Quanto equivale uma lâmpada de Moser?

Perguntado por: irosa . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

60 watts

A Lâmpada de Moser é constituída por uma garrafa pet no telhado abastecida com água e alvejante, que por meio da difração proporciona uma iluminação equivalente a uma lâmpada de 60 watts.

A lâmpada de PET criada por Moser é muito fácil de fazer. Basta uma garrafa plástica de 2 litros, água e um pouquinho de cloro. Segundo o mineiro, é preciso encher o recipiente com o recurso, acrescentar duas tampinhas de cloro (para evitar a proliferação de algas) e fechar a garrafa. Ah!

A lâmpada de Moser proposta aqui, funciona através da refração que a luz sofre ao passar entre o ar atmosférico e a água no interior da garrafa. Trata-se do fenômeno que ocorre quando a luz muda de velocidade ao se propagar índices de refração diferentes.

A luz que entra pela parte de cima da garrafa e da telha sofre refração e se espalha por todos os sentidos na água.

Além de econômico e eficiente, o método também é sustentável. Com o reuso das garrafas PET, evita-se o descarte das embalagens e de lâmpadas incandescentes no meio ambiente. Estas últimas contaminam os locais com metais pesados contidos nelas.

Para as plantas menos exigentes, entre 10-20 lúmens por litro de água é suficiente, aquelas com necessidades moderadas necessitam entre 20 e 40 lm/l (lúmens por litro), enquanto as plantas mais avançadas podem necessitar de mais de 40 lm/l.

EXEMPLO: Em uma cozinha de 5m2 preciso de 300 lúmens por m2 (valor da tabela abaixo): 5x300=1500 lúmens. Veja na imagem acima que a lâmpada Bulbo LED 10W tem 80 lúmens por watt, ou seja: 80x10 = 800 lúmens. 1500/800 = 1,875 ~2 lâmpadas.

Um lúmen pode iluminar o equivalente de 1 lux em 1 metro quadrado. O aparelho que fornece a medida do lux é o luxímetro.

Funciona da seguinte forma: cada garrafa é encaixada num buraco no telhado, fazendo com que os raios do sol se refracionem e se espalhem no ambiente. O resultado é uma iluminação equivalente a uma lâmpada com potência entre 40 e 60 watts.

Energia solar

Energia limpa: Energia solar
Essa também é uma ótima opção para locais onde a rede elétrica convencional não chega. Atualmente, esse tipo de energia é largamente utilizado na iluminação pública, ou seja, armazenando a energia durante o dia para acender as lâmpadas durante a noite.

Composto por de cano de PVC, Garrafa PET, bateria, lâmpadas de LED e alguns circuitos elétricos, o projeto foi desenvolvido pelo “Litro de Luz” e visa levar energia para locais de difícil acesso, por ser portátil.

Nascido em Uberaba, Minas Gerais Brasil. Casou-se com Carmelinda em 1978. Conhecido por ter o inventado a Lâmpada de Moser (Lâmpada de garrafa Pet, litros de luz). Só concluiu o ensino fundamental e já exportou sua criação para 15 países, entre eles, Filipinas, Bangladesh, Índia, México e Colômbia.

Iluminação sustentável: 5 dicas para aderir em casa

  1. Troque as lâmpadas comuns por lâmpadas de LED. Prefira sempre usar lâmpadas de LED nas luminárias e pontos de luz da sua casa. ...
  2. Valorize a iluminação natural. ...
  3. Invista em recursos inteligentes. ...
  4. Prefira cores claras. ...
  5. Considere instalar um painel solar.

Efeitos prejudiciais da luz azul
Excesso de luz nas faixas ultravioleta e azul violeta pode causar lesões no olho humano. Além de causar inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea, ela pode produzir lesões no cristalino do olho (p. ex.: catarata) e, sobretudo, na retina (degeneração macular).

Já a luz azul violeta é a luz prejudicial aos olhos e é emitida por aparelhos eletrônicos como smartphones, computadores, tablets, TV, lâmpadas LED, entre outros. Essa luz pode trazer danos sérios a nossa visão e ao nosso sono. Isso acontece porque a luz azul violeta bloqueia a nossa produção do hormônio de melatonina.

1) A lâmpada é feita com uma garrafa PET transparente de 2 litros cheia de água e 4 colheres de água sanitária – para evitar que a proliferação de algas deixe a água turva. 2) Ela é instalada através de um furo circular no telhado, vedado com massa plástica ou cola de resina, para evitar goteiras em dias de chuva.

60 watts

Cada garrafa é encaixada num buraco no telhado, fazendo com que os raios do sol se refracionem e se espalhem no ambiente. O resultado é uma iluminação equivalente a uma lâmpada com potência entre entre 40 e 60 watts.

A lâmpada LED é a que possui o menor consumo de energia. Esse tipo de lâmpada ilumina com, aproximadamente, 10W o mesmo que uma incandescente ilumina com, aproximadamente, 60W. Portanto, ao utilizar a tecnologia LED é possível ter uma economia que pode ultrapassar 80%.

Alternativa. A lâmpada de LED é uma alternativa ainda mais reciclável, com menor impacto ambiental, enquanto apresenta longa vida útil e alta eficiência energética.

Os lúmens (lm) são a quantidade de luz emitida por uma fonte luminosa. Essa característica é chamado também de fluxo luminoso. Quanto maior o número de lúmens, maior é a emissão de luz de uma lâmpada. Devemos ter em mente, porém, que nem sempre o maior valor é o melhor.

Por definição 1 lúmen tem a capacidade de iluminar a equivalência de 1 lux em 1 metro quadrado.