Quanto maior a TIR é melhor?

Perguntado por: umesquita . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 19 votos

No fim, a conclusão é muito parecida com a do VPL, mas saber calcular a TIR abre novas possibilidades de análise na comparação entre dois ou mais investimentos.

A TIR iguala o valor das entradas com os respectivos valores das saídas. Já o VPL zera o fluxo de caixa de um projeto ou investimento. Lembrando que quanto maior for o VPL, maior será a viabilidade de investimento. A taxa de juros a ser escolhida é o fator limitante entre os dois.

Quando a TIR excede a TMA, isso significa que o projeto é viável. Quando a TIR fica abaixo da TMA, isso significa que o projeto deve ser rejeitado. Quando a TIR é igual à TMA, cabe aos investidores analisarem e decidirem se seguirão ou não com o projeto.

Quanto maior a TIR, mais promissor é o investimento.
Imagine que o resultado tivesse sido 5% — nesse caso, valeria mais a pena aplicar o dinheiro em um ativo mais seguro, com uma rentabilidade potencial maior.

Como analisar
O critério utilizado para a aceitação ou não de um investimento passa a ser: caso a TIR seja maior que a taxa de retorno desejada, o investimento é lucrativo. Caso contrário, o investimento é considerado inviável, e deve ser abandonado.

A TIR permite analisar a viabilidade dos projetos financeiros a partir da estimativa inicial e de retorno; O cálculo da TIR indica se o investimento vai ou não valorizar seu dinheiro; Quanto maior for percentual da TIR, mais indicado é o investimento.

Primeiramente, se a TIR de um projeto for maior que a taxa mínima de atratividade, significa que ele é viável. Por outro lado, se o valor for negativo, esse projeto não tem viabilidade econômica, sendo uma boa opção não prosseguir com o trabalho.

Vantagens da Taxa Interna de Retorno
Seus resultados são sempre em percentual. Sendo assim, a TIR se torna uma facilitadora na tomada de decisões de um gestor, comparando taxas definidas para o custo de capital. Além disso, apresenta o valor da rentabilidade.

O cálculo da TIR no Excel é feito adicionando todos os fluxos de caixa de um investimento, com o valor inicial investido sendo negativo e todo o retorno previsto. A TIR é obtida quando digitamos em uma linha em branco "=TIR" selecionando os espaços onde se encontram as entradas e saídas de dinheiro do investimento.

O índice de lucratividade é necessário para que o gestor verifique se o seu projeto apresenta lucro ou prejuízo em relação ao planejamento inicial. Se o IL for menor do que 1, o empreendimento terá retorno abaixo do capital investido e portanto recomenda-se rejeitá-lo e reavaliar o planejamento.

Quando você encontra um VPL negativo, isso significa que o investimento é inviável, pois há grandes chances de prejuízos e perdas. Nos casos em que o VPL for neutro, isso significará que o investimento em questão é equilibrado, ou seja, não vai trazer nem prejuízos e nem benefícios.

Além disso, a TIR não considera o tamanho do investimento inicial, o que pode levar a uma subestimação do risco do investimento. Por fim, a TIR não leva em consideração o período de vida útil do investimento, o que pode ser um problema em investimentos de longo prazo.

Por outro lado, a desvantagem da TIR é que ela não demonstra os riscos que a empresa assume com o investimento. Ou seja, a Internal Rate of Return serve apenas para analisar a possibilidade de retorno, não os riscos. Além disso, esta taxa não considera o valor que o projeto pode agregar à empresa como um todo.

VPL positivo
Caso o resultado do VPL seja positivo, isso significa que o investimento é viável. Afinal, o projeto terá receitas maiores que as despesas.

Calcule o valor que o investidor deverá pagar pelo título. (TIRM). Qual é o problema da TIR que é corrigido pela TIRM? seria realmente possível reinvestir o dinheiro recebido.