Quanto é a multa por construção irregular?

Perguntado por: acastro9 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

R$200,00

O Valor da multa aplicada pela falta e Certificado de Conclusão (Habite-se) é de R$200,00 por metro quadrado de área irregular, reaplicada a cada 90 dias em um período de um ano.

2 O que acontece se eu não regularizar a obra? Se você não regularizar a obra, a Receita Federal poderá fazer a fiscalização e fazer o trâmite para apurar o valor devido do INSS. Além do valor do INSS será cobrada uma multa no valor de 75% a 225% do valor devido.

Essa falta de planejamento pode fazer com que a construção tenha problemas estruturais, como fundações mal planejadas, sobrecarga na estrutura, entre outros. Tudo isso, pode colocar a obra em risco, comprometendo a segurança de todos, além de apresentar os problemas de trincas, fissuras, infiltração, entre outros.

O que acontece com a obra sem alvará? Uma obra sem alvará é um risco para o dono do imóvel, vizinhança e profissionais envolvidos. Caso algum vizinho conteste as atividades, o dono do imóvel não terá respaldo legal. Da mesma forma, se a obra passar pela vistoria de um fiscal ela pode ser multada e até embargada.

Para solicitar a Averbação de Construção, o proprietário deve se dirigir ao Cartório de Registro de Imóveis mais próximo ao imóvel recém-construído. Depois, o proprietário deve ir até a prefeitura, onde o imóvel receberá um número de cadastro que garantirá a regularização completa da obra.

Depende muito da prefeitura, mas o valor médio de um alvará para realizar a construção de um projeto está entre 300 e 500 reais, mas além disso, também é preciso levar outros valores em consideração na hora de solicitar a aprovação. Também será preciso registrar a planta da sua obra.

Prefeitura orienta: construir com licença é obrigatório e pode sair até 900% mais barato. A porcentagem é semelhante para construções comerciais. Vale ressaltar: é proibido iniciar qualquer obra no município sem alvará de construção.

Para regularizar uma construção que tenha iniciado ou terminado há mais de 5 (cinco) anos, você deve seguir os mesmos passos do processo de aferição. O reconhecimento da decadência e o abatimento dos valores é feito automaticamente pelo sistema.

31 de julho de 2023

O prazo para o cumprimento da regularização dessas obras vai até o dia 31 de julho de 2023. Foi enviado ainda um lote complementar com 4.436 cartas contendo avisos referentes a obras cujo alvará/habite-se de construção foi emitido no 1º trimestre de 2020 para obras com área superior a 150 m².

Solicitar fiscalização de obra e reforma em imóvel particular. É a fiscalização feita pela Prefeitura da documentação que aprova um projeto e habilita a execução de obras, reformas e demolição de imóvel particular.

Em nosso site www.crt04.org.br, você acessa no campo superior direito a sessão DENÚNCIA. Na plataforma, ao registrar uma denúncia, descreva detalhado com o máximo de informações (endereço, fotos etc.)

Presencial, via e-mail ou pelo telefone 156.

Quando a construção não consegue anuência do CONDEPHAAT por ter sido construída próxima a patrimônio tombado (outro tema já abordado em nosso blog); e. Quando a construção extrapola o coeficiente de aproveitamento máximo permitido por lei.

Quais obras precisam de alvará? As obras que precisam de alvará são mais complexas e costumam alterar o tamanho ou a estrutura da casa. Assim, esse documento é emitido para edificações novas, demolição e reformas estruturais. Portanto, há isenção quando não há modificação da área construída nem mudanças estruturais.

Para regularizar o seu empreendimento, seja ele residencial ou comercial, é preciso apresentar uma declaração do dono da edificação, acompanhada da assinatura do engenheiro responsável. Este processo poderá ser feito pela internet, no site da Prefeitura de São Paulo.