Quanto gasta um chuveiro 220?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Em média, o chuveiro no modo inverno consome algo em torno de 4.500 a 6.000 watts. No modo verão, o chuveiro consome algo em torno de 2.100 a 3.500 watts.

O famoso banho quente é um dos vilões da conta de luz. O chuveiro é o que tem de mais potente em casa, o que mais consome energia. Banho quente meia hora por dia pode custar R$ 60, e uma hora por dia, R$ 120", afirmou Scopel, em entrevista ao Bom Dia ES nesta terça-feira (9).

40 litros

“Em um banho de 5 minutos, você gasta 40 litros de água, que é uma quantidade considerável capaz de garantir a higiene. A partir de 10 minutos, já estamos usando além do que seria o necessário para você atender as condições de higiene.

Se o aparelho funcionar a 110V, os fios gastarão quatro vezes mais energia do que se ele trabalhar a 220V. “Digamos que os fios gastem 10% da energia consumida por um chuveiro de 220V, os mesmos fios gastarão 40% da energia consumida por um chuveiro de 110V.

Muita gente não sabe, mas o aparelho de televisão é um dos que mais consome energia. De acordo com dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o consumo mensal de uma TV de 20 polegadas que fica constantemente no modo stand by é de 4,30 kWh. Em regra geral, quanto maior ela for, maior será o seu consumo.

Aparelhos que mais gastam energia

  • Chuveiro elétrico. Levando em consideração sua potência e o tempo de uso, o primeiro aparelho da nossa lista é o chuveiro elétrico. ...
  • Geladeira. ...
  • Ar-condicionado. ...
  • Micro-ondas. ...
  • Fogão elétrico – cooktop.

1,50 kWh

Estima-se que um microondas simples, em média, seja capaz de consumir algo entre 1,00 kWh a 1,50 kWh, por hora, em funcionamento. Modelos mais robustos e com mais volume podem chegar aos 3,5 kWh de consumo.

O chuveiro elétrico é o aparelho que mais consome energia em uma residência e representa cerca de 25% a 35% do valor da sua conta.

Vamos utilizar como exemplo uma pessoa que toma um banho de 10 minutos por dia, a conta será: P = (5.000 Watts dividido por 1.000) = 5kW; T (tempo de banho, que foi de 10 minutos por dia x 30 dias) = 300 minutos ou 5 horas/mês; Consumo = 5kW x 5 horas = 25kWh/mês.

Apesar do conforto de um longo banho, o ideal é que não seja ultrapassado o tempo de oito minutos. Ficar muito tempo embaixo do chuveiro sobrecarrega o aparelho e desperdiça água e energia.

Evite ligar o chuveiro nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados. Ele sobrecarrega a rede de energia elétrica. Para economizar energia e água feche a torneira quando estiver ensaboando. Não tente aproveitar uma resistência queimada, pois isso acarretará aumento do consumo além de ser muito perigoso.

Em média, o chuveiro no modo inverno consome algo em torno de 4.500 a 6.000 watts. No modo verão, o chuveiro consome algo em torno de 2.100 a 3.500 watts.

Chuveiro elétrico
Considerando potência e tempo de uso, o chuveiro elétrico se torna o campeão na nossa lista de eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica. Para economizar, evite o usar o chuveiro no modo inverno e reduza o tempo de banho.

Quais as vantagens e desvantagens da tensão 220? A tensão de 220V, por sua vez, tem a vantagem de ser muito mais prática para itens de aquecimento. Ou seja, é muito mais precisa para itens como chuveiros, aquecedores, etc.

O chuveiro Advanced Flex da Lorenzetti é a opção mais equilibrada em relação a preço, potência e consumo. O modelo possui espalhador largo, boa potência com 6000w na opção de 220v e regulagem eletrônica de temperatura que diminui o tempo de aquecimento da água quando colocado na posição de água quente.

A ligação em 220V permite uma fiação de menor diâmetro para a mesma corrente. Isto implica em aumentar a potência e, por isso, aquecendo mais a água. Por outro lado, se a potência é maior, o consumo também (energia é potencia vezes tempo).