Quanto deprecia uma TV?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Os aparelhos que possam ser incluídos entre os discriminados no Código 8525 da Tabela de Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM deverão ser depreciados à taxa de 20% ao ano e terão vida útil (lógica) de 5 anos.

A depreciação fiscal é para atendimento ao Fisco, devendo seguir restritamente a IN 1700/17 – anexo III, cuja taxa em geral para máquinas e equipamentos é de 10% ao ano.

Como calcular a depreciação linear
Na depreciação linear, a taxa de depreciação é 100% dividida pelo tempo de vida útil do ativo. Assim, se um ativo tem vida útil de 10 anos, sua taxa de depreciação é de 10% ao ano, por exemplo.

De acordo com as tabelas da Receita Federal, a estimativa de vida útil é de 25 anos no caso dos imóveis, de 5 anos no caso dos veículos e dos computadores e de 10 anos para a maioria das máquinas, equipamentos, móveis e utensílios.

É a Receita Federal quem determina qual a vida útil estimada de um bem e, com base nela, sua taxa anual de depreciação. A depreciação pode começar a ser contada a partir da instalação do bem e, ao final do período de vida útil, não poderá ultrapassar o custo de aquisição do ativo.

Segundo a Receita Federal, a vida útil de eletroeletrônicos de telefonia sem fio é de 5 anos, com depreciação de 10% ao ano. Na prática, a desvalorização é mais acentuada, chegando a 40% do valor novo após um ano de uso.

Taxa de depreciação
No caso de equipamentos eletrônicos, o percentual estipulado é de 20%. Para fazer o cálculo, é necessário subtrair o valor residual do valor novo e dividir pelo tempo de vida útil do equipamento em anos.

Para equipamentos de informática, a taxa é de 20% ao ano e o prazo de vida útil é de 5 anos. Para fazer o cálculo, podemos usar a fórmula: (valor inicial do computador – taxa de depreciação) / vida útil.

Como calcular a vida útil dos equipamentos de T.I? O cálculo é feito por: Vida útil = A vezes H. A = vida útil em anos, H = o número de horas de utilização por ano.

A taxa de depreciação de "Refrigeradores, congeladores (freezers) e outros materiais, máquinas e aparelhos para produção de frio, com equipamento elétrico ou outro; Bombas de calor, excluídas as máquinas e aparelhos de ar-condicionado" segundo a referida tabela, é de 10%.

A fórmula para cálculo é: depreciação anual = (valor novo – valor residual) / vida útil em anos. O valor residual é o preço de um ativo depreciado no fim de sua vida útil. Um computador, por exemplo, dura cinco anos.

Bens que sofrem e bens que não sofrem depreciação

  • Imóveis utilizados pela administração e estruturas físicas industriais.
  • Veículos, materiais e bens que são empregados no dia a dia da empresa.
  • Materiais – de qualquer tipo – que compõe o estoque da empresa.

Valor depreciável é o custo de um ativo ou outro valor que substitua o custo, menos o seu valor residual. Depreciação é a alocação sistemática do valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil.

Caso a vida útil seja de 5 anos, por exemplo, a soma dos anos var dar 15 (1+2+3+4+5). O primeiro ano vai utilizar o maior valor anual (5) e formar a fração 5/15, que no próximo ano será 4/15, depois 3/15 e assim vai. Onde: Da = Depreciação anual.

Continuar lendo