Quanto de cafeína tem o tereré?

Perguntado por: iguterres6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Foram analisados três tipos de bebidas, o chá mate, chimarrão e tererê realizados em duplicidades através do método espectrofotométrico fornecido pelo instituto Adolfo Lutz.No qual todas as bebidas apresentaram cafeína em sua composição, sendo o chimarrão com 5,2129 mg, chá com 2,7025 mg e terere com 1,3246 mg.

A erva-mate consumida na forma de chimarrão tem uma concentração de cafeína entre 1,0% e 2,5 %, ou seja, maior que a concentração de cafeína do próprio café.

Por que o tereré tira o sono? Devido à cafeína presente na bebida, consumir quantidades grandes de tereré pode levar à insônia e dificuldades para alcançar o sono profundo.

Conforme a nutricionista, a recomendação é de que o consumo de tereré não ultrapasse um litro ou até um litro e meio por dia. “Acima disso está associado a efeitos ruins no corpo”. O aviso é reforçado para pessoas que misturam o tereré com outras bebidas, como refrigerantes ou sucos açucarados.

Na verdade, estão sendo cultivadas duas espécies de erva mate com menos cafeína: Ilex Dumosa. Ilex Paraguariensis.

O tereré, assim como o chimarrão, oferece diversos nutrientes que podem auxiliar no combate e prevenção de doenças. Sendo uma rica fonte de sais minerais e antioxidantes, a bebida ajuda no combate ao envelhecimento celular e na regeneração das células.

“O tereré possui cafeína que, em excesso, pode aumentar os níveis de pressão arterial e pode aumentar a frequência cardíaca e essas são duas condições que podem favorecer a ruptura de um aneurisma”, afirma.

Já outras implicações ocorrem devido ao alto teor de cafeína da erva, podendo causar reações adversas como: gastrite, insônia, ansiedade, arritmias cardíacas e até hipertensão. "Por isso deve ser evitado ou consumido com muito critério por pessoas que sofrem com esses problemas", concluiu o urologista.

Sem contar que como ele é uma bebida diurética, a erva-mate vai fazer com que o nosso corpo atue de maneira a eliminar todos os líquidos presentes. Como resultado, a tendência é que a pessoa sofra com a desidratação. Sendo assim, o tereré não pode substituir a água.

Tanto o tererê quanto o chimarrão são estimulantes, o que pode significar problemas para quem sofre de insônia e ansiedade. Além disso, podem ser perigosos para os hipertensos.

Mais Alguns Benefícios do Tereré:
Aumenta a circulação e o ritmo cardíaco. Aumenta a força muscular e a resistência do músculo á fadiga. Aumenta o gasto calórico. Facilita a digestão e favorece a evacuação e micção.

A forma mais comum de consumi-lo é com o suco de limão gelado ou água gelada simplesmente. Contudo, é possível encontrar receitas com outros sucos e até refrigerante para o seu consumo. De qualquer forma, o preparo não é difícil e o efeito refrescante se mantém independente da forma como é servido.

O uso de chimarrão e / ou tereré, não possui estudos que comprovem sua segurança para a mãe e para o feto ao longo do período gestacional, pois a vários grupos de plantas onde os compostos são descritos como abortivos.

Se você já tem seus alimentos favoritos com o chimarrão, siga lendo que temos algumas novas opções para você experimentar!

  1. Pipoca. Nada como uma pipoquinha para acompanhar o chimarrão e ter bons momentos com a família e amigos. ...
  2. Pinhão. ...
  3. Amendoim. ...
  4. Rapadura. ...
  5. Milho torrado. ...
  6. Chips de Coco. ...
  7. Soja torrada.

Por ser uma bebida que tem em sua composição cafeína, se tomada em excesso, o Terere tira o sono sim e pode causar dificuldades para dormir. A falta de sono só aumenta se você tomar o Terere a noite, momentos antes do descanso. Já as pessoas que sofrem com insônia, podem ter os efeitos agravados.

E pode ser tomado em jejum sim. Se a pessoa segue algum protocolo de emagrecimento com o jejum intermitente, o chimarrão não quebra o jejum, só a erva não conter açúcar", responde a nutricionista.

Melhores ervas de tereré

  • Erva-mate tradicional de moagem fina.
  • Erva-mate crioula grossa.
  • Erva-mate composta com outras ervas.
  • Erva-mate com sabores artificiais.