Quanto gasta de energia um climatizador de ar?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Testes já mostraram que, enquanto um climatizador de 1500 watts de potência gera um consumo de 15 kw por dia (10 horas de uso), o ar condicionado, neste mesmo intervalo, pode gastar até 121 kw (mais de dez vezes mais).

Consumo: O consumo de um climatizador de ar varia de 3,5 kWh a 40 kWh. A diferença é grande porque o aparelho que tem a função de aquecer gasta bem mais energia do que o aparelho que faz apenas a ventilação.

Uma grande vantagem do climatizador é que seu consumo de energia causa baixo impacto na conta de luz, uma vez que ele consome menos eletricidade, se comparado a um aparelho de ar-condicionado. Agora, em relação ao ventilador de teto, o equipamento pode ter uma despesa maior.

Não é recomendável deixar o climatizador ligado a noite toda. Com a ausência do sol, a umidade do ar será mantida por mais tempo. Então, ficar com o equipamento ligado fará com que a umidade atinja um nível excessivo.

O climatizador de ar tem mais potência para refrescar o ambiente em relação ao ventilador. Para efeito de comparação, o primeiro reduz a temperatura em até 8°C. Enquanto o primeiro tem capacidade para diminuir no máximo 3°C.

O climatizador tem em média um consumo de energia 9 vezes menor do que o ar-condicionado. Além de ser muito econômico, também refresca o ambiente, filtra o ar, garante a umidade ideal.

O tempo ideal que um desumidificador pode ficar ligado é 24 horas, para que a desumidificação seja realizada com eficácia. No entanto, manter o aparelho ligado esse tempo todo faria com que o gasto com energia elétrica fosse muito alto. Por isso, é aconselhado usar esse equipamento de 10 à 12 horas por dia.

Purifica o ar
O climatizador é recomendado para quem tem problemas respiratórios, pois além de manter o equilíbrio da umidade no ar, evita a disseminação de microrganismos no ar.

O ventilador é mais econômico do que o climatizador; o gasto de energia em produtos com selo Procel A é reduzido; existem modelos silenciosos; os aparelhos mais modernos têm a função repelente, afastando insetos transmissores de doenças.

Quanto o climatizador consome de energia elétrica
Testes já mostraram que, enquanto um climatizador de 1500 watts de potência gera um consumo de 15 kw por dia (10 horas de uso), o ar condicionado, neste mesmo intervalo, pode gastar até 121 kw (mais de dez vezes mais).

Se você comparar os dois aparelhos, irá perceber que o climatizador é melhor que ventilador por oferecer mais recursos, especialmente para ambientes mais secos. Vale a pena ressaltar também que os climatizadores não resfriam o ar, apenas aliviam a temperatura.

Desvantagens do climatizador
Não são eficientes em regiões muito úmidas: uma vez que o principal objetivo do aparelho é umidificar o ar; Não tem potência para grande resfriamento: se o seu objetivo é resfriar significativamente o ambiente, é melhor optar pelo ar condicionado.

- Sempre coloque a água, o gelo ou a bolsa de gel no aparelho antes de ligar ele. - Pra conseguir o máximo do climatizador nos dias mais quentes, use o gelo industrializado, que demora mais pra derreter. Ou então congele gelo em potes maiores, pra deixar o aparelho bem abastecido e ter ar geladinho por mais tempo.

Um exemplo: se um ventilador tem uma potência elétrica de 100 watts, e se ele está em média ligado 8 horas por dia, 30 dias por mês, e se o custo do kilowatt/hora na sua região é, por hipótese, de $R 0,36, então o custo mensal da energia gasta por esse ventilador é-nos dados por: 100 x 8 x 30 x 0,36 / 1.000, ou seja, $ ...

De início, o climatizador pode ser usado tanto por pessoas que desejam locais fechados como pessoas que preferem locais abertos, mas, devido à preservação da baixa temperatura, não podem manter o local bem ventilado.

O climatizador pode baixar em até 12ºC a temperatura ambiente. Usar um climatizador pode ser uma boa alternativa ao ar condicionado, consumindo bem menos energia e sendo ecologicamente mais correto.