Quanto é comparativo?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

quanto» são estruturas sinónimas usadas na formação do comparativo de igualdade, em que se antepõe «o advérbio tão e se pospõe a conjunção1 como ou quanto ao adjetivo» (Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Sá da Costa, 2001, p.

As expressões tanto quanto e tanto como são sinônimas e exprimem comparação. Observe os exemplos: - Ela é esperta tanto quanto ele. - Tanto o aluno como o professor ficaram surpresos com o calendário escolar.

Os adjetivos comparativos são utilizados para comparar as diferenças entre os dois objetos que modificam (larger, smaller, faster, higher). Eles são empregados em frases nas quais dois substantivos são comparados, da seguinte forma: Substantivo (sujeito) + verbo + adjetivo comparativo + than + substantivo (objeto).

O que é a Comparação:
Exemplo: “Os seus olhos brilhavam como estrelas no céu” ou “Meu filho joga futebol como o Pelé”. Retirando os termos conectivos, por exemplo, deixa-se de ter uma comparação e passa a ser uma metáfora. Exemplo: “Os seus olhos são estrelas no céu” ou “Meu filho é o Pelé no futebol”.

A comparação é feita ao se criar uma analogia entre dois termos baseada em semelhanças. Essa analogia deve ter um conector que indique o paralelo que se faz entre os dois elementos. Veja: “Ela foi rápida feito um trem.”

O grau superlativo relativo é aquele que eleva algo em relação a um conjunto. Exemplos: É o casaco mais quente do meu armário. O grau superlativo absoluto, por sua vez, é aquele que eleva algo de forma isolada. Exemplos: Este casaco é muito quente.

"O comparativo de igualdade forma-se antepondo ao adjectivo a forma contraída de tanto, tão - que pode também suprimir-se - e pospondo-lhe como: Esta garota é tão esperta como aquela. O vestido não era tão bonito como o da irmã. Este lençol está branco como a neve."

Grau comparativo de superioridade
(mais) bom = melhor; (mais) mau = pior; (mais) grande = maior; (mais) pequeno = menor.

quanto” é classificada como uma conjunção coordenativa aditiva, a qual relaciona dois elementos de forma simétrica. Ou seja, não há, na frase, uma preponderância de um em relação ao outro.

Tanto quanto ou tanto como

  1. tal como;
  2. assim como;
  3. bem como;
  4. como;
  5. que nem;
  6. tal qual;
  7. ...

1 que quantidade de, que total de, que número de.

A comparação é uma figura de linguagem em que se percebe a analogia explícita entre dois ou mais termos, pois está sempre acompanhada de uma conjunção ou locução conjuntiva comparativa. A comparação é feita entre dois ou mais elementos. Veja os exemplos a seguir: Fábio é mais velho do que Plínio.

Comparativo de igualdade – Marcela é tão esperta quanto sua prima. Comparativo de inferioridade – Marcela é menos esperta que sua prima. Comparativo de superioridade – Marcela é mais esperta que sua prima. Superlativo – A característica atribuída pelo adjetivo é intensificada de forma relativa ou absoluta.

Para escrever uma boa comparação e contraste, é necessário pegar os dados brutos - as semelhanças e diferenças observadas, e torná-las coerentes em um argumento. Para isso, os cinco elementos necessários no estudo são: O contexto.

Metáfora é uma figura de linguagem na qual se faz uso de comparações subjetivas para se referir a algo de forma indireta. A linguagem metafórica enriquece a forma como nos comunicamos com a utilização do duplo sentido para expressarmos nossas ideias.