Quanto equivale 1 traço de concreto?

Perguntado por: lgois . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

A ordem de um traço de concreto é identificada por numerais, por exemplo, um traço comum de 1:2:3 indica que a proporção é de 1 parte de cimento por 2 de areia e 3 de brita, sempre nesta sequência de materiais.

Por exemplo: quando m = 3, temos um traço 1:3, e isso significa que para cada kg de cimento temos 3 kg de agregado total.

A fórmula básica do concreto 3:1 é medida em volume, tanto a areia, pedra e o cimento, além da água.

Bem, isso na engenharia é chamado de traço ou dosagem. Por exemplo, pode-se ter uma pá de cimento para três de areia e uma de brita – 1:3:4.

A proporção tecnicamente correta de cimento com areia é uma parte de cimento, três partes de areia e três partes de água. No entanto, você pode personalizar essa proporção conforme o necessário. Para a maioria dos projetos, não é necessário adicionar uma quantidade de areia três vezes maior que de cimento.

Basta multiplicar a largura, o comprimento e a altura. Por exemplo, digamos que um piso, tenha 20 m de comprimento, 5 metros de largura e 0,10 de altura (10 cm): Cálculo piso: 20 x 5 x 0,10 = 10 m³ de concreto.

Quanto pesa 1 metro cúbico de cimento? Usualmente adota-se o valor 2400 kg/m³ para concreto simples e 2500 kg/m³ para concreto armado.

E para cada traço escolhido haverá sempre um rendimento diferente para o mesmo material. Assim, numa laje com proporção 1:1,5:3, o saco de cimento de 50 kg terá rendimento de 7,7. Já numa coluna de 1:2:4, o mesmo saco renderá 5,94.

O cálculo de volume de concreto é feito em metros cúbicos (m³), e pode ser usado na construção de pilares, cintas, vigas e até mesmo lajes. A fórmula básica é a seguinte: V = L x C x H, sendo V = volume, L = largura, C= comprimento e H = altura.

Neste curso, a expressão do traço adotada será em proporções sobre a massa de cimento (kg/kg), chamado de traço unitário. /Mc = a/c). No caso de se utilizar mais de um agregado miúdo e/ou mais de um agregado graúdo, o traço é expresso do material mais fino para o mais grosso.

A média de valor desse tipo de concreto é de R$ 210 a R$ 270 o m³. E para saber quanto custaria a sua obra, é necessário saber a metragem cubica dela, e depois multiplicar esse resultado pelo valor do m³.

O conceito de traço é bem comum na construção civil e se refere à quantidade de elementos que formam a argamassa produzida a partir do cimento, como o concreto, alvenaria, reboco, o chapisco e o emboço. De forma resumida, o traço é a receita que deve ser seguida para criar a mistura para uma unidade da massa.

A ordem de um traço de concreto é identificada por numerais, por exemplo, um traço comum de 1:2:3 indica que a proporção é de 1 parte de cimento por 2 de areia e 3 de brita, sempre nesta sequência de materiais.

Quais são as medidas equivalentes de “1/2” em uma receita? Em uma receita, “1/2” geralmente é equivalente a metade da quantidade indicada. Por exemplo, “1/2 xícara de farinha” significa usar metade de uma xícara de farinha. Se a receita pede “1/2 colher de chá de sal”, você deve usar metade de uma colher de chá de sal.

Este traço indica que para cada parte de cimento (1) devem ser colocadas três partes de areia (3). Se essa parte de cimento for de 50 Kg (1 saco inteiro de cimento), terão que ser adicionados 150 Kg de areia. Se a parte de cimento for de 1 balde, terão que ser adicionados 3 baldes de areia.

Traço para Contrapiso
Um traço muito utilizado é o 1:4 (cimento e areia) pois confere uma resistência mecânica maior, entretanto eleva o consumo de cimento e areia, consequentemente o valor final da obra. Vale ressaltar o cuidado com a dimensão máxima característica dos agregados, que deve ser menor ou igual 2,4 mm.

Rendimento por saco de cimento: 9 latas ou 0,16 metros cúbicos. Aplicações: Concreto para pisos.