Quanto do salário pode ser comprometido?

Perguntado por: acaldeira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Na prática, o limite de comprometimento de renda nada mais é do que um percentual máximo recomendado que uma pessoa pode comprometer dos seus rendimentos. Hoje, por exemplo, economistas e profissionais do mundo das finanças orientam que não se deve comprometer mais do que 30% da renda.

O comprometimento de renda é 30% da renda, por exemplo ; você tem um financiamento de veiculo que compromete 15%, então você só pode financiar 15% da renda, ou seja a parcela a financiar é de 15% dos seus rendimentos.

E justamente por ser uma conta salário, não é permitido descontar nenhum valor. Isso porque o salário é protegido pela legislação, mais especificamente no Artigo 833 da Lei nº 13.105. Ele é considerado impenhorável e, portanto, o banco não pode se apropriar de valores oriundos de uma conta salário.

A análise de comprometimento de renda verifica se a parcela do financiamento ou empréstimo cabe no orçamento do cliente. Geralmente, as instituições usam como base que as prestações não podem ultrapassar 30% da renda mensal. Caso contrário o risco de inadimplência torna-se muito grande.

Sendo assim, os especialistas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recomendam que o percentual gasto do seu salário com o aluguel não seja superior a 30%, já considerando taxa de condomínio e IPTU.

Para conseguir 50 mil reais em empréstimo nas instituições financeiras e bancos é preciso fazer uma simulação. Durante esse processo, uma análise de crédito é feita para avaliar se o valor solicitado pode ser liberado e também em quais condições comerciais ele poderá ser contratado.

De acordo com as regras vigentes, a margem consignável do salário é de 45% (35% destinada ao empréstimo pessoal; 5% destinado para o cartão de crédito consignado e 5% destinado ao cartão de benefício consignado.)

Quando o correntista atrasa o pagamento de um empréstimo, financiamento ou fatura do cartão de crédito e tem saldo disponível na conta, às vezes, o banco abate o valor da dívida sem avisar o cliente antecipadamente. Mas isso só é permitido se houver uma previsão contratual entre as partes.

O método 50-30-20 foi desenvolvido pela professora de direito e atual senadora norte-americana Elizabeth Warren com sua filha, Amelia Warren Tyagi. Ele consiste, basicamente, em dividir sua renda líquida mensal em três partes, tendo como principal pano de fundo o controle financeiro ou o equilíbrio do orçamento.

Veja como funciona na prática:

  1. A primeira categoria, isto é, 50% do seu salário, deve ser destinada aos gastos fixos. ...
  2. Os 30% da segunda categoria são voltados para os gastos variáveis. ...
  3. Por fim, os últimos 20% da terceira e última categoria vão para a quitação de dívidas ou investimentos.

A regra 50 30 20 consiste em fazer a divisão da sua renda em 3 partes: 50% para gastos essenciais, 30% para desejos pessoais e 20% para o pagamento de dívidas e investimentos.

Não tenho como pagar a dívida cobrada judicialmente, e agora? A lei brasileira não prevê a liberação da obrigação do devedor em razão de não ter como pagar uma dívida. Assim, caso você não tenha como pagar a dívida judicial, terá de recorrer à negociação e parcelamento através da própria Justiça.

O limite de desconto em folha de pagamento é de 30% do seu salário líquido, entretanto, essa é uma decisão que só pode ser tomada por meio judicial.

O Projeto de Lei 4119/21 proíbe as instituições financeiras de realizarem débitos em conta-corrente, na caderneta de poupança e em conta-salário sem a prévia autorização do consumidor.

O que é comprometimento de renda? Falando de maneira bem resumida, o comprometimento de renda se refere a parte da sua renda que é destinada ao pagamento de dívidas. Importante destacar que aqui entram apenas as despesas que não são consideradas básicas fixas.

Na análise de crédito, vários dados pessoais são analisados pelo banco para saber se você realmente tem condições de pagar as suas parcelas, por isso a renda é um dos itens mais importantes no processo. O chamado comprometimento de renda normalmente corresponde a até 30% da sua renda mensal familiar.

O que diz o IBGE
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o custo de moradia pode representar uma parcela considerável do orçamento familiar, chegando a cerca de 30% a 40% do valor total.

Como sair do aluguel ganhando pouco? Veja 4 dicas!

  1. Planeje-se financeiramente. Você sabe como planejar suas finanças quando o objetivo é comprar um imóvel? ...
  2. Busque outras opções de renda. ...
  3. Invista o seu dinheiro. ...
  4. Economize todos os meses.

Comprometer entre 20% e 30% do rendimento mensal da pessoa ou da família com o valor da prestação ou aluguel do imóvel é a recomendação de especialistas ouvidos pela Folha.

A documentação exigida varia de acordo com a situação empregatícia de cada interessado e também depende da modalidade de garantia locatícia. Além disso, é preciso comprovar renda mensal líquida correspondente a três vezes o valor do aluguel.

De acordo com os dados do site da Caixa, o valor de prestação será em torno de R$ 1 mil mensais e a renda mínima familiar deverá ser de aproximadamente R$6 mil.