Quanto gasta 1 hora de microondas?

Perguntado por: ifarias8 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

1,50 kWh

Estima-se que um microondas simples, em média, seja capaz de consumir algo entre 1,00 kWh a 1,50 kWh, por hora, em funcionamento.

1. Ar-condicionado. Quando o assunto é sustentabilidade e consumo de energia elétrica, o ar-condicionado é um dos aparelhos que deve ficar no radar. O equipamento, apesar de ter consumo similar a um chuveiro elétrico, tem mais impacto na conta devido ao tempo que fica ligado.

Em média, o micro-ondas gasta 14 Kw/h por mês.
A dica é sempre buscar por itens que tenham a etiqueta A da Aneel, pois isso significa que eles são mais econômicos.

Chuveiro elétrico

1. Chuveiro elétrico. Levando em consideração sua potência e o tempo de uso, o primeiro aparelho da nossa lista é o chuveiro elétrico. Esse eletrodoméstico é um dos que mais gasta energia, já que é utilizado diariamente por períodos longos.

“De acordo com a Eletrobrás, um ventilador de teto consumiria 28,8 kWh (medida de consumo de energia elétrica) por mês, se ligado 8 horas por dia, todos os dias.

Evite o uso desnecessário do micro-ondas! O funcionamento do micro-ondas é baseado no aquecimento da água que cada alimento contém. Para acelerar o aquecimento do aparelho e ainda reduzir a energia gasta no processo, uma dica é adicionar uma pequena quantia de água no prato da refeição a ser preparada.

Forno elétrico é ideal para preparo de alimentos mais saborosos. Se o micro-ondas funciona com o objetivo de deixar tudo mais prático e rápido, o forno elétrico tem como principal característica o preparo de alimentos mais saborosos, mantendo a consistência natural da comida.

Em média, a air fryer consome um pouco menos que um forno elétrico médio (por volta de 40 litros) se for usada pelo mesmo período de tempo. Porém, o tempo de preparo do mesmo alimento é muito mais rápido na air fryer, reduzindo o consumo se colocado os valores lado a lado do preparo do alimento em si.

Em geral, o consumo dos dois eletrodomésticos é equivalente em termos de energia, onde o valor das contas no final do mês é praticamente o mesmo.

Quanto gasta uma TV ligada 24 horas? Uma TV ligada 24 horas pode consumir uma quantidade significativa de energia elétrica ao longo do mês. Uma TV de LED de 55 polegadas, por exemplo, pode consumir cerca de 1.368 Watts por dia, já uma TV de OLED ou QLED do mesmo tamanho pode consumir cerca de 2.352 Watts por dia.

É importante desligar principalmente TVs, laptops, micro-ondas e aparelhos de som. Mesmo desligados completamente, eles continuam consumindo energia se mantidos na tomada.

Micro-ondas:
Normalmente, o micro-ondas funciona pouco tempo durante o dia, mas seu gasto mensal costuma ser alto porque ele gasta muita energia no modo stand-by. Por isso, especialmente nesse caso, é importante mantê-lo fora da tomada quando não estiver em uso.

O U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC), órgão do governo dos EUA responsável pela segurança dos produtos disponíveis aos consumidores, recomenda sim que os aparelhos que não estão em uso sejam retirados da tomada, já que um aparelho desplugado não pode causar um incêndio ou dar choque em alguém.

Uso eficiente dos eletrodomésticos
No Brasil, a recomendação é dar preferência aos eletrodomésticos classificados como classe A pelo selo Procel do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). E fazer o melhor uso de cada um dos equipamentos é fundamental para economizar eletricidade em casa.

Para a geladeira pode ir de 40 até 57 kWh e para o freezer varia de 48 até 54 kWh.

A geladeira é o equipamento que mais consome energia elétrica (1,896 kWh/dia) por precisar ficar ligada 24 horas. Antes do reajuste da conta de luz, seu custo mensal era de R$ 37,34. A partir de julho (o valor mais elevado será conferido nas contas de agosto), o mesmo período de uso sairá por R$ 39,18.

No modo verão, o chuveiro consome algo em torno de 2.100 a 3.500 watts. Para calcular o consumo por hora que o chuveiro fica ligado (KWh), basta dividir esse valore por 1000 e, em seguida, usar a seguinte regra: Consumo = (potência em watt/1000) x (tempo) número de horas = total em KWh.

Para calcular o consumo de um equipamento elétrico, verifique a potência W (Watts) do mesmo, multiplique esta potência pelo tempo estimado de funcionamento (Horas Por Dia) e divida por 1.000. Desta forma teremos o consumo em kWh do equipamento por dia.