Quanto de zinco tem o ovo?

Perguntado por: oalves . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 9 votos

Muita gente ignora a gema do ovo e fica só com a clara pelo fato de ela ser rica em colesterol. Mas, na verdade, seu consumo moderado também pode trazer benefícios para a saúde - como contribuir para o aumento da quantidade de zinco no organismo. A quantidade é de 5 mg para cada 100 gramas.

O leite de vaca contém aproximadamente 4mg/litro de zinco; os iogurtes, de 0,6 a 1,0 mg/ 100g, e os queijos, de 2,5 a 4,0mg/100g.

A recomendação diária do mineral é de 8mg para mulheres e 11mg para homens acima de 19 anos.

As bananas também são ricas em fibras e tem minerais essenciais, como magnésio, cálcio, selênio, zinco e ferro”, cita.

2,9 mg

3. Feijão: Em uma porção correspondente a ½ xícara de Feijão são encontrados de 0,9 a 2,9 mg de Zinco.

Grande parte do zinco consumido na dieta não é absorvida. Uma dieta rica em fibras e fitato (presente em nozes, farelo, feijão, soja, outras leguminosas e pão integral) reduz a absorção de zinco. Muitos quadros clínicos podem aumentar o risco de desenvolver deficiência de zinco.

As manifestações da deficiência de zinco podem ser sutis e afetar muitos sistemas de órgãos. São manifestações comuns cicatrização tardia de ferida, comprometimento do paladar, perda de apetite, queda de cabelos, problemas de fertilidade e maior susceptibilidade a infecções.

A falta de zinco no organismo é causada principalmente por um consumo alimentar inadequado. Assim, uma boa alimentação pode ajudar a prevenir a deficiência desse mineral.

(1997) e Fageria (2009) que relatam maiores valores desse micronutriente na parte aérea do arroz irrigado. O teor médio de Zn foi de 91,71 e 39,33 mg kg-1, enquanto que a acumulação média foi de 8,44 e 1,45 na parte aérea e nos grãos, respectivamente.

Sintomas de deficiência de zinco

  1. Perda de peso inexplicável.
  2. Feridas que não cicatrizam.
  3. Falta de alerta.
  4. Diminuição do olfato e paladar.
  5. Diarreia.
  6. Perda de apetite.
  7. Feridas abertas na pele.

Alimentos ricos em zinco

  • Carnes bovinas. Alguns cortes de carnes como acém, contrafilé e fígado bovino são excelentes fontes do mineral na nossa alimentação.
  • Pescados.
  • Frutos do mar. Além dos pescados, alguns frutos do mar como o camarão e as ostras contêm esse componente.
  • Grãos integrais. ...
  • Sementes, nozes e castanhas.

As principais fontes de zinco são os alimentos de origem animal, como carne de boi, frango, peixes, ostras e camarão. Grãos integrais também são opções (gemem de trigo, feijões, grão-de-bico, castanhas, amêndoas e semente de linhaça). “A suplementação do zinco só é necessária quando a ingestão não é satisfatória.

O zinco tem um papel fundamental no ganho de massa muscular e melhora no desempenho em atividades físicas, pois participa do processo de três dos mais importantes hormônios anabólicos, sendo o primeiro deles a testosterona, mas também promove o aumento da produção do hormônio do crescimento (GH) e da insulina (IFG-1), ...

O bisglicinato de zinco é um quelado de zinco bem tolerado e bem absorvido. É composto de uma molécula de zinco ligada a duas (bis = duas) moléculas do aminoácido glicina. Como essa forma de zinco é absorvida intacta (ou seja, ligada à glicina), ela não compete com outros minerais pela absorção no trato intestinal.

Uso adulto. Ingerir, por via oral, 7,5 mL (30 mg de zinco elementar) ao dia, no intervalo entre as refeições, ou conforme indicação médica.

Ingerir, por via oral, 1 comprimido ao dia (20 mg de zinco elementar), no intervalo entre as refeições, durante 10 a 14 dias, ou conforme indicação médica.