Quanto dura um plafon de LED?

Perguntado por: osalgado . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Porém, qual a durabilidade de luminárias LED, afinal? A previsão da vida útil dessas alternativas depende de diversos fatores, embora seja de conhecimento geral que elas são produzidas para durarem de 25 mil a 50 mil horas — aliás, um tempo incrível em relação aos outros tipos de iluminação.

Interruptor desgastado ou sujo
Seja através do uso excessivo ou ao longo do tempo, os conectores do interruptor ficam desgastados ou cheios de sujeira. Isto pode causar um leve curto-circuito que permite a passagem de uma pequena parte da corrente elétrica. Aqui devemos desmontar e limpar completamente o interruptor.

A lâmpada fluorescente analisada consome 15W e a de LED, 8,5W. Fazendo as contas do consumo de energia elétrica considerando as 120 horas ligadas por mês, o gasto mensal com energia elétrica pelo uso da fluorescente é de R$ 1,44 enquanto o da de LED é de R$ 0,82.

A previsão da vida útil dessas alternativas depende de diversos fatores, embora seja de conhecimento geral que elas são produzidas para durarem de 25 mil a 50 mil horas — aliás, um tempo incrível em relação aos outros tipos de iluminação.

Quanto ilumina um plafon de 25W? O plafon LED 25w ilumina em média 1700 lúmens (lm). Se você quer ter uma noção em m² da iluminação da peça, aqui está: é um modelo adequado para locais de 17 m².

Um LED danificado pode apresentar uma cor escura, que indica que está queimado. Mas, se você não conseguir identificar pela coloração, pode fazer um teste utilizando uma bateria e dois fios condutores.

Afinal, por que isso acontece? Dentre os principais motivos para que isso aconteça está a oscilação dos níveis de tensão (abaixo ou acima do normal) na rede de alimentação, que pode ser por curto intervalo de tempo.

- Evite o contato dos dedos ou qualquer ferramenta com os LEDs do módulo. - Utilize luvas e outros componentes ESD. - Tome muito cuidado para que durante o processo não sejam depositados impurezas (poeira, óleos, etc) sobre os LEDs.

A lâmpada de led fica acesa mesmo desligada porque não houve interrupção de energia, novamente devido à fase (que mantém a energia fluindo) e um problema comum chamado “fuga de corrente”, este último causado por: umidade / entrada de água no conduíte.

Quando o interruptor da iluminação é desligado, o circuito no fase é pausado. Ou seja, a luz apaga. Entretanto, se a fiação estiver errada e o fio interrompido for o neutro, ainda haverá uma fuga de energia. Isso é o que deixará a sua lâmpada piscando desligada.

O plafon de luz indireta é o meu modelo preferido para a iluminação geral de quartos. Porque ninguém merece deitar na cama pra relaxar e ficar com luz batendo nos olhos. Na sala prefira um plafon com luz difusa direta e no quarto um plafon com luz indireta.

Qual o melhor painel de LED? O Plafon LED de 25w pode iluminar qualquer ambiente, pois é equivalente a uma lâmpada incandescente de 250w e uma lâmpada fluorescente de 75w. Com isso, além de economizar na conta de luz no final do mês, você também proporciona maior luminosidade e requinte ao ambiente.

Ela ilumina 1300 lumens com apenas 18W de consumo, sendo ideal para locais de até 12m² .

Ela ilumina 1400 lumens com apenas 24W de consumo, sendo ideal para locais de até 14m² .