Quanto de creatina tem no leite?

Perguntado por: edias7 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Apesar de possuírem creatina, ovos e leite são fontes pobres deste nutriente. De facto, o ovo possui apenas 100 mg/kg e o leite 100 mg/L.

Os alimentos fonte de creatina são os de origem animal: carnes, peixes, ovos e leite. A alimentação contribui com cerca de 1g de creatina ao dia.

Ovos, carnes (como frango ou patinho moído), atum, iogurte ou até leite são bons substitutos. Cem gramas de carne bovina, por exemplo, tem cerca de 450g a 500mg de creatina por porção. Bacalhau, linguado, frango, ovos e leite são outros ingredientes abundantes nessa substância.

Sabe-se que a creatina é uma substância osmoticamente ativa. Sendo assim, quando há aumento do conteúdo intracelular do peptídeo, é provocado um influxo de água para dentro da célula, aumentando a água intracelular e, consequentemente, a massa corporal.

Conhecida por causar retenção de água, a creatina recebeu por um tempo a fama de provocar inchaço corporal. Porém, a retenção de água que ela provoca é pequena e ocorre dentro das células Esse, inclusive, é um fator que favorece o aumento do crescimento das fibras musculares, em resposta ao treinamento de força.

Impulsionar funcionamento do cérebro
Devido ao seu papel fundamental no equilíbrio de energia, a suplementação com creatina pode melhorar a performance cerebral e atuar como neuroprotetora, uma vez que diminui a demanda cerebral por oxigênio e reduz a fadiga mental.

O cálculo para adequar a quantidade ideal de creatina para o seu caso é bem simples: em torno de 0,03 a 0,1g por kg de peso corporal. Para a maioria das pessoas isso ficaria em torno de 3 a 5g por dia. Como o efeito da creatina é crônico, você não perceberá os benefícios da suplementação nos primeiros dias.

Um kilo de carne de boi contém em torno de 4 a 5 g de creatina A creatina é sintetizada no corpo humano a partir de vários aminoácidos provenientes dos alimentos protéicos da dieta.

Ingerir a quantidade adequada de creatina pela alimentação é pouco viável. Para ter acesso à dose habitualmente indicada (3 gramas) seria necessário comer aproximadamente 660 gramas de carne vermelha! Top.

Um dos principais alimentos ricos em creatina natural é a carne vermelha, especialmente carne magra. Estima-se que cada 500 gramas de carne crua contém cerca de 2 a 2,5 gramas de creatina.

A depender do corte, o frango chega a oferece entre 300 e 500 mg de creatina por 100 gramas. Essa quantidade é semelhante aos níveis de creatina encontrados na carne vermelha. Também podemos encontrar cerca de 850 mg de creatina por porção de 200 gramas de peito de frango sem pele.

Creatina engorda se não malhar? A Creatina não foi desenvolvida especificamente para emagrecimento, ela é indicada para esportes de alta intensidade. Então, ao consumi-la sem malhar pode gerar inchaço. Por isso, não tome creatina sem malhar.

Creatina é um composto de aminoácidos responsável por trazer diversos benefícios para o corpo humano. Estudos mostram que a creatina pode aumentar a massa muscular, força e desempenho no exercício, além de efeitos positivos em doenças neurológicas e outras doenças crônicas.

Os efeitos colaterais mais comuns da creatina são náuseas, diarreia, câimbras e desidratação. Existe ainda a hipótese de uma relação entre o consumo de creatina e aumento na incidência de cálculos renais.

Conforme proposto e recomendado pela Anvisa, sugerimos a ingestão de 3g de creatina uma vez ao dia. Vale destacar, mais uma vez, que esta dose é recomendada para pessoas com mais de 19 anos.

A justificativa para o veto aos aminoácidos da cadeia ramificada é a constatação da Anvisa de que, apesar de não representar risco à saúde, esse composto não cumpria o efeito prometido do fornecimento de energia.

Outros fatores podem aumentar o nível de creatinina, entre eles o uso de alguns medicamentos, a ingestão de muita proteína, doenças musculares e a desidratação. Além disso, pessoas que possuem mais massa muscular e atletas têm naturalmente uma quantidade maior de creatinina no organismo.

A literatura também traz que sua suplementação pode ser realizada em doses de 5 a 20g/dia por mais de 5 dias. Em relação ao melhor momento para realização da suplementação, a literatura traz informações a respeito do tempo de absorção da creatina, que varia de 1-2h após sua ingestão.

A suplementação de Creatina pode sim facilitar o ganho de massa muscular, bem como proporcionar outros benefícios para quem treina pesado.

Como substituir?

  • Ovos;
  • Frango (principalmente o peito, sem a pele);
  • Peixes;
  • Carne vermelha;
  • Proteínas vegetais (leguminosas, tofu).