decretado o estado de atenção, como ocorreu nesta segunda-feira em São Paulo.

Quando se diz que 80% é a umidade relativa do ar é porque esse ar tem um limite de saturação. Ou seja, estamos com 80% de umidade relativa faltando 20% para esse ar não conseguir mais reter a água”, exemplifica.

Como melhorar a umidade do ar: 7 técnicas que dão certo

  1. Invista em aparelhos umidificadores. ...
  2. Água no fogão: faça um umidificador caseiro. ...
  3. Aposte nas plantas dentro de casa. ...
  4. Coloque um balde de água nos cômodos. ...
  5. Pendure toalhas molhadas no quarto. ...
  6. Aproveite o vapor da água do banho. ...
  7. Mantenha a casa limpa e arejada.

Umidade do ar no inverno
Nesta estação, o nível de umidade relativa do ar é mais baixo, podendo oscilar entre 20% e 30%. Mas apesar de o ar externo ser mais seco, muita umidade é produzida em ambientes internos, ou seja, dentro de casa.

Tanto a umidade excessiva quanto a muito baixa podem causar diversos problemas, mas você sabe qual é a umidade relativa do ar adequada? Geralmente, a umidade do ar ideal para ambientes fechados é de 45%. Quando esse valor está abaixo dos 30%, o ar está muito seco. Quando ele está acima dos 50%, muito úmido.

Se o nível de umidade estiver abaixo de 30%, significa que o ar está muito seco. Se estiver acima dos 80%, está muito úmido.

Quando o ar está saturado, UR = 100%. Como a UR é baseada na razão de mistura e na razão de mistura de saturação e a quantidade de umidade necessária para a saturação é dependente da temperatura, a UR pode variar com ambos os parâmetros.

Entre 12 e 20%: Estado de Alerta.
Quando a umidade relativa alcança esses níveis, o tempo de proibição dos exercícios ao ar livre aumenta, indo das 10h às 16h. Também é preciso buscar sempre a hidratação e procurar umidificar o ar.

Há um dito popular de que Pelotas é a segunda cidade mais úmida do mundo, atrás apenas de Londres na Inglaterra. Os invernos são relativamente frios, com geadas freqüentes e ocorrência de nevoeiros. População: estimada em 350.000 habitantes.