Quanto de xilitol equivale a açúcar?

Perguntado por: dfrutuoso . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Adoça alimentos e bebidas substituindo o açúcar, 1 colher de chá de Xylitol equivale a 1 colher de chá de açúcar. Quanto ao seu consumo, recomenda-se a ingestão máxima de 60g diárias (de preferência de forma espaçada, de no máximo 20g cada), doses maiores podem causar efeito laxativo.

O xilitol pode ser usado em qualquer alimento ou bebida que tenha necessidade de acentuar o dulçor, como café, chá, suco, por exemplo, sendo que 4 gotas de Xilitol ou 1 sachê equivalem a 1 colher de chá de açúcar, considerando o Xilitol FINN®.

Benefícios do xilitol
A grande vantagem associada a ele se deve ao fato de seu índice glicêmico ser bem baixo, de apenas 7, enquanto com o açúcar normal esse número varia de 60 a 70. Isso permite que ele seja consumido até por diabéticos, que precisam manter essa taxa sob controle.

1 colher (chá) do Xylitol+ equivale a 1 colher (chá) de açúcar. Para usar o Xylitol+ em receitas é muito simples! É só você fazer a substituição, seguindo exatamente a mesma medida de açúcar indicada na receita e alcançar o mesmo nível de doçura esperado.

Possíveis efeitos colaterais
A ingestão excessiva de xilitol pode provocar excesso de gases, inchaço abdominal e diarreia em algumas pessoas. Por isso, o uso do xilitol só deve ser feito conforme orientação do médico ou nutricionista, principalmente em casos de diabetes ou hipertensão, ou gravidez, por exemplo.

Conheça cinco alternativas a que pode recorrer para substituir o açúcar refinado:

  1. Fruta. Substituir o açúcar por uma peça de fruta pode ser o truque mais simples e saudável para adoçar as nossas refeições, assim como reforçar o seu interesse do ponto de vista nutricional. ...
  2. Especiarias. ...
  3. Mel. ...
  4. Xarope de agave. ...
  5. Stevia.

O xilitol é um poliol (álcool de açúcar), e os álcoois de açúcar podem aumentar a quantidade de água no intestino ou serem fermentados pelas bactérias que lá habitam. Isso pode causar gases, distensão abdominal e diarreia.

Xilitol: A fonte é o milho, mas também provém de madeiras, frutos, cogumelos e micro- -organismos. De sabor refrescante, pode ir ao fogo sem problemas — o poder de dulçor é semelhante ao do açúcar.

Ambos são substitutos saudáveis do açúcar, ambos são naturais, ambos são boas opções para diabéticos.

O xilitol é 40% menos calórico. Pode ser utilizado por diabéticos ou pessoas que necessitam de restrição calórica. Doses maiores que 60g por dia podem ter efeito laxativo. O xilitol, como a sucralose, tem a vantagem de evitar cáries, pois impede a proliferação de suas bactérias causadoras da cárie.

O xilitol é extraído de fibras de frutas, vegetais e cogumelos. Acredita-se que ele é até 40% menos calórico do que o açúcar, ao mesmo tempo que tem um poder adoçante similar. Por outro lado, seu consumo em excesso pode trazer desconforto intestinal, flatulências, diarreia e irritação intestinal.

sucralose

Os adoçantes mais indicados atualmente são os à base de esteviosídeo e de sucralose, pois são extraídos de vegetais e frutas, portanto, naturais e sem contraindicações.

O adoçante natural xilitol pode ser extraído das fibras de frutas, vegetais e cogumelos. Assim como outros tipos de adoçante, ele pode ser indicado como uma alternativa ao açúcar para pacientes diabéticos, com obesidade ou sobrepeso.

O xilitol é um adoçante extraído de frutas e vegetais e tem um índice glicêmico muito baixo, sem necessitar da insulina para ser metabolizado. Essa sua propriedade faz dele um dos mais indicados para os diabéticos.

No caso da stevia, dizemos que ela é baixa em carboidratos por ser muito, muito doce — muito mais doce do que o açúcar. Então, nós usamos quantidades muito pequenas dela, que bastam para adoçar o suficiente. Já o eritritol e o xilitol são açúcares de álcool, e por isso são classificados como 100% carboidratos.

Poder adoçante: 1 colher (sopa) equivale ao poder adoçante de 1 colher (sopa) de açúcar.

Xilitol para diabéticos
Quem tem diabetes mellitus do tipo 1 ou 2 pode ficar à vontade para consumir adoçantes à base de xilitol. Com baixo índice glicêmico, ele não requer a utilização da insulina para ser absorvido e, portanto, não aumenta a glicemia do sangue.

“Para o paciente com diabetes, os melhores adoçantes são os não calóricos: sucralose, sacarina, ciclamato de sódio, aspartame, acessulfame de potássio e estévia“, afirma a endocrinologista Gabriella Rivelli Ramos.

Eritritol
O eritritol é quimicamente semelhante ao xilitol, mas ele contém apenas 0,24 caloria por grama, ou seja, apenas 6% das calorias do açúcar.

O mel, melado de cana e outros açúcares como o açúcar de coco e demerara são opções mais naturais para quem prefere adoçar o café no dia. Uma xícara de café com uma colher de chá de mel ou melado de cana, transforma o café.

“Dentre os diferentes tipos de açúcar, os que possuem menor processamento são sempre mais indicados, como o mascavo e o demerara. Os mais refinados, como o cristal, o refinado e o de confeiteiro, são os mais prejudiciais à saúde, pois passam por processamentos químicos em sua elaboração.