Quanto maior a oferta menor o preço?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Pontos principais. A lei da oferta afirma que um preço maior leva a uma quantidade ofertada maior e que um preço menor leva a uma quantidade ofertada menor. As curvas de oferta e os quadros de oferta são ferramentas utilizadas para sintetizar a relação entre oferta e preço.

Ou seja, se a oferta é maior que a procura, os preços diminuem; se a procura é maior que a oferta, os preços aumentam. A estabilização da relação entre a oferta e a procura leva, em primeira análise, a uma estabilização do preço.

Curva de oferta
Quanto maior for o preço, maior será a quantidade de produtos que os vendedores estarão dispostos a ofertar. A inclinação dessa curva no gráfico pode ser afetada por outros fatores, como pelo custo de produção. Uma redução de custos pode motivar os produtores a ofertarem mais produtos a preços menores.

Quando ocorre excesso de oferta, os vendedores acumularão estoques não planejados e terão que diminuir seus preços, concorrendo pelos consumidores. No caso de excesso de demanda, os consumidores estarão dispostos a pagar mais pelos produtos escassos.

A Lei da Oferta explica que quanto maior for o preço de determinado produto, mais os vendedores estarão dispostos a vender seu produto, pois assim irão obter mais lucros. Por outro lado, quanto menor for o preço de determinado produto em um mercado, menos os vendedores estarão dispostos a ofertar esse produto.

Pontos principais. A lei da oferta afirma que um preço maior leva a uma quantidade ofertada maior e que um preço menor leva a uma quantidade ofertada menor. As curvas de oferta e os quadros de oferta são ferramentas utilizadas para sintetizar a relação entre oferta e preço.

A lei da oferta e demanda é um código não escrito, segundo o qual preço e procura se relacionam em proporção inversa. Dessa forma, é esperado que quando a oferta é maior que a procura, os preços caiam; e quando a procura é maior que a oferta, os preços aumentem.

Quando se trata de investimentos, a oferta representa a quantidade de um determinado ativo disponível no mercado para ser comprado ou vendido. A demanda, por sua vez, representa o interesse dos investidores em adquirir ou vender esse ativo.

A Lei da Demanda determina que um preço mais alto leva a uma menor quantidade demandada e que um preço mais baixo leva a uma maior quantidade demandada.

Oferta é o ato de oferecer, doar algo; um oferecimento; a ação de oferecer alguma coisa por um preço determinado, com desconto. A oferta está relacionada com a disponibilidade de algo ou alguma coisa, quando há vagas ou produtos para serem oferecidos, ofertados.

No caso de excesso de oferta, os preços tendem a subir, pois, os compradores identificarão a fartura e o mercado pode elevar os preços sem queda das vendas.

Uma boa oferta é aquela que é vantajosa para o cliente e para o lojista: o cliente consegue comprar o produto que deseja de forma mais fácil e com algum benefício; e o lojista consegue aumentar o número de vendas no período desejado.

A curva de oferta é uma representação gráfica, onde o eixo vertical se refere ao aumento dos preços e o horizontal é a quantidade de produtos ou serviços à venda. Como ela acompanha as variações do mercado, a curva de oferta é sempre dinâmica. Desse modo, preços maiores fazem com que a curva se desloque para a direita.

Alguns dos pontos que podem mudar a oferta, ou seja, a quantidade disponível no mercado são:

  • Preço dos insumos (custo de produção);
  • Preço de produtos relacionados;
  • Número de fornecedores;
  • Inovação tecnológica;
  • Expectativa de preço futuro.

A um preço maior, P1, há um excesso de oferta e, portanto, o preço cai. A um preço mais baixo, P2, há escassez de oferta, e então o preço sobe.

– Causada por uma mudança no preço de mercado do bem. Quantidade ofertada é a quantidade de um bem que os vendedores querem e podem vender. A lei da oferta afirma que, tudo mais mantido constante, a quantidade ofertada do bem aumenta quando o seu preço aumenta.

O Preço de Equilíbrio (PE) refere-se ao preço médio de compra (no caso de uma posição longa) ou venda (no caso de uma posição curta) de um instrumento financeiro na sua carteira. É calculado pelo o montante líquido pago (longo) ou recebido (curto) por estas ações, dividido pelo montante de ações compradas ou vendidas.