Quanto ganha um sócio cotista?

Perguntado por: amenezes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

O sócio quotista recebe o valor integral proporcional às suas cotas, uma vez que a contribuição previdenciária e o Imposto de Renda não incidem sobre esse tipo de remuneração. Entretanto, as regras podem mudar, dependendo do que foi acordado entre os membros da sociedade no Contrato Social.

Sócio Administrador: como o próprio nome indica é o responsável por desempenhar funções administrativas da empresa. Responde legalmente pela sociedade. Ele é quem conduz o dia a dia do negócio. Sócio Quotista: não possui qualquer envolvimento com o desenvolvimento diário das atividades desempenhadas pela empresa.

Para ilustrar melhor podemos imaginar uma sociedade composta por 2 sócios que resolveram dividir o capital social em partes iguais, ou seja 50% para cada, tendo como capital social o valor de R$ 50.000,00. Cada quota valera R$ 1,00 , logo a sociedade terá 50 mil quotas e os sócios terão 25 mil quotas cada um.

[Brasil] Que ou o que faz parte de uma cota, de um limite estabelecido por motivos sociais, raciais, de género , etc. (ex.: candidato cotista; universidades reservam vagas para cotistas).

Um sócio pode trazer habilidades totalmente novas aos negócios. Ele pode ter experiência em desenvolvimento e pesquisa ou pode ser bom em relacionamento e networking. Tirar vantagem dessas habilidades pode ser um passo rumo ao sucesso dos seus negócios.

A distribuição dos lucros deve ser feita de forma proporcional, de acordo com o número de cotas do capital social da empresa que cada sócio possui. Assim, suponhamos que uma empresa com dois sócios em que um tenha 70% do capital social e o outro apenas 30% tenha lucrado 10 mil reais em determinado período.

O direito de recesso se perfaz com a retirada do sócio da sociedade, mediante o pagamento, por esta, do valor de seus haveres sociais. Liquidar-se-á, na linguagem do Código Civil, a quota do sócio, com a resolução da sociedade em relação a ele.

Lei de Cotas: entenda como funciona
Pessoas com renda familiar bruta mensal per capita de até 1 salário mínimo e meio; Estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; Candidatos com deficiência.

Desde o vestibular de 2003, parte das vagas é destinada a alunos autodeclarados negros e pardos e estudantes da rede pública de ensino, com base na situação socioeconômica dos candidatos.

A Lei nº 12.711/2012, também conhecida como Lei de Cotas, determina que metade das vagas de instituições de ensino superiores públicas devem ser destinadas a candidatos que estudaram os três anos do ensino médio na rede pública. Em 2022, a Lei completou 10 anos.

Quem define o pro-labore são os sócios, mas há uma recomendação de que o valor fique em torno de 10% a 12% do faturamento, considerando uma empresa de pequeno e médio porte.

Diretores de Empresas
Em alguns setores, como, por exemplo, o varejo de luxo, os salários médios dos diretores gerais chegam a 100 mil reais, segundo os dados do Estudo de Remuneração 2022, da consultoria Michael Page. Além disso, CEOs de grandes bancos podem ultrapassar, e muito essa barreira.

O pró-labore é a remuneração dos sócios de uma empresa, mas apresenta diferenças para o salário de um funcionário, como a ausência de 13º salário, FGTS e férias; Ele é pago aos sócios que atuam na empresa e tem o valor acordado na sociedade.

Remuneração dos sócios: opções para definir
Essa é uma discussão que deve estar no topo do planejamento de qualquer tipo de empreendimento. No entanto, é comum que muitos empresários tenham dúvidas de como definir essa remuneração. Via de regra, existem duas formas: pró-labore ou distribuição de lucros.

Para calcular o valor de uma cota, o investidor precisará dividir o valor de seu investimento pela quantidade das cotas. Exemplo: Vamos analisar um investimento de 15.000,00, que tem a quantidade de 8.579,00 de cotas. O investidor precisará dividir os 15.000,00 por 8.579,00, que terá como resultado 1,7484.