Quanto de proteína por kg de peso?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Mas o consumo médio diário recomendado pelos principais órgãos oficiais de nutrição, como a Organização Mundial da Saúde, é de 0,8 gramas por kilograma de peso do corpo. Idosos, por exemplo, podem precisar de uma quantidade maior do que os adultos e jovens.

O treinamento de força, e a ingestão de 1,6g de proteína/kg de peso/dia é suficiente para aumento da massa muscular e da força. Entretanto, alguns indivíduos que buscam maximizar o ganho de massa muscular com treinamento de força, podem se beneficiar de quantidades de 2,2g proteína/kg de peso/dia.

Basta pegar seu peso e multiplicar por um dos fatores, começando em 1,2. No nosso exemplo, se o José de 70 kg treina musculação pesada nas 3x que vai na semana, pode começar com 2,0 x 70 = 140 g de proteína por dia. Dá para saber o valor em caloria também, multiplicando o resultado por 4.

Para isso basta multiplicar o seu peso corporal por 1,5. O número obtido é uma meta razoável para a quantidade de proteína, em gramas, que você deve comer todos os dias.

Por exemplo, a The National Academy of Medicine recomenda que adultos consumam no mínimo 0,8 gramas de proteína para cada quilo de peso corporal por dia. As instituições American Dietetic Association e a Dieticians of Canada seguem nessa linha e sugerem: Indivíduos sedentários ou pouco ativos: 0,8g/kg/dia.

De acordo com a OMS, o ideal é que pessoas que não praticam atividades físicas consumam diariamente entre 0,8 e 1 grama por quilo de peso. Por exemplo, uma pessoa de 50 kg deve consumir 50 gramas de proteína por dia.

Um estudo publicado em setembro de 2022 na revista científica Sports Medicine Open sugere que o consumo diário de proteína para aumentar a massa muscular deve ser de 1,5 grama para cada quilograma de peso corporal. Nesse contexto, uma pessoa que pesa 80kg deve consumir 120g do macronutriente por dia.

6g

Uma unidade de ovo de galinha tem, aproximadamente, 6g de proteína. O alimento pode ser consumido diariamente, pois traz diversos benefícios para a saúde que vão além do aporte proteico. Rico em vitamina B12, promove a redução dos níveis de gordura e auxilia na formação de músculos.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

1,6 g

Banana. Para completar a lista, é preciso mencionar a importância das bananas. Em uma porção da fruta, uma pessoa obtém, em média, 1,6 g de proteína.

Realizar exercícios compostos, como agachamentos, levantamento de peso morto, supino e flexões, que envolvem vários grupos musculares ao mesmo tempo, é altamente recomendado. Esses exercícios desencadeiam uma resposta anabólica no corpo, promovendo o crescimento muscular.

É recomendável ingerir entre 1,3 a 2g de proteína por quilo de peso corporal. Por exemplo: uma pessoa de 80kg deve ingerir até 160g de proteína por dia (80kg vezes 2g de proteína = 160g).

Para ganhos de massa muscular, a divisão de macros pode ser calculada como: 4g de carboidrato por quilo corporal, que seriam 4g x SEU PESO. 2g de proteína por quilo corporal, que seriam 2g x SEU PESO.

Dois ovos inteiros possuem 13 gramas de proteína. Enquanto uma porção padrão (100g) de peito de frango possui 32 gramas de proteína, explica o especialista. Fernando destaca ainda que, além da concentração proteica menor, o ovo possui maior quantidade de gorduras.

8 gramas

Uma concha (100 gramas) de feijão cozido fornece 8 gramas de proteína. Apresenta zinco, luteína e vitaminas do complexo B, caso de ácido fólico e niacina.

Entre as principais consequências do excesso de proteínas, destacam-se o aumento do risco de doenças cardiovasculares, pedra nos rins, aumento de peso e problemas no fígado. Para evitar complicações, é fundamental ter moderação e conhecer a quantidade ideal de proteínas que se deve comer.

Para ingerir 200 g de proteínas por dia, você precisa consumir alimentos ricos nelas: carnes vermelhas magras, peixe, laticínios, ovos, castanhas, feijão e soja. Opte por lanches proteicos durante o dia, como iogurte natural ou algumas nozes.

A ingestão diária recomendada é de 0,8 gramas por quilograma de peso corporal, isso equivale a cerca de 10% das calorias diárias.