Quanto maior a potência da fonte melhor?

Perguntado por: oconceicao4 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 5 votos

A característica que normalmente recebe mais destaque na hora de comprar uma fonte é a sua potência. Ainda que a mesma seja fundamental, é importante saber que quanto maior for a quantidade de watts do seu produto, melhor terá de ser a fonte que você vai comprar.

A Melhor Fonte 500W do Ranking é a Redragon RGPS
Quanto a eficiência, só o fato dessa ser uma fonte 500W 80 Plus Bronze já é um indicativo de que ela entrega a potência real, o que é ideal para setups mais parrudos. Além disso, ela também conta com PFC ativo, garantindo energia limpa para todos os componentes.

Considerando o preço do Kwh 0,62 Reais por Kwh, Você gastaria 29 reais por mês com a utilização do computador.

As fontes de 600 Watts podem ser ideais para computadores mais avançados. Elas são indicadas principalmente em sistemas que utilizam placas de vídeo dedicadas mais robustas, que exigem uma alimentação de energia maior.

Caso você utilize uma fonte com voltagem menor do que o seu aparelho precisa, o equipamento poderá funcionar corretamente, mas o rendimento do notebook e da bateria serão menores.

Procure pelas informações de quantos Watts ela precisa no manual ou no site da fabricante. É comum que as próprias empresas sugiram uma fonte mínima para usar a placa, como 400W, 450W ou até 600W. Mas você pode usar a indicação real de consumo de energia para colocar na conta uma fração desses valores.

Daí ele não vai ligar ou pode ter vários problemas, como lentidão e travamentos. Por isso, sempre que um aparelho tiver menos potência do que precisa pra fazer um trabalho, ele pode falhar, tá? Ou então, ele vai gastar mais energia pra fazer o que precisa.

A OuterVision Power Supply Calculator é a calculadora de consumo de energia mais precisa e confiável, usada por entusiastas de computador, hardware de PC e fabricantes de fonte de alimentação em todo o mundo.

1º – Akasa Venom Power. A melhor fonte para PC do mercado atual é o modelo Akasa Venom Power, com 900 watts de potência e capacidade para lidar com processadores, placa de vídeo e os principais hardwares. Além disso, o modelo tem componentes de qualidade e pode ser uma excelente compra atualmente.

Se houver um botão liga/desliga na traseira da fonte, não esqueça de ligá-lo! A fonte deve ligar nesse momento (a ventoinha deve começar a girar). Se não ligar, verifique se há energia na tomada onde foi conectada. Se houver energia e a fonte não ligar mesmo assim, provavelmente está com defeito.

65 W x 24 horas = 1560 Watts-hora. 1560 ÷ 1000 = 1,56 kWh/dia.

Significado de Watt-hora (Wh)
O Watt-hora (Wh) representa a unidade de medida utilizada para medir a quantidade de energia utilizada para alimentar uma carga com potência de 1 Watt durante o período de 1 hora. Lembramos que 1 Wh equivale a 3.600 joules.

Não se preocupe, você pode usar uma fonte com maior amperagem que não vai ter problemas. Neste caso, quando se fala em corrente, lembre-se de uma coisa: antes mais do que menos.

Assim como em boa parte dos aparelhos eletrônicos, sinais aparentes, como ruídos, cheiro de queimado, excesso de calor e fumaça, servem de alerta para o usuário identificar problemas na fonte de alimentação. A manifestação desses sintomas é decorrente da sobrecarga no componente.

pode simplesmente queimar a fonte ou levar o micro inteiro... Exato. Mas em hipoteses menos ruins, pode ficar causando reboots, instabilidade, aquecimento e perda de desempenho. Tbm pode estufar capacitores, prejudicar HD's, etc.

Como resultado, a bateria terá um desgaste maior, já que ela precisará de recargas cada vez mais frequentes. Quanto à amperagem "extra" não há nenhum problema, pois o notebook utilizará apenas a amperagem necessária para o seu funcionamento.