Quanto maior a roda menor o consumo?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 29 de maio de 2023
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Já os carros comuns, geralmente com motores de 1.0 a 2.0 litros, têm a aceleração prejudicada pelas rodas grandes devido à potência e o torque limitados em comparação com os dos esportivos. E o consumo é afetado negativamente.

Segundo o site Quatro Rodas, quando realizamos a alteração do conjunto roda e pneu para um tamanho superior; o veículo ganha velocidade final, porém perde aceleração. Além disso, o velocímetro e o hodômetro marcaria menos do que real.

O aumento do aro envolve a instalação de rodas com um diâmetro maior com um pneu de perfil baixo que tem o mesmo diâmetro do original - o que significa que não afeta a distância ao solo ou o velocímetro. Em alguns casos, essa modificação ajuda a melhorar as capacidades de desempenho em curvas e manuseio de um veículo.

Roda maior é igual a menor aceleração e mais consumo
E existe uma relação para explicar esse efeito: rodas maiores proporcionam menor aceleração e maior velocidade máxima; as menores favorecem a aceleração, mas reduzem a velocidade máxima.

Resistência ao rolamento
Um aspecto bastante técnico do design do pneu, a resistência ao rolamento é o aspecto mais importante da economia de combustível. Em suma, pense na resistência ao rolamento como o esforço que o veículo precisa exercer para manter os pneus rodando a uma determinada velocidade.

Os "pneus verdes" ou, com baixa resistência ao rolamento podem ajudar a economizar no reabastecimento de combustível.

O que ocorre é que alguns pneus (como os que mencionamos) foram construídos para possuir melhor aderência ao solo. Desse modo, quando rodam exigem menos desempenho do motor, fazendo com que ele trabalhe com mais maciez e menos potência, gerando a economia de combustível.

Em automóveis puramente a combustão, o carro perde potência quando o ar está ligado porque o sistema de climatização é interligado ao motor. O que faz com que o desempenho do veículo e o consumo de combustível sejam prejudicados.

Confira as respostas. Afinal, é ou não é proibido o aumento dos aros além do original? De acordo com os itens I e II do artigo 8 que consta da resolução 292 do Denatran é proibido tanto aumentar quanto diminuir o diâmetro externo do conjunto roda/pneu.

Além disso, na resolução 292, artigo 8 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), fica proibida a utilização de rodas e pneus que ultrapassem os limites externos dos para-lamas do veículo. Também é proibido o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda.

Para isso, a tolerância máxima na alteração das medidas do conjunto é de 3% em relação ao original. A mudança realizada fora dos critérios altera a dirigibilidade e provoca desgastes nos componentes da suspensão, principalmente nas molas e amortecedores. Na dúvida, a sugestão é procurar um especialista no assunto.

O diâmetro externo do pneu que você escolher tem de ser o mais próximo possível do original! Por isso, se você quiser aumentar o aro da roda e do pneu e usar um aro 15 em vez do 14, você tem que escolher um pneu com um perfil mais baixo, para compensar o aumento no aro.

Risco à segurança e velocímetro impreciso
"Se você colocar uma roda com aro maior, é necessário instalar um pneu com perfil mais baixo, de forma que o conjunto roda/pneu permaneça igual".

De maneira geral, a instalação de rodas maiores é uma prática permitida, desde que respeite algumas ressalvas. Basicamente, essas exigências orientam o proprietário a não ultrapassar um determinado nível de redimensionamento, garantindo que o comportamento dinâmico do veículo não seja afetado pela alteração.

Rodas menores facilitam as manobras, mas são indicadas apenas para pisos em boas condições; rodas maiores exigem mais esforço nas manobras, mas estão prontas para encarar qualquer tipo de rua ou estrada.

Não recomendamos realizar aleatoreamente a troca do pneu de diferente diâmetro externo, pois pode comprometer a segurança e ocasionar divergência entre a velocidade real e a do odômetro, além de comprometer o desempenho do pneu e componentes da suspensão do veículo.

Essas são as melhores rodas do mundo, então, se pretende investir em produtos de alto valor e excelente custo-benefício, faça a escolha certeira optando pelas rodas Spitfire. Elas são fabricadas em Poliuretano 99D, um material de alta performance, durabilidade e qualidade inigualável.

Os pneus dianteiros são os que mais sofrem com o desgaste. A maioria dos automóveis tem a tração transmitida para a parte da frente, aumentando o uso deles. Além disso, essas rodas são responsáveis pela direção nas curvas e recebem a força da frenagem, o que explica a sua maior deterioração.

A etiqueta do Inmetro é uma ajuda pra você escolher os pneus com melhor eficiência na economia de combustível.

A tendência é de que quanto mais largo o pneu for, mais duro ele será. Quanto maior a largura, maior estabilidade. A escolha de um pneu pelas montadoras é baseada na relação conforto e estabilidade. A medida ideal para os pneus tem relação direta com as características técnicas do automóvel.