Quanto de dipirona comprimido pode dar para cachorro?

Perguntado por: smota . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Em geral, a dose de dipirona para cachorro indicada é uma gota por quilograma de peso do pet, até o limite de 35 gotas.

A princípio, pode dar dipirona para cachorro, desde que seja prescrito por um médico-veterinário para o alívio de sintomas, como febre e dores moderadas no pet. Caso seja oferecido da maneira errada ou na dose inadequada, o medicamento pode causar intoxicação ou lesões medicamentosas no animal.

O recomendado é uma gota do medicamento para cada Kg do animal. Isso significa que um cãozinho de 6 Kg tomará seis gotas de dipirona para cachorro. Já a dipirona comprimido para cachorro é mais recomendada para pets que já atingiram a idade adulta ou aqueles de grande porte.

Portanto, dar dipirona para cachorro é sim possível, no entanto, essa não costuma ser a primeira opção de veterinários devido ao desenvolvimento de vários antipiréticos e anti-inflamatórios para cães mais seguros e eficazes no tratamentos.

A quantidade de medicação geralmente está expressa na bula em mg/kg. Se, por exemplo, a dose total de um medicamento é de 0,1 mg/kg e o animal pesa sete quilos, devemos administrar 0,7 mg. Se, por outro lado, ele pesar 65 quilos, deverá tomar 6,5 mg de medicamento.

Fórmula: Cada mL contém 500 mg de dipirona monoidratada. Excipientes: fosfato de sódio monobásico, fosfato de sódio dibásico, sacarina sódica e água purificada. Cada 1 mL deste medicamento equivale a 20 gotas e 1 gota equivale a 25 mg de dipirona monoidratada.

Muitas medicações para os cachorros são hidrófilas, ou seja, podem ser dissolvidas em água sem prejudicar sua composição e seus efeitos. Dissolver o comprimido em água e aplicar diretamente na garganta do animal, com a ajuda de uma seringa, pode auxiliar muito nesse processo.

Afinal, qual remédio pode dar para cachorro com dor?

  • Cetoprofeno;
  • Meloxicam;
  • Firocoxib;
  • Carprofeno;
  • Enrofloxacino;
  • Doxiciclina;
  • Dexametasona.

Corte ou amasse o comprimido para cachorro
Se não houver problema, pode dar comprimido amassado para cachorro sim. Cortar ou amassar o remédio facilita a sua vida e a do cachorro. Isso porque a fragmentação do medicamento ajuda a esconder, mascarar e misturar na comida.

O uso do comprimido de dipirona é inadequado para crianças abaixo de 15 anos de idade. Em crianças menores de 3 meses ou pesando menos de 5 kg, na gravidez e na lactação o uso de dipirona deve ser evitado.

A resposta mais simples é: nenhum medicamento é adequado para os animais sem que seja prescrito por um médico ou médica veterinária qualificado.

Uma opção de como dar comprimido para o cachorro camuflado é apelar para o paladar do peludo. Procure misturá-lo à ração úmida ou à comida pastosa, ou até mesmo embrulhá-lo em algum alimento que o pet aprecie. Note, porém, que esses métodos dificilmente funcionam quando é preciso dar o remédio por muitos dias seguidos.

Quebrar medicamentos em drágeas e comprimidos
Um dos principais erros é triturar comprimidos ou abrir cápsulas para facilitar a deglutição. Uma cápsula pode ser desenvolvida para não se degradar no estômago - se retirarmos o seu conteúdo, ela pode perder o efeito.

Principais sinais de que o cachorro está com dor

  1. Perda de apetite. A perda de apetite é um dos principais sinais de que o cachorro está com dor no estômago, intestino ou outra região do sistema digestivo. ...
  2. Vocalização (uivos, choro ou gritos) ...
  3. Isolamento. ...
  4. Agressividade. ...
  5. Lambidas excessivas.

Nunca ofereça remédios humanos e sem prescrição de um médico veterinário. Esses medicamentos podem ser tóxicos para animais e até levar ao óbito.