Quanto de EPA e DHA precisa ter no ômega 3?

Perguntado por: rgentil . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

A dose diária atualmente recomendada de EPA + DHA é de cerca de 250 a 500 mg, o que pode ser obtida através de 1 ou 2 comprimidos por dia de óleo de peixe, de acordo com a marca que você comprou.

Quanto maior a concentração de EPA e DHA, mais concentrado e puro será o óleo. Pureza: é fundamental que a pureza do óleo em relação a metais pesados e contaminantes seja comprovada por um órgão certificador especializado.

250 mg

Por ser um nutriente essencial para o nosso organismo, o consumo diário recomendado de ômega 3 é de 250 mg para adultos e de 100 mg para crianças. No caso das gestantes, o consumo recomendado chega a 450 mg por dia.

Recomenda-se ingerir uma cápsula de Ômega 3 duas vezes ao dia junto às principais refeições.

200 mg

E quanto é preciso consumir para garantir todos esses benefícios? A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão mínima de 200 mg de DHA por dia para gestantes e mulheres que estejam amamentando, seja na forma de alimentos fontes ou em cápsulas, como suplementação.

Uma das maneiras de verificar na prática se o ômega 3 é verdadeiro é abrindo 2 a 3 cápsulas e despejando o produto dentro de uma xícara. Coloque no congelador por 5 horas e verifique se o líquido congelou. Se isso aconteceu, o ômega 3 não é de boa qualidade, pois ele não deve congelar.

Se o seu interesse é pelo melhor ômega 3 com bom rendimento, sugerimos o Ômega Ultra TG como a melhor escolha. Ele possui certificação IFOS, e cápsulas em forma de triglicerídeos (TG) de fácil absorção. A cada dose de 2 cápsulas, o Ômega Ultra TG proporciona 720 mg de EPA e 480 mg de DHA, somando 1200 mg ao dia.

Ainda no quesito melhor ômega 3 para investir e também com um ótimo custo-benefício temos o Omegafor Plus, da marca Vitafor. Ele também é feito à base de óleo de peixe e dispõe de uma alta concentração de seus derivados. Em relação aos ácidos graxos, as concentrações de cada cápsula são: 990mg de EPA e 660mg de DHA.

Tomar 1 cápsula três vezes ao dia, preferencialmente antes das principais refeições, ou conforme recomendação médica. Cada porção individual (uma cápsula) fornece 1.000mg de óleo de peixe.

O tempo de resposta do ômega 3 varia de acordo com cada um. O estado de saúde individual, a dose consumida e o tipo de óleo de peixe também influenciam nesse processo. De maneira geral, são necessários três meses para que o ômega 3 atinja níveis ideais para fazer com que o nosso corpo sinta os efeitos.

Nutriente benéfico – Os resultados comprovaram que maiores níveis de ômega-3 no sangue estão associados a uma melhor qualidade do sono. Segundo a pesquisa, as crianças que receberam os suplementos do nutriente passaram a dormir cerca de uma hora a mais do que as que ingeriram placebo.

Existe um horário para tomar ômega 3? Apesar de não haver nenhuma evidência científica, profissionais recomendam que o consumo seja realizado junto das principais refeições, como almoço, jantar e café da manhã.

Ácido Eicosapentaenóico (EPA): atua na produção de substâncias anti-inflamatórias que auxiliam na saúde do coração e da circulação sanguínea. Ácido Docosahexaenoico (DHA): com ação antioxidante, é considerado o ácido graxo mais benéfico para a saúde do cérebro, envolvido em diversos processos cognitivos.

Ela varia muito – inclusive em termos de proporção de EPA e DHA. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura diz que ingerir até 3 gramas de ômega-3 por dia é seguro.

O DHA tem uma atuação direta em três funções do cérebro: memória, aprendizagem e fixação do conhecimento. Isso acontece porque ele ajuda a construir e estruturar as bainhas de mielina, uma capa de gordura que ajuda a formar as sinapses – comunicação entre os impulsos nervosos do cérebro.

Se quiser associá-lo a outro elemento, escolha o magnésio, que potencializa seu efeito. Já o ômega 3 pode competir com outros suplementos, atrapalhando sua absorção, então é melhor ser ingerido sozinho.

O que o melhor ômega 3 precisa ter? O melhor ômega 3 deve conter as seguintes informações: ser ultrafiltrado, livre de mercúrio, armazenado em embalagens escuras e ter maior concentração de DHA e EPA em sua composição.