Quanto maior a inclinação da rampa maior será o esforço?

Perguntado por: rbarros6 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Quanto menor a rampa, maior será sua inclinação e, portanto, maior a força a ser aplicada para mover um objeto sobre ela; quanto maior a rampa, menor a inclinação necessária e, portanto, menor a força a ser aplicada para transportar o corpo.

Plano inclinado
Esse dispositivo reduz a intensidade da força necessária para erguer um corpo, embora aumente a distância percorrida. Quanto menor for a inclinação da rampa, menor é o esforço necessário; por outro lado, maior é a distância percorrida. O plano inclinado está presente em diversas situações cotidianas.

O plano inclinado é uma máquina simples que pode ser usada para decompor a intensidade da força que é aplicada em alguma direção. Está presente em rampas, parafusos, cunhas, facas etc. O estudo do plano inclinado envolve o conhecimento de vetores e é uma das mais importantes aplicações das leis de Newton.

Pressão (P) é a força (F) exercida sobre um objeto dividida pela área (A) da superfície sobre a qual a força age. P e A são inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior a área menor será a pressão, e vice-versa.

Plano Inclinado sem Atrito
Existem 2 tipos de forças que atuam nesse sistema sem atrito: a força normal, que faz 90º em relação ao plano, e a força peso (força vertical para baixo). Note que elas possuem direções e sentidos diferentes. A força normal atua perpendicularmente à superfície de contato.

( ) Quanto maior for o comprimento de um plano inclinado, maior será a força empregada para elevar uma carga a uma mesma altura. ( ) O parafuso é uma máquina simples, derivada de um plano inclinado.

No entanto, o plano inclinado permite que o mesmo trabalho seja realizado aplicando-se uma força menor por uma distância maior. Resumindo, o plano inclinado permite uma troca força x distância que é conveniente nas suas aplicações.

Quanto maior o ângulo do plano inclinado maior se torna a força peso que puxa o material para baixo, quanto menor for o atrito entre a rampa e o material menor será o ângulo necessário para fazer o objeto se mover.

Ao empregar roldanas móveis é possível reduzir a força necessária para movimentar um objeto, consequentemente havendo a redução do seu peso pela metade.

Em outras palavras, a aceleração adquirida ao longo de um plano inclinado é menor do que a aceleração da gravidade e vai aumentando à medida que o ângulo entre a rampa e o solo aumenta. Esse mesmo raciocínio pode e deve ser estendido ao caso da força gravitacional.

Peso é uma força que surge da atração gravitacional entre dois corpos constituídos de massa, sabendo disso, podemos calculá-lo pela multiplicação entre a massa de um desses corpos, medida em quilogramas, e a aceleração da gravidade local, em m/s².

De acordo com a Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica), a força resultante é igual o produto da massa pela aceleração.

Pressão é classificada como a força de um objeto sobre a superfície de outro material. Nesse sentido, quanto menor a área de contato, maior será a pressão exercida. Assim, a fórmula que representa essa grandeza escalar é definida da seguinte maneira: P = F / A.

Na física, a pressão é calculada pela razão entre o módulo de uma força F e uma área A. Uma vez que a pressão é uma grandeza escalar, ela pode ser definida por sua intensidade e unidade de medida.

As forças podem ser classificadas em: Forças de contato: para atuarem, necessitam do contato entre os dois corpos. Exemplo: força normal, força de atrito, tração. Forças de campo: atuam independentemente do contato, e em geral dependem da distância entre os corpos.

A decomposição da força Peso no eixo x será a responsável pelo deslocamento do bloco; O ângulo formado entre a força Peso e a sua decomposição no eixo y, será igual ao ângulo formado entre o plano e a horizontal; Se houver força de atrito, esta se oporá ao movimento, neste caso, apontará para cima.