Quanto de energia gasta um fogão por indução?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

Se você utilizar um cooktop de quatro bocas que funciona por indução, tipo de fogão elétrico que pode ter um consumo médio por hora de até 7,5 kWh, durante uma hora todos os dias, pagará um total de R$ 177,75 na conta de luz ao final do mês (7,5 kWh multiplicado por 30 dias é igual a 225 kWh por mês; vezes o valor ...

Para gerar calor e aquecer o fundo das panelas, o cooktop por indução precisa de um campo magnético na hora de produzir energia. Com isso, o seu gasto energético costuma ser um pouco maior que o fogão elétrico comum e ele se torna menos econômico que o consumo de gás, o que é uma desvantagem para o produto.

Por isso, confira a seguir as desvantagens do Cooktop por Indução:

  • Não oferecem a função de forno, desse modo é preciso ter o eletrodoméstico separado;
  • Requer utensílios específicos para indução (panelas e utensílios);
  • Devido à tecnologia desse produto, o investimento pode ser mais elevado do que modelos tradicionais.

Para comparar, um cooktop por indução consegue ferver água até quatro vezes mais rápido do que um fogão à gás, segundo fabricantes. Ou seja, o consumo de energia pode ser maior na ponta do lápis, como dissemos, mas o tempo de preparo das receitas vai ser reduzido em todos os processos.

Uma das maiores vantagens do cooktop de indução está na sua tecnologia de acendimento: as bocas só acendem quando estiverem com uma panela com fundo de ferro sobre ela e apenas o interior da panela esquenta, enquanto o seu redor permanece na temperatura ambiente.

Agora você sabe que o cooktop por indução gasta, sim, uma quantidade considerável de energia elétrica, mas seu funcionamento faz com que ainda assim esse modelo seja a opção mais eficiente e econômica da categoria – além de ser também o mais seguro.

Uma desvantagem do cooktop é que ele é composto apenas de mesa, ou seja, não tem forno. Portanto, é necessário planejar o mobiliário para instalar também um forno elétrico ou a gás e ter, assim, o equivalente aos recursos disponíveis no fogão tradicional.

Com a variação de preço do gás de botijão de 32,45%, do gás encanado de 35,10% e da energia elétrica de 30,16%, em 12 meses, especialistas em eficiência energética ouvidos pelo GLOBO concluíram que, muitas vezes, usar eletricidade pode sair mais em conta, seja para fazer um simples arroz ou até mesmo pão de queijo.

O cooktop por indução também pode ser considerado elétrico, pois é ligado na tomada, mas seu funcionamento é diferente. Ao invés de resistências, ele utiliza indução eletromagnética. Ou seja, um campo eletromagnético é gerado na parte interna da superfície. Isso produz calor que é direcionado para o fundo da panela.

As panelas para o fogão por indução são os modelos de aço inox, ferro fundido e fundo triplo. Quanto mais plana e sem curvas, melhor sua capacidade de aquecimento e de cocção regular. Panelas de alumínio, vidro, cobre ou barro não servem para esse tipo de eletrodoméstico.

Se você utilizar um cooktop de quatro bocas que funciona por indução, tipo de fogão elétrico que pode ter um consumo médio por hora de até 7,5 kWh, durante uma hora todos os dias, pagará um total de R$ 177,75 na conta de luz ao final do mês (7,5 kWh multiplicado por 30 dias é igual a 225 kWh por mês; vezes o valor ...

Uma curiosidade é que a panela de indução pode ser usada em modelos elétricos e a gás, sendo uma opção superversátil e certeira para todos os tipos de cozinhas.

- Com tanta vantagem, a única desvantagem do forno elétrico é gastar mais energia que o forno a gás e em caso de falta de luz, você não consegue usar ele. Vantagens: - O forno a gás é muito econômico, ele só usa energia elétrica pro acendimento automático e luz interna do forno.

Cada hora de uso gira em torno de oitenta centavos de Real. O segundo mais caro é o forno elétrico sem manta térmica.

2 anos

Cooktop por Indução Descartável - vida útil de 2 anos e meio apenas.

Em uma comparação direta, os fogões elétricos, especialmente aqueles por indução, são mais econômicos que aqueles abastecidos por gás. De acordo com pesquisas da Tramontina, fabricante gaúcha de equipamentos para o lar, o modelo por indução aquece mais rapidamente as panelas.