Quanto de RAM um Celeron suporta?

Perguntado por: rgoulart8 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Prova disso é que embora os chips Celeron suportam memórias RAM de até 8 GB, a maioria das máquinas com Celeron contam com RAM de 4GB.

O processador Pentium Dual Core tem um desempenho mais veloz que o Intel Celeron porque ele é formado por dois núcleos que funcionam ao mesmo tempo, pra funções diferentes.

Processador Intel® Celeron® de 1,70 GHz, cache de 128K, barramento frontal de 400 MHz.

O grande problema da fama dos chips Celeron é que eles equipam máquinas mais básicas, para usos extremamente simples, porém muitas vezes o usuário pesquisa desktops e notebooks apenas pelo preço, sem levar em consideração a capacidade do processador que equipa a máquina.

Processadores Intel – Celeron
Este ano a Intel anunciou o encerramento da linha Atom, fazendo do Celeron o modelo mais básico da empresa. As gerações atuais trabalham com 2 ou 4 núcleos, comumente com clocks mais baixos, assim como TDPs menores.

Lista com os melhores Processadores de 2023

  • AMD. Ryzen 5 5600G.
  • AMD. Ryzen 7 5800X.
  • Intel. CORE I7-10700K.
  • Intel. CORE I5-10400F.
  • Intel. CORE I9-10900K.

Celeron é a marca usada pela Intel em diferentes microprocessadores x86 de baixo custo. A família Celeron complementa a linha de baixa performance da Intel. Introduzido em 1998, o primeiro Celeron era baseado no Pentium II, porém sem Cache L2.

O Intel Celeron G5925, por sua vez, é um modelo muito mais recente, lançado em 2020. Faz parte da 10ª geração de processadores Intel.

Se você está procurando um notebook acessível que oferece poder de computação superior para um tablet, o Core i3 ™ pode ser ideal para você. No entanto, se você costuma a executar programas que usam muita memória, ou realizar muitas tarefas consecutivas, o i5 pode ser uma opção melhor.

Celeron: ideal para uso diário
Os processadores da linha Celeron foram criados para uso cotidiano, especialmente em máquinas que são utilizadas para rodar aplicativos mais simples, como programas de escritório ou o navegador para acesso à internet.

2. Celeron 430 – a partir de R$ 118.

Já a marca Celeron estreou no ano de 1998 com um chipset baseado na CPU Pentium II. Desde a concepção a linha foi pensada para produtos de baixo custo e marcava presença em laptops de entrada e Chromebooks.

Atualmente, a empresa divide seus produtos em sete linhas principais: Atom, Celeron, Pentium, Intel Core i3, Intel Core i5, Intel Core i7 e Intel Core i7 Extreme. A maioria dessas séries conta com chips especiais para notebooks e desktops.

Os processadores Celeron são a porta de entrada da linha Comet Lake. Estes processadores, assim como os modelos Pentium, são os mais em conta, do ponto de vista financeiro, mas que ainda conseguem entregar um bom desempenho na realização de tarefas básicas.

Intel Core i5

Embora dependa do perfil do usuário, o melhor notebook para estudar para a maioria das pessoas será um modelo intermediário com bom custo-benefício. Um processador Intel Core i5 ou AMD Ryzen 5 de geração recente, armazenamento em SSD e ao menos 8GB de memória RAM são bons parâmetros para iniciar sua busca.