Quanto de pasto um bezerro come por dia?

Perguntado por: dfrutuoso . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Sabe-se que o animal tem um consumo diário de cerca de 2,5% de seu peso vivo de forragem. Desta forma, com um rebanho mais leve, o sistema de recria pode suportar em torno de 28% a mais animais na mesma área, em comparação ao que suportaria o sistema de recria e engorda a pasto.

O período de três horas por dia no creep-grazing é o ideal. A partir dos quatro meses, pode-se aumentar o tempo de pasto dia a dia, consecutivamente. Ou seja, até chegar a 60% do tempo de pastagem dos animais adultos.

Por exemplo, um boi de 400 kg de PV irá consumir cerca de 10 kg de MS/dia, que equivalem a, aproximadamente, 30 kg de silagem, ou 40 kg de capim verde, ou 12 kg de feno.

Bezerros de raças taurinas começam a pastar e a ruminar entre 2 e 3 semanas de idade, com um tempo médio de pastejo de 3 horas/dia. Daí até 120 dias de vida, o tempo de pastejo aumenta quase que diretamente com a idade do bezerro.

O produtor pode monitorar o ganho de 50 kg por mês. Um bezerro para você ter uma ideia tem um ganho médio de engorda de seis arrobas. E segundo a Embrapa Gado de Corte, no primeiro período das águas que um bezerro passa, o ganho de peso pode ser de 500 a 900g por cabeça por dia.

Cada bezerro deve consumir 6 litros de água para cada quilo de matéria seca ingerida, o que evita a desidratração. Além de quantidade, devemos ofertar água de extrema qualidade aos animais. Com o BR-Corte você otimiza dietas segundo as exigências alimentares do seu animal.

A média de consumo por animal é de 4% do peso vivo ao dia. Por exemplo: um animal de 400 quilos terá um consumo de 16 quilos de pasto todos os dias. Agora, vamos multiplicar esse número pelos dias do ano, 365, o que resulta em 5.8 toneladas de pastagem por ano.

Touros: 1,5% do peso vivo; Bezerros e novilhas: 5 a 6 Kg ao dia; Gado em engorda: em torno de 3% do peso vivo.

Para engordar o gado, os capins ideais são o Brachiaria brizantha, Brachiaria decumbens, Brachiaria humidicola, Brachiaria ruziziensis e Panicum maximum. Quando realizado adequadamente, o manejo alimentar melhora a performance produtiva do rebanho.

Bezerros e novilhas: 5 a 6 Kg ao dia; Gado em engorda: em torno de 3% do peso vivo.

As melhores pastagens para o rebanho bovino vão do Capim Mombaça ao Brachiarão

  • Brachiaria humidicola. O Brachiaria humidicola é ideal para ser cultivado na região Norte e no Pantanal. ...
  • Brachiaria decumbens. O Brachiaria decumbens é perfeito para ser cultivado em regiões de Cerrado. ...
  • Brachiaria ruziziensis.

Realize a suplementação com uma ração para bezerros. Os ingredientes são: grão de milho triturado, farelo de soja, sal mineral e virginiamicina.

O ovo é uma rica fonte protéica (>50%) e de gordura (>35%), sinônimo de energia. Em função disso, pesquisadores americanos recentemente testaram sua inclusão em formulações de substitutos de leite para bezerros em substituição à proteína concentrada de soro e gordura animal.

A primeira atitude é isolar o bezerro dos demais. A causa pode ser contagiosa. Feito isso, o oferecimento e um soro para que o animal reponha os nutrientes necessários para que o organismo atua de forma ideal é o indicado. O soro pode ser feito na propriedade mesmo.

As raças de boi zebuínas costumam ser as mais adequadas para a engorda a pasto por se adaptarem às altas temperaturas e a umidade em períodos de chuva.

Mesmo não sendo uma vitamina, o soro pode recuperar a hidratação do bezerro. Pela formulação ser de ingredientes fáceis e baratos, é um tratamento que pode ser feito e produzido pelo próprio produtor.