Quanto de sódio eu devo consumir por dia?

Perguntado por: vmedeiros . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

A Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo máximo de 2000mg (2g) de sódio por pessoa ao dia, o que equivale a 5g de sal (lembrando que 40% do sal é composto de sódio), mas os brasileiros atualmente consomem mais do que o dobro desta quantidade.

Sódio e sal: qual a diferença? A melhor forma de explicar é olhar o aspecto químico. O sal é um ingrediente que possui em sua composição cloro (Cl) e sódio (Na), e por isso é conhecido como cloreto de sódio (NaCl). Mas eles não aparecem em quantidades iguais, já que 1g de sal possui 400 mg de sódio.

As sociedades brasileiras de cardiologia, hipertensão e nefrologia passaram a recomendar que a ingestão diária de sal não ultrapasse a quantidade de 5 gramas – cerca de uma colher de chá cheia -, mesmo valor preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2005.

Dentre as alternativas, a campeã de sódio é a A, o salame.
Logo atrás, com a mesma quantidade nas porções, vêm a linguiça de porco frita (1.432 mg), a linguiça de frango frita (1.374 mg) e a mortadela (1.212 mg).

A presença de níveis baixos de sódio tem muitas causas, inclusive o consumo de um excesso de líquidos, insuficiência renal, insuficiência cardíaca, cirrose e uso de diuréticos. Os sintomas resultam de disfunções cerebrais.

Como calcular
A quantidade de sódio vem indicada em miligramas e o volume da porção aparece logo no topo, como na imagem ao lado. Divida o sódio em mg pela quantidade da porção. Se o resultado for inferior a 4, o alimento não é considerado rico em sódio.

Sal de cozinha: 1 grama = 1/6 colher de chá.

Cada grama de sal contém 400 miligramas de sódio. Por isso, essa é a nossa principal fonte do elemento, e também o maior motivo para preocupação. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é não ultrapassar o limite de consumo de 2 gramas de sódio por dia, o que equivale a 5 gramas de sal.

Grosso: Mais saudável porque não é refinado. Marinho: Não é refinado e tem mais minerais que o sal comum. Flor de sal: Contém aproximadamente 10% a mais de sódio que o sal comum, por isso não é indicado aos hipertensos.

O sal light, como o próprio nome sugere, traz menos sódio na sua composição. Ele é formado por 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio. Ou seja, uma porção de sódio foi substituída por potássio.

É só seguir os passos a seguir.

  1. Beba muita água. O líquido limpa o corpo e expulsa o excesso desse mineral dos rins. ...
  2. Vá para a esteira. Correr alguns quilômetros vai fazer com que você elimine o sódio pelo suor e se livre de todos os sintomas que ele traz de carona. ...
  3. Coma uma banana. ...
  4. Substitua o sal por outros temperos.

O sal mais interessante é o sal rosa do Himalaia, isso porque ele possui uma boa quantidade de ferro e de cobre. Este tipo de sal ainda possui mais de 80 tipos de minerais. Ele tem a metade da quantidade de sódio encontrada no sal comum.

Quais são os substitutos?

  1. Gengibre. O gengibre tem uma forte ação digestiva e elevado potencial antioxidante. ...
  2. Orégãos. Os orégãos são uma das ervas aromáticas mais utilizadas na cozinha, e podem substituir o sal sem qualquer prejuízo da qualidade da tua alimentação. ...
  3. Alecrim. ...
  4. Açafrão. ...
  5. Cardamomo. ...
  6. Salicórnia. ...
  7. Gomásio.

Na hipernatremia, os níveis de sódio no sangue estão excessivamente altos. A hipernatremia envolve a desidratação, que pode ter várias causas, inclusive não beber a quantidade suficiente de líquidos, diarreia, disfunção renal e diuréticos.

O que é? O exame de sódio no sangue é usado para detectar concentrações anormais de sódio, denominadas hiponatremia (baixo sódio) e hipernatremia(sódio elevado). O médico pode solicitar o exame em conjunto com outroseletrolitos para identificar um desequilíbrio eletrolítico.

Muitos especialistas recomendam que, geralmente, o sódio sérico não deve ser elevado mais rapidamente do que 1 mEq/L/h (1 mmol/L/h). Mas foi sugerido fazer reposição de até 2 mEq/L/h (2 mmol/L/h) nas primeiras 2 ou 3 horas para os pacientes os com quadro convulsivo ou alterações sensoriais importantes.

O sódio sérico geralmente deve ser corrigido a uma taxa que não ultrapasse 8 mEq/L/dia. Continuando nesta meta, a taxa inicial de correção ainda pode ser 1-2 mEq/L/hr por várias horas em pacientes com sintomas graves.