Quanto eu perco se desistir de um consórcio?

Perguntado por: vassis9 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

De acordo com a Lei 11.795/2008, o consorciado desistente pode receber o dinheiro investido no consórcio antes que o grupo seja encerrado desde que seja sorteado como "cota cancelada".

Lei 11.795/2008
A particularidade nesse caso é que, uma vez cancelada, a cota concorre dessa maneira. Então, ao ser sorteado, em vez de receber a carta de crédito, o consorciado recebe os valores que investiu no consórcio, com as devidas deduções contratuais (multas e taxa).

E para o cálculo do valor a ser restituído ao consorciado excluído, basta aplicar-se o percentual até então por ele recolhido ao fundo comum sobre o valor do bem ou do serviço objeto do contrato vigente na data da assembleia de contemplação.

Pagamento de juros e multa
Ao atrasar o pagamento do consórcio, o cotista fica praticamente obrigado a realizar o pagamento de juros e multas, sendo 1% de juros moratórios ao mês e 2% de multa sobre o valor das mensalidades atrasadas.

Existem duas formas de fazer este resgate. O primeiro é por meio do sorteio das cotas canceladas. O sorteado pode resgatar o seu dinheiro, com o desconto de algumas taxas. A outra forma é esperar até o final do grupo para resgatar.

1- Desistência em até 7 dias após a assinatura do contrato
De acordo com ela, você pode desistir do consórcio até 7 dias após a assinatura do contrato, sem ter que pagar multa. Sendo assim, quando você desiste dentro desse prazo, a administradora do consórcio faz a restituição dos valores na sua conta corrente.

Sim, resgatar o crédito do consórcio em dinheiro é uma possibilidade real. Para isso, é necessário que se obedeça todos os requisitos estabelecidos pelas regras do Banco Central que gerem o sistema de consórcios.

Quando ele é Contemplado Excluído - consorciado que desistiu da cota, deixou de pagar mais de 3 parcelas ou que foi cancelado por ter pagamentos em aberto - e por isso, caso tenha sua cota sorteada, pode solicitar a devolução dos valores que já pagou.

Como funciona o cancelamento de consórcios
Porém, após a aprovação, não será mais permitido dar lances, restando apenas esperar pela restituição dos valores já investidos. Além disso, ao optar pelo cancelamento do consórcio, a contemplação de todo o grupo é afetada.

Quanto tempo demora para pegar o dinheiro no consórcio? Quem foi contemplado no consórcio e já está com todas as parcelas pagas, deve aguardar o prazo de 180 dias para o recebimento em dinheiro do valor da carta de crédito. Mas, caso o grupo já tenha sido encerrado, o prazo cai para 60 dias.

Quem quer vender um consórcio em andamento pode procurar empresas especializadas em intermediar este tipo de negócio. Uma delas é a Bazar do Consórcio. O processo de compra é feito online, sendo possível resolver tudo de forma simples em apenas 4 etapas: Informar os seus dados e os dados da sua cota em andamento.

Quando um consorciado é contemplado, as parcelas dos outros membros do grupo podem aumentar, pois o valor da carta de crédito é dividido entre todos.

Esses dias vai depender muito da administradora. Mas, em média, você poderá atrasar até 3 parcelas antes de ter a sua cota cancelada. Ou, em outras palavras, é possível ficar em débito em um consórcio durante 90 dias apenas. Existem também casos em que o consorciado só poderia atrasar 60 dias, ou seja, 2 meses.

Não se preocupe: você pode fazer um consórcio mesmo com o nome sujo. Pois, seu crédito não será analisado enquanto você não for contemplado. Mesmo assim mantenha seus pagamentos em dia e tente lidar com as demais despesas da melhor forma possível.

Não, é preciso esperar o prazo do contrato que é através da contemplação da cota ou se a contemplação não acontecer, somente se dará no encerramento. De acordo com o contrato a restituição será em média de 20% a 30% do total pago sem qualquer correção.