Quanto dinheiro é preciso para ser feliz?

Perguntado por: iibrahim8 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Um estudo publicado na última edição da revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, indica que é preciso muito mais dinheiro para ser feliz: US$ 500 mil. O trabalho foi conduzido por dois dos mais importantes pesquisadores do assunto, os americanos Daniel Kahneman e Matthew Killingsworth.

Os estudos mostram que, se bem utilizado, o dinheiro pode trazer felicidade sim, mas claro que sozinho ele não é suficiente para tal. Na realidade, o dinheiro ajuda mais as pessoas a saírem da pobreza e da miséria, facilitando suas vidas e diminuindo a possibilidade de tristeza.

Como prosperar financeiramente

  1. Mude seus hábitos. Primeiro, procure se relacionar com o dinheiro de uma maneira saudável. ...
  2. Pague suas dívidas. ...
  3. Tenha objetivos. ...
  4. Defina metas. ...
  5. Faça um planejamento financeiro. ...
  6. Poupe dinheiro. ...
  7. Aprenda a investir.

Além disso, o dinheiro pode não ser o fator mais importante em um trabalho quando o assunto é felicidade, mas ele certamente tem influência. Uma boa remuneração, associada a ações de valorização profissional, faz com que a pessoa se sinta importante em seu trabalho e se torne mais feliz e produtiva.

Segundo os autores, isso pode explicar por que o crescimento da renda de um país pode não ter efeito na felicidade média do povo: em tese, não adiantaria muito estar ganhando mais, se os vizinhos e os amigos também estivessem. Parece mesquinho, mas um motivo para isso pode estar no sistema de recompensa do cérebro.

Dinheiro não traz felicidade, mas a falta dele traz infelicidade.

A ansiedade financeira está relacionada ao fato do indivíduo não conseguir lidar de forma equilibrada com o dinheiro. Estar preocupado com as contas, com o orçamento familiar ou com as dívidas. Dinheiro pode ser a solução de muitos problemas, mas a desorganização financeira gera estresse.

O dinheiro não é a única possibilidade de conseguir algumas coisas, mas é a possibilidade mais viável para muitas formas de satisfação, e também a mais prático. O dinheiro não carrega consigo necessariamente a possibilidade de troca por felicidade e por satisfação, já que estes são estados internos.

Portanto, podemos dizer que é preciso ter um mínimo de dinheiro para nos sentirmos felizes, já que ele pode proporcionar segurança, conforto, momentos de lazer, possibilidade de cuidar mais da saúde e da alimentação, por exemplo. Necessidades que são importantes para que o ser humano consiga alcançar o bem-estar.

O dinheiro não traz felicidade — para quem não sabe o que fazer com ele. Nota: Autoria não confirmada. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

É impossível prosperar sem se organizar, sem saber a qualidade dos seus gastos ou como está sendo investido seu dinheiro. Além disso, a criação de metas e objetivos claros te ajudarão a manter-se focado para conseguir cumprir seus desejos.

Evite as dívidas – Pv 22:7
“O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta.” Quando contratamos um empréstimo, estamos em dívida com alguém. Seja com um banco, uma financeira, uma loja ou até mesmo um parente. E por vezes nos tornamos servos dos nossos credores.

E uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia revelou que trabalhadores quando estão felizes são em média 31% mais produtivos e três vezes mais criativos e têm capacidade de venda 37% maior do que aqueles que não se encontram satisfeitos ou em um bom momento.

Pessoas felizes produzem mais e melhor. É o que diz um relatório da Universidade da Califórnia: um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros funcionários.

Como treinar (e reforçar) o seu cérebro para a felicidade

  1. Então, por que nossos cérebros têm um viés de negatividade? ...
  2. Pratique gratidão. ...
  3. Exercício físico libera substâncias químicas felizes em seu cérebro. ...
  4. Sim, a meditação pode treinar seu cérebro para a felicidade!

De acordo com a pesquisa Global Happiness 2020 feita pela Ipsos, as fontes de maior felicidade entre os brasileiros são a saúde/bem-estar físico e sentimento de que a vida tem sentido. Estes dois aspectos são cruciais e interferem na produtividade e no andamento do trabalho.

Ser feliz requer coragem de rever conceitos arraigados dentro de si mesmo, de poder explorar e se permitir ao novo, deixar os julgamentos de lado e simplesmente ser e deixar o outro ser.