Quanto de vinho deixa bêbado?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

A quantidade de vinho necessária para deixar uma pessoa bêbada varia de acordo com diversos fatores, como o peso da pessoa, a velocidade em que a bebida é consumida e a quantidade de comida no estômago.

Como o álcool do vinho é assimilado? A eficácia com que o álcool causa rapidamente o estado de embriaguez é devido ao fato de que não é digerido, mas é absorvido pelas paredes do estômago diretamente no sangue.

A recomendação das sociedades médicas é de que o consumo deve ser de uma dose por dia para as mulheres e duas para os homens, totalizando sete doses por semana para o primeiro grupo e 14 para o segundo.

Tontura, dor de cabeça, fraqueza muscular, dificuldade de equilíbrio, alteração da coordenação… quem já exagerou na bebida alcoólica sabe bem como é ficar assim.

Cientificamente falando, a quantidade considerada ideal dentro de um estilo de vida saudável é de aproximadamente 200 ml, uma taça, para as mulheres, e duas taças para os homens, 400 ml.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

A cerveja tem entre a metade e um terço da força do vinho, então começar com ela e depois bever vinho pode ser menos intoxicante do que o contrário. Se você começar bebendo vinho e depois pular para a cerveja, porém, seu julgamento pode já estar prejudicado o suficiente para você não perceber quão bêbado está.

Tome algum licor forte em vez de cerveja ou vinho.
Vodca, em especial, deixa qualquer pessoa alta rapidamente. Por fim, várias opções podem deixá-lo "alegre" em pouco tempo. Lembre-se de que, dependendo do bar, determinadas bebidas podem ser mais fortes ou fracas.

No entanto, esse hábito pode trazer sérios riscos à saúde. Cientistas descobriram que ingerir uma garrafa de vinho por semana aumenta o risco de câncer na mesma proporção que fumar até 10 cigarros.

"Cada taça de vinho corresponde a um copo grande de chope e uma garrafa de vinho rende em média seis taças, o valor que você gastará para beber seis chopes será muito mais alto do que para consumir uma garrafa de vinho", explica o sommelier.

Especialistas dizem que o movimento de girar a taça ajuda a realçar a coloração da bebida e, dessa forma, é possível perceber diferentes nuances em sua cor. Outra coisa que esse movimento circular provoca é que o líquido acaba escorrendo pelas paredes da taça, formando o que se conhece como as lágrimas do vinho.

Além disso, quem bebe regularmente pode se tornar mais tolerante com o tempo — a chamada tolerância metabólica. Isso porque o uso repetido do álcool faz com que o fígado se torne mais “eficiente” na eliminação do mesmo. Isso resulta em uma redução da substância na corrente sanguínea, diminuindo seus efeitos.

Tomar aquela taça de vinho ou ingerir qualquer outra bebida alcoólica para dormir não dá sono. Elas vão causar efeitos sedativos.

Vinho tinto possui um componente que é capaz de melhorar a qualidade da microbiota intestinal, que está relacionada com o desenvolvimento de doenças como diabetes, obesidade e problemas cardiovasculares.

Cerveja e vinho tem os mesmos benefícios.
Algumas pessoas, entretanto, optam pelo vinho por dizerem que é mais saudável. Contudo, vários estudos indicam que um consumo moderado de bebidas alcóolicas pode ser bastante benéfico à saúde, podendo até mesmo reduzir o risco de doenças cardíacas.

Lembre-se: em média, o fígado demora cerca de uma hora para metabolizar o que chamamos de dose padrão – uma latinha de cerveja (330ml), uma taça de vinho (120 ml) ou uma dose de 30 a 40 ml de destilado. Assim, se o indivíduo toma uma cerveja, o fígado precisa de uma hora para metabolizar o álcool ingerido.