Quanto é a hora certa de pedir em namoro?

Perguntado por: hribeiro . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Não há uma regra que dite isso; se você encontra o sujeito uma vez por semana, vai conhecê-lo mais rapidamente do que se os dates ocorressem duas vezes por mês. Assim, sair com ele dia sim, dia não já pode deixá-lo mais à vontade em firmar um compromisso sério após uma semana!

Quem vai incluir na lista de objetivos a conquista de um novo amor deve investir na busca (tantas vezes inglória) no mês de janeiro. Isto porque, segundo a aplicação de smartphone The Inner Circle, janeiro é o melhor mês para encontrar namorado(a) e finalmente mudar o status para relacionamento sério.

Este costume é na verdade uma cultura mundial, pois no mundo inteiro em várias sociedades de culturas diferentes, o homem sempre desempenhou este papel. Os tempos mudaram e os costumes também, porém, a mulher até hoje ainda é tendente esperar do homem que este se apresente para ela e a peça em namoro ou em casamento.

Vários especialistas em relações amorosas coincidem em assinalar que, para manter uma boa relação com seu namorado, é necessário vê-lo no máximo duas vezes por semana. Pode parecer pouco, sobretudo quando surgem os desejos de conhecer melhor a pessoa no início das relações.

Conheça seus hobbies, lugares preferidos, músicas que mais agradam e outros detalhes imprescindíveis, que podem ser úteis ao decorrer da organização. Afinal, quanto mais essa surpresa combinar com os gostos da sua pessoa, mais especial e único o momento será.

6 estratégias para transformar um rolo em namoro

  1. Agir como ficante, não como namorada ¿ Grau de risco: baixo. ...
  2. Mostrar o quanto você é boa amiga¿ Grau de risco: médio. ...
  3. Ser sincera e falar o que sente ¿ ...
  4. Ficar com outro na frente dele ¿ ...
  5. Fazer o cara precisar muito de você¿ ...
  6. Não pressionar e deixar o menino agir ¿

Seja direta sobre o que você quer dele na relação – mas sem pressioná-lo demais, pois a intenção não é intimidá-lo. “Fale sobre o que sente e sobre suas expectativas”, ensina Maria Helena Vilela, diretora do Instituto Kaplan de Sexologia. E seja sincera!

Como regra geral, dois meses é o tempo ideal para falar sobre namoro. Contudo, os relacionamentos não são iguais. Se você sentir que a hora certa é após um mês, vá em frente. Se durante esse estágio você não achar que é a hora certa, você pode dar alguns passos para se preparar para a conversa.

Em alguns casos, começa ainda na infância, mas em outros só aparece na adolescência ou até mais tarde pelo medo de encarar a opção. O comum é que na pré-adolescência, por volta dos 12 anos, comece a surgir o interesse pelo sexo e, também, por pessoas do mesmo sexo.

“Ele vai te pedir em namoro em 30 dias”
Invista em alguém novo ou traga de volta quem já saiu da sua vida (um ex, um ficante antigo ou alguém que você não conversa com tanta frequência). É necessário seguir o cronograma com todas as indicações, mas, se houver um imprevisto você pode adiar por até 4 dias cada técnica.

“Ficar sério tem um significado de compromisso com o outro no sentido de respeito e fidelidade. O relacionamento tradicional tem um peso maior porque envolve famílias e amigos - para que ambos sejam aceitos em suas relações familiares”, explica a psicóloga Mônica Machado.

O ficar: é caracterizado pelo relacionamento onde os jovens possuem intimidade e proximidade, porém não existe envolvimento familiar e de certa forma, não requer compromisso sério. O namorar: ato de dar continuidade ao “ficar”.

Especialistas dizem que é necessário encontrar o amado no máximo duas vezes por semana. Pode parecer pouco, sobretudo quando surgem os desejos de conhecer melhor a pessoa no início do relacionamento. Mas fazê-lo em excesso é contraproducente, afirma o psiquiatra Scott Carroll para a BravoTV.

Duas ou três vezes por semana, em um relacionamento casual, é o suficiente. Se tiverem saído só algumas vezes e não há nada sério entre vocês, enviar mensagens todos os dias pode dar a impressão de que está “sufocando” e pressionando o sujeito.

Como identificar se é amor ou costume
Um casal apegado à rotina e focado em hábitos tem medo de mudar. O apego faz com que todos os dias sejam iguais, impede o crescimento e o progresso de cada um como indivíduo, colocando-o em estado de inércia não só na relação, mas com outras partes da vida, também.