Quanto de peso a creatina aumenta?

Perguntado por: icortes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

A creatina é um suplemento que se usa em pequena dosagem, em torno de 3g por dia, seu valor calórico é insignificante e seus efeitos não provocam absolutamente nenhum aumento de gordura corporal.

Com o aumento da demanda, a oferta do mercado não conseguiu acompanhar. O resultado foi a falta dos produtos nas prateleiras e aumento dos preços. “O principal produto que chama atenção no preço é a creatina. Em 2020, era em torno de R$ 64 e hoje, no mínimo, custa R$ 150.

Geralmente, recomenda-se a ingestão de 3g de creatina por dia. Em termos calóricos, Amanda explica que não tem grandes impactos. Dessa forma, o produto não deve nem emagrecer e nem engordar. “Tudo depende de como é a alimentação e os treinos de quem a consome.

Hoje, sabe-se que para obter os efeitos da creatina na performance seu uso precisa ser crônico e não há a necessidade de fazer a saturação, a dose diária recomendada é de 0,07g X kg. Assim, um homem de 80kg necessita de 5,6g de creatina por dia para manutenção dos níveis no músculo.

O cálculo para adequar a quantidade ideal de creatina para o seu caso é bem simples: em torno de 0,03 a 0,1g por kg de peso corporal. Para a maioria das pessoas isso ficaria em torno de 3 a 5g por dia. Como o efeito da creatina é crônico, você não perceberá os benefícios da suplementação nos primeiros dias.

Tempo de Absorção da Creatina
Quando 2g são consumidos em solução aquosa, o pico de concentração plasmática é atingida em aproximadamente 1h. Quando doses maiores que 10g são administradas, esse pico pode ser atingido em até 2h30. Já doses únicas de 5g atingem seu pico em torno de 1-2h pós ingestão.

O protocolo de suplementação praticamente consensual é o de administração de 3 a 5g diariamente, e o efeito de ganho de músculo e força é esperado após um período de seis a oito semanas de suplementação. Existe também uma estratégia que preconiza uma dose maior de creatina na primeira semana de uso.

Normalmente, a creatina demora cerca de três semanas de uso para começar a fazer efeito, mas é possível fazer um protocolo de saturação para agilizar os resultados.

Conforme proposto e recomendado pela Anvisa, sugerimos a ingestão de 3g de creatina uma vez ao dia. Vale destacar, mais uma vez, que esta dose é recomendada para pessoas com mais de 19 anos.

Nossos produtos são baratos devido a vendermos da nossa Indústria direto ao consumidor, assim fazendo com que o cliente já economize pelo menos 80%, uma vez que os nossos produtos não passam por revendedores e lojistas até chegar ao consumidor.

Usar 20 gramas de creatina diariamente, dividindo em 4 dosagens de 5 gramas cada. Tomar 5 gramas uma hora depois do café da manhã, 5 gramas 30 minutos antes do treino. Mais 5 gramas imediatamente após finalizar o treino, se puder consumir juntamente com dextrose, whey protein ou malto, faça a diluição de todos juntos.

A creatina não engorda, esse suplemento nem mesmo possui calorias. Muitas pessoas tem essa dúvida e acabam afirmando que estão engordando devido a um efeito colateral que é a retenção de líquido, e também à massa corporal magra obtida com este suplemento.

Muitas pessoas acreditam que a creatina é um suplemento apenas para quem quer ganhar massa muscular, principalmente homens ou fisiculturistas. Porém, o que pouca gente sabe é que esse também é um suplemento que pode ser aliado no processo de emagrecimento e para as mulheres traz muitos benefícios à saúde.

O uso do suplemento com uma baixa ingestão de líquidos pode sobrecarregar os rins. A creatina não possui calorias e, por isso, não engorda. O que pode acontecer é um aumento de peso, massa magra, em consequência do crescimento de músculos.

Este esquema consiste em tomar 0,3 g de creatina para cada kg de peso corporal, dividindo-se a dose total em 4 vezes durante o dia, por um período de 5 a 7 dias.

Quem toma creatina tem que tomar quantos litros de água? A creatina não demanda que a pessoa faça ingestão de uma quantidade anormal de água. Ela deve continuar consumindo o normal recomendado, que é mínimo de 35ml de água por cada quilo. Por exemplo, uma pessoa de 70 kg deve tomar cerca de 2,45 litros de água por dia.