Quanto de proteína um bariátrico precisa por dia?

Perguntado por: lferrari . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Quanto de proteínas devo consumir após a cirurgia bariátrica? A literatura recomenda a ingestão de pelo menos 60g de proteína ao dia nas fases iniciais de pós-operatório. Posteriormente, recomenda-se 1,5g de proteína por kg de peso ideal por dia – aproximadamente 90 a 120 gramas de proteína por dia.

Alguns alimentos são proibidos na alimentação pós cirurgia, como:

  • Alimentos fritos;
  • Água com gás;
  • Alimentos ricos em açúcares;
  • Refrigerantes;
  • Temperos industrializados;
  • Molhos industrializados.

Se você deseja ingerir cerca de 100g de proteína por dia, pode facilmente consumir 25g (uma unidade) em cada refeição e comer alguns petiscos de proteína. Se você busca comer cerca de 150g por dia, pode simplesmente dobrar suas unidades de proteína em algumas refeições para atingir sua meta.

Consumo indicado de proteína
Mas o consumo médio diário recomendado pelos principais órgãos oficiais de nutrição, como a Organização Mundial da Saúde, é de 0,8 gramas por kilograma de peso do corpo. Idosos, por exemplo, podem precisar de uma quantidade maior do que os adultos e jovens.

Uma pessoa não operada tem espaço para consumir aproximadamente de 1 litro a 1,5 litro de alimentos. Já um estômago pós-bariátrica tem capacidade para 25 ml a 200 ml (equivalente a um copo americano).

O prato do paciente bariátrico deve priorizar proteínas, depois saladas, grãos/leguminosas e, posteriormente, carboidratos. A recomendação é que se utilize prato e talheres de sobremesa para servir essas porções. Um exemplo seria: uma colher de sopa de arroz, uma colher maior de salada e outra de carne.

Após a cirurgia bariátrica, o consumo de proteínas se torna essencial para preservar a massa muscular e a imunidade, bem como prevenir a fadiga, a queda excessiva de cabelo e o enfraquecimento de unhas. Por isso, a ingestão de whey protein pós bariátrica é tão importante.

Os suplementos para bariátricos mais indicados pelos especialistas são:

  • Cálcio e vitamina D.
  • Ferro.
  • Proteínas (vitaminas do complexo B)

A MELHOR SOLUÇÃO. Bariatric Fusion® é o suplemento alimentar de vitaminas e minerais completo e adequado para os pacientes que realizam um procedimento bariátrico. Disponível em pastilhas mastigáveis com altos índices, este suplemento bariátrico pode ser ingerido desde a primeira semana pós-cirurgia.

Uma das principais restrições da Dieta Após a Cirurgia Bariátrica é em relação aos alimentos crus. Eles devem ser evitados pelo fato de demorarem mais para serem digeridos. E isso gera uma sobrecarga para o estômago, causando desconforto e dor no paciente.

Consumo de Bebidas Alcoólicas e Refrigerantes
Nos primeiros 3- 6 meses não se deve tomar bebidas alcoólicas nem gaseificadas ( água com gás e refrigerantes), pois o gás lhe causará a sensação de mal estar e “estufamento”, além de ocasionar náuseas e vômitos.

goiaba

A goiaba é considerada a fruta mais rica em proteínas. Isso porque com uma xícara — o que equivale a 200 g ou a uma porção — é possível obter, em média, 4,2 g de proteínas. Além disso, é uma ótima fonte de fibra, vitamina C, potássio e antioxidantes para o organismo.

Por exemplo:
Uma pessoa sedentária deve consumir 1 g de proteína por quilo. Portanto, se ela pesa 60 kg, basta multiplicar 1 x 60 para saber que o total de proteína a ser ingerida é de aproximadamente 60 gramas por dia.

Como calcular a quantidade de proteína por dia? Em termos gerais, a recomendação da Organização Mundial da Saúde é de 0,8 gramas por kg de peso. Vale destacar que pessoas com tamanhos diferentes, composições corporais diferentes e estilos de vida diversos também podem ter quantidade de proteína diária variada.

A ingestão diária recomendada é de 0,8 gramas por quilograma de peso corporal, isso equivale a cerca de 10% das calorias diárias.

6g

Uma unidade de ovo de galinha tem, aproximadamente, 6g de proteína. O alimento pode ser consumido diariamente, pois traz diversos benefícios para a saúde que vão além do aporte proteico. Rico em vitamina B12, promove a redução dos níveis de gordura e auxilia na formação de músculos.

Para ingerir 200 g de proteínas por dia, você precisa consumir alimentos ricos nelas: carnes vermelhas magras, peixe, laticínios, ovos, castanhas, feijão e soja. Opte por lanches proteicos durante o dia, como iogurte natural ou algumas nozes.

Isso ocorre devido ao fenômeno de complacência, ou seja, a capacidade da parede gástrica em se adaptar a determinada pressão exercida pela passagem do alimento.

Mais de 90% deles voltaram a engordar depois do procedimento cirúrgico, sendo que 16% apresentaram transtorno de compulsão alimentar leve e 6%, a forma grave. A coleta de dados foi obtida de forma on-line entre 2020 e 2022.

A Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), revela que mais de 50% dos pacientes que passam por algum tipo de cirurgia bariátrica acabam tendo reganho de peso.