Quanto equivale 256 SSD em HD?

Perguntado por: oboaventura . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Os HDs tradicionais são relativamente baratos se comparados aos SSDs: pelo valor de um SSD de 256 GB é possível conseguir 4 TB ou mais em discos rígidos.

Por isso, é comum encontrar máquinas com configuração parecida, mas com SSD de 256 GB com preço até mais alto do que um computador com HD de 1 TB. Se você precisa de melhor desempenho e velocidade, a indicação é um notebook ou desktop equipado com SSD.

Preço: o preço por gigabyte de um SSD é bem maior do que o de um HD; em média, pelo mesmo valor de um HD de 1 TB, é possível comprar um SSD de no máximo 250 GB; Vida útil: com o tempo, o floating gate vai perdendo sua capacidade de reter cargas, e por isso, a vida útil de um SSD tende a ser bem menor que a de um HD.

Esse é um dos principais atrativos de um SSD 512GB. SSD é sigla para Solid State Drive (“Unidade de Estado Sólido”), um tipo de armazenamento que se diferencia do tradicional HD por causa da sua velocidade. Ele é capaz de abrir arquivos e programas com a agilidade, um atributo muito valorizado nos computadores atuais.

A vida útil de um SSD é limitada de acordo com a quantidade de ciclos de gravação. Isso significa que, quanto mais dados por célula forem salvos, maior o nível de desgaste do equipamento. De acordo com a Ontrack, a vida útil média de um SSD é entre 3 mil e 10 mil ciclos de gravação.

Assim como se sua necessidade for mais voltada para escrita e leitura, um drive SSD de 120 GB é uma opção suficiente. Lembre-se sempre que o sistema operacional Windows 10 utiliza normalmente até 60 GB do SSD para sua instalação, então, no caso de um SSD de 120 GB, você terá apenas 60 GB.

MB e GB são siglas de megabyte e gigabyte, respectivamente e são usadas para medir o tamanho da memória ou capacidade de armazenamento de um hardware qualquer.

Em outras palavras, uma unidade de estado sólido pode ler até 10 vezes mais rápido e gravar dados até 20 vezes mais rápido do que uma unidade de disco rígido, segundo fabricantes. A desvantagem do SSD ainda é o preço, tanto para um drive SSD externo como para o componente em um notebook ou desktop.

Ao usar o SSD e o HDD juntos, você pode simplesmente aproveitar a velocidade da luz de um SSD e, por outro lado, pode se beneficiar da grande capacidade de armazenamento de um HDD. Alguns dos principais benefícios de usar SSD e HDD juntos envolvem: Maior espaço de armazenamento.

O que é HD SSD 120GB? Se você não sabe exatamente o que é e para que serve o HD SSD 120GB, é hora de sanar essa dúvida! A sigla refere-se a uma Unidade de Estado Sólido (em português) e consiste em um tipo de armazenamento não apenas mais rápido como também mais silencioso do que os tradicionais HDDs.

O SSD (unidade de estado sólido) é um dispositivo de armazenamento que tem a mesma função de um HD (disco rígido): guardar arquivos do sistema operacional, apps, documentos e jogos.

Vantagens do SSD
As velocidades de gravação e leitura são até 10 x maiores que de um HD de alto desempenho. Ele também tem um funcionamento mais silencioso em relação ao HD, já que não tem parte móveis para realizar vibrações barulhentas.

Para SSDs internos, a primeira compatibilidade que você precisa observar é a de tamanho. Verifique se o modelo cabe no espaço dedicado à unidade de armazenamento no seu computador desktop ou notebook. Também importante é o tipo de interface de dados. SSDs podem ser SATA, SATA II, SATA III (a mais comum atualmente), M.

O preço, por exemplo, é uma das principais desvantagens de um SSD, assim como a sensibilidade quanto a temperatura, uma vez que reduz para metade a vida útil dos bits a cada 5ºC de aumento. Além disso, o SSD também possui um tempo de gravação mais lento que um HDD.