Quanto maior a polia maior a velocidade?

Perguntado por: scavalcanti . Última atualização: 27 de maio de 2023
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No caso onde a polia motora (polia que fornece o movimento) é maior que a movida (polia que recebe o movimento) a velocidade transmitida para a máquina será maior. Quando a polia motora é menor que a polia movida, a velocidade será menor, ou seja, haverá menor rotação na saída do sistema.

Esta situação é muito simples de resolver, basta trocar as polias da lateral da máquina por polias que façam com que o eixo da serra gire 1.300 vezes por minuto, sem alterar a velocidade do motor.

As polias utilizam correias ou correntes para transmitir movimento de um eixo para outro. Vamos analisar o caso em que duas polias de aros diferentes são ligadas por uma correia de borracha dita inelástica, desprezando o escorregamento que ocasionalmente ocorre entre os corpos das polias e a correia.

As polias são máquinas simples que, corretamente associadas, podem reduzir o esforço necessário para levantar objetos. Polias são máquinas simples utilizadas basicamente para elevar verticalmente um corpo por meio da aplicação de forças em cordas ou fios.

Redutor: Uma das maneiras mais simples de conseguir reduzir a rotação de um motor elétrico é por meio de um redutor, que tem como principal objetivo a redução de velocidade através de um sofisticado processo mecânico. Esses acessórios possuem um eixo de entrada, conjunto de engrenagens e eixo de saída.

No caso onde a polia motora (polia que fornece o movimento) é maior que a movida (polia que recebe o movimento) a velocidade transmitida para a máquina será maior. Quando a polia motora é menor que a polia movida, a velocidade será menor, ou seja, haverá menor rotação na saída do sistema.

Basta dividir a velocidade desejada pela v/1000 multiplicando por 1.000.

Podemos até generalizar uma fórmula para a força que deverá ser exercida para levantar um objeto com base no número de polias móveis. Essa força vai ser igual ao peso do objeto dividido por 2 elevado ao número de polias móveis .

Cada polia móvel tem a capacidade de diminuir pela metade a força necessária para levantar um objeto, ou seja, quanto maior o número de polias móveis, menor a força aplicada no sistema.

Para resolver este problema existem algumas opções. Uma delas é a utilização de um redutor. Como o nome sugere, os redutores servem para reduzir a velocidade de um motor através de um processo mecânico. Grosso modo, os redutores possuem um eixo de entrada, um conjunto de engrenagens e um eixo de saída.

É um sinal de alerta grave. A rotação está muito elevada aumentando significativamente o consumo de combustível e provocando danos ao motor. Manter o veículo na faixa vermelha pode levar a danos permanentes no motor, como a sua fundição.

As polias podem ser móveis, quando apresentam movimento de translação, ou fixas, quando não possuem este movimento. Na prática, é muito comum utilizar a associação destes dois tipos de roldanas.

Existem dois tipos de polias: fixa e móvel. As duas funcionam como uma alavanca, pois aliviam o esforço. Uma extremidade da corda é presa ao objeto que se quer levantar.

A velocidade escalar ou linear mede a rapidez com que acontece um movimento linear, sendo calculada pelo deslocamento linear dividido pelo tempo.

Além dessas, as polias não precisam de muito espaço para serem instaladas e são muito eficientes. No entanto, possui algumas desvantagens, como um custo elevado na reparação, as aplicações necessitam ter alto níveis de redução e o seu preço de fabricação.

As polias, correias e tensores são elementos de transmissão de força do motor. Transmitem as rotações do virabrequim para as demais áreas do motor como, por exemplo, comando de válvulas, e ainda transmitem rotações para acessórios do motor como: alternador, bomba d'água entre outros.

R: Quanto maior for o número de polias móveis, menor será a força aplicada sobre o sistema para mudar a posição vertical do objeto.

Um fraco desempenho do motor pode ser causado por diversos fatores. Desde combustível de má qualidade, problemas na vela e até filtro de ar sujo, que resulta no entupimento dos pistões. E as consequências podem ir muito além da perda de potência.