Quanto de proteína devo comer para preservar a massa muscular?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Importante: A suplementação proteica é mais eficiente em promover aumento de massa muscular em indivíduos jovens e treinados, sendo suficiente a dose de 1,6g de proteína/kg peso/ dia.

Para aqueles que têm como objetivo o aumento de massa muscular, a Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva sugere a ingestão de 1,6 a 1,7 gramas/kg de peso dia, e para atletas com grande volume corporal a sugestão é de 2 gramas\kg de peso dia.

Uma unidade de ovo de galinha tem, aproximadamente, 6g de proteína. O alimento pode ser consumido diariamente, pois traz diversos benefícios para a saúde que vão além do aporte proteico. Rico em vitamina B12, promove a redução dos níveis de gordura e auxilia na formação de músculos.

Existem 6 g de proteína em um ovo grande e 3,6 g são encontrados na clara do ovo. Isso é muita proteína!

É recomendável ingerir entre 1,3 a 2g de proteína por quilo de peso corporal. Por exemplo: uma pessoa de 80kg deve ingerir até 160g de proteína por dia (80kg vezes 2g de proteína = 160g). Mas não basta apenas ingerir proteínas. A fonte dessas proteínas também importa.

Proteína: quanto comer
Um corredor de 75 kg, por exemplo, precisa de 75 a 120 g, todos os dias.

Grão-de-bico
O grão de bico também está entre as leguminosas mais ricas em proteínas, 100g de grão de bico contém cerca de 14g de proteína. A grande vantagem desse alimento é que além de ser rico em fibras, ele pode ser consumida de várias formas, como feijão, em saladas, em forma de pasta (homus), etc.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

O que comer nas refeições para ganhar massa muscular?

  1. Café da manhã: uma fruta, uma xícara de café e pão integral com um pedaço de queijo minas;
  2. Almoço: salada com grão de bico, um bife e arroz integral;
  3. Lanche da tarde: um pote de iogurte com granola;
  4. Jantar: salada de legumes e um filé de frango.

Porém, alguns erros podem prejudicar o objetivo, como não se hidratar adequadamente, exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e ter medo de consumir carboidratos. A nutricionista Catiene Chieppe conta que um dos principais erros é não comer o suficiente. "Esse é um grande erro que atrapalha o ganho de massa muscular.

Frango

Corte de carne (100 g)Quantidade de proteína (g)
Peito de frango grelhado31,8
Sobrecoxa sem pele assada29
Coxa de frango sem pele cozida26,8
Coração de galinha grelhado22,3

Falando de níveis proteicos, o ovo de codorna é o campeão entre as três opções.

Entre as principais consequências do excesso de proteínas, destacam-se o aumento do risco de doenças cardiovasculares, pedra nos rins, aumento de peso e problemas no fígado. Para evitar complicações, é fundamental ter moderação e conhecer a quantidade ideal de proteínas que se deve comer.

Quando o objetivo é hipertrofia, a maioria das pessoas já sabe que as proteínas são importantes e fundamentais nesse processo. Um total de 1.4 a 2.0 g de proteína/kg de peso é necessário para esse objetivo.

  • Frango. Com 23 g de proteína a cada 100 g, o frango é uma das melhores fontes de proteína magra de origem animal. ...
  • Salmão. Outra fonte importante de proteína magra de origem animal é o salmão. ...
  • Carne vermelha. ...
  • Grão-de-bico. ...
  • Quinoa. ...
  • Ovos. ...
  • Feijão.

Basta pegar seu peso e multiplicar por um dos fatores, começando em 1,2. No nosso exemplo, se o José de 70 kg treina musculação pesada nas 3x que vai na semana, pode começar com 2,0 x 70 = 140 g de proteína por dia.

Para isso basta multiplicar o seu peso corporal por 1,5. O número obtido é uma meta razoável para a quantidade de proteína, em gramas, que você deve comer todos os dias.