Quanto de vitamina K tem no tomate?

Perguntado por: iazambuja . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Relatório básico: Tomate em po

ComponenteUnidade(100.00 g)
Vitamina D (D2 + D3)µg0
Vitamina DIU0
Vitamina K (filoquinona)µg48.8
Lipídios

São fontes alimentares de vitamina K em grande ou moderada quantidade: vegetais verde-escuros e folhosos (espinafre, couve, alface, salsa, agrião e mostarda), brócolis, nabo, couve-de-bruxelas, repolho, pepino com casca, cebolinha verde, nabo, aspargo, abacate, ervilhas, quiabo, fígado (boi, frango e porco), margarina, ...

Alimentos pobres em vitamina K Vegetais: abóbora, aipo, alho, batata inglesa, batata doce, cebola, cenoura, feijão, tomate, aipim.

As 10 frutas mais ricas em vitamina K
Ameixa seca: 60 mcg (50% da dose diária) Tomate (seco): 43 mcg (36% da dose diária) Kiwi: 40 mcg (34% da dose diária) Abacate: 21 mcg (18% da dose diária)

abacaxi

O abacaxi, por exemplo, é um bom alimento anticoagulante. Possui a enzima bromelaína, que lhe dá as propriedades anticoagulantes e de afinamento do sangue. Além disso, impede a formação de gotas e pedras nos rins.

O excesso de vitamina K pode hiperestimular a coagulação sanguínea e aumentar o risco de trombose. Esse mesmo efeito coagulador em excesso pode prejudicar o uso de alguns medicamentos, especialmente aqueles para controlar diabetes ou problemas cardíacos.

Lácteos são fonte alimentar de alguns tipos de vitamina K.

Quanto aos teores das vitaminas, a carne vermelha é rica em vitaminas do complexo B e vitamina K.

Mas segue uma pequena lista de frutas pobres em vitamina k se consumidas in natura, banana, groselha, framboesa, cereja, tâmaras, figos, goiabas, limões e limas, mirtilos e amoras.

Os grãos têm baixa caloria e gorduras e fornecem algumas das necessidades diárias de proteínas. O alimento é rico em vitamina K, K1 e K2, além da vitamina A, B6 e C, poderoso antioxidante lipossolúvel que previne o colesterol.

O medicamento oral é o que exige maior atenção quanto à alimentação, pois os alimentos ricos em vitamina K (espinafre, couve, alface, repolho, brócolis, couve-flor, trigo e aveia, banana, abacate, kiwi, leite, laticínios, ovos, soja, óleo de oliva, salsa, nabo e fígado) podem reduzir a ação do anticoagulante.

Resumo. O uso de medicamentos anticoagulantes que contém varfarina requer uma série de cuidados com a alimentação e com o uso concomitante com outros medicamentos e o álcool. Os alimentos ricos em vitamina K devem ter sua ingestão controlada para facilitar o ajuste da dose da medicação.

Já a ação do Marevan (varfarina sódica) é diminuída quando ingeridos alimentos ricos em vitamina k (folhas verdes escuras, como agrião, couve e espinafre). A ingestão desse tipo de alimento não é proibida, mas se consumida, é recomendado que o seja feita em quantidades regulares (a mesma quantidade todos os dias).

Dito isso, há uma lista de alimentos que apresentam propriedades anticoagulantes, como:

  • gengibre;
  • pimenta caiena;
  • cúrcuma ou açafrão da terra;
  • alho.

A Melancia é uma excelente fonte de vitaminas, tais como Vitamina A, vitamina B1, Vitamina B2, Niacina, folato, Ácido pantotênico, Vitamina C, Vitamina B6, Vitamina E, Vitamina K e algumas outras vitaminas em pequenas quantidades.

Os alimentos folhosos verde escuro, os preparados à base de óleo, oleaginosas e frutas como o kiwi, abacate, uva, ameixa e figo contêm teores significantes de vitamina K, enquanto que os cereais, grãos, pães e laticínios possuem teores discretos.