Quanto dias usar a meia depois da cirurgia bariátrica?

Perguntado por: ufarias . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Seu uso após a cirurgia bariátrica é essencial, o ideal é a utilização por pelo menos 07 dias.

Utilizando os dois métodos, ou seja, a meia antitrombose e a injeção de anticoagulante ... A meia de compressão deve ser usada por cerca de 30 a 60 dias após a cirurgia e a descontinuidade de seu uso deve ser indicada pelo cirurgião.

12 horas

Na maioria dos casos, a meia de compressão é colocada de manhã, quando o paciente acorda, e é retirada antes de dormir. Na prática, a meia é usada por um período que varia entre 8 e 12 horas por dia.

Não há problema em dormir com meias elásticas, mas não é necessário já que o retorno do sangue ao coração é muito mais fácil quando deitado.

São necessários cerca de 30 dias para que o estômago cicatrize. Com 15 dias as chances de complicações pós-cirúrgicas como vazamentos da linha de grampos ou sangramentos. É muito comum os pacientes nos questionarem em quanto tempo é possível voltar a trabalhar depois de fazer a cirurgia bypass.

Posso dormir com a meia? As meias compressivas devem ser usadas durante período do dia, devendo ser retiradas quando for dormir ou tomar banho.

12 - A meia de compressão deve ser colocada pela manhã, pois a perna está menos edemaciada (inchada) e as veias menos túrgidas (cheias). Se não for colocada após acordar, devemos permanecer com os membros inferiores elevados (“pernas para cima”) por 10 a 30 min antes de coloca-la.

1. Devo ou não lavar as meias de compressão ? A resposta é sim ! Todas as meias de compressão devem ser lavadas diariamente (ao logo após seu uso), pois são produtos de uso “intimo”, onde há contato direto com a pele.

São algumas dessas condutas: eliminação do tabagismo, anticoncepcionais e reposições hormonais; perda de peso para pacientes em faixa de sobrepeso, uso de meias de compressão anti-trombose, compressores intermitentes das pernas, deambulação precoce após a cirurgia, e, em alguns casos, uso de anticoagulantes no pós- ...

A maior parte dos nossos pacientes devem aplicar em casa as injeções do clexane sempre no mesmo horário que estava sendo feito no hospital. Faça caminhadas todos os dias de pelo menos 30 – 45 minutos.

As meias devem ser trocadas diariamente, mas também podem ser trocadas a cada dois dias. Se os pés ficam fechados no sapato o dia todo, as meias devem ser substituídas todos os dias. Se seus pés tiverem tempo para “respirar fundo” no meio, as meias podem ser usadas duas vezes.

As meias de compressão mais benéficas são as "graduadas" em vez de "uniformes" quando se fala em força. Meias de compressão graduada são mais apertadas no tornozelo do que na cintura. A graduação ajuda a empurrar o sangue de volta para o coração, ajudando na circulação.

O ideal é que antes de vestir você coloque a mão dentro da meia e vire-a do avesso. Então comece a vesti-la, colocando primeiro no pé até o calcanhar e depois até o tornozelo. Em seguida, ajuste a meia corretamente no calcanhar e só então escorregue pelo resto da perna”, diz a médica.

Quando estamos deitados, o retorno venoso é favorecido pela diminuição da força contrária exercida pela gravidade. Sendo assim, a ação da meia não resulta em melhora da circulação na hora de dormir. A compressão excessiva nesses casos pode, inclusive, piorar a circulação arterial.

“Não há problema em dormir com meias elásticas, mas não é necessário já que o retorno do sangue ao coração é muito mais fácil quando deitado. O uso muito prolongado das meias a noite sem trocar e sem deixar a pele respirar pode trazer o inconveniente das brotoejas.

Nunca se deve dormir com uma meia de compressão, já que ela comprime a circulação arterial quando se está deitado. As meias precisam ser trocadas após cerca de quatro meses de uso diário, pois perdem o efeito de compressão. Jamais use a meia de outra pessoa.

Primeiros dias após a cirurgia bariátrica
Quanto à alimentação, o paciente deve seguir dieta líquida durante 15 dias, passando para uma dieta pastosa ou branda até receber liberação para a dieta sólida. Em geral, essa fase demora 30 dias. Durante seis semanas, o paciente também não deve fazer grandes esforços.