Quanto de cafeína tem o cappuccino?

Perguntado por: aoliveira9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

71 mg

Latte (ou expresso, ou capuccino): cinco xícaras e meia (350 ml) A maioria dos cafés mais gourmet, como lattes e capuccinos, levam uma medida de expresso para serem feitos. São 71 mg de cafeína no cafezinho.

O cappuccino tradicional ou caseiro é saudável sim!
O leite é um alimento fonte de proteína e rico em cálcio e fósforo, nutrientes essenciais na formação e manutenção dos ossos e dentes e no metabolismo como um todo. Então, podemos sim tomar cappuccino às vezes – como tudo na vida, sem exageros!

O capuccino é uma bebida mais incrementada, em comparação ao famoso cafezinho. Assim, trata-se de uma mistura de café com um leite bem cremoso e vaporizado, mais espuma, conforme a receita original italiana. Contudo, no país encontra-se também a bebida com canela e cacau.

Quantidade certa de cafeína
Apesar de ser uma questão individual, a maioria das pesquisas, como a de um hospital nos Estados Unidos, aponta que o consumo diário de cafeína deve ser de, no máximo, 400 miligramas. Isso para um adulto, já que a substância não é indicada para crianças.

Quantidade segura
3-Gestantes e lactantes: 200 miligramas de cafeína (cerca de 2 xícaras coado);

Isso se dá porque grandes quantidades de cafeína podem acelerar o coração, o que não é recomendado para pacientes com maior risco de parada cardíaca, como pode ocorrer com arritmias cardíacas. Mas isso não quer dizer que a bebida deve ser banida do seu dia a dia!

A quantidade de cafeína aproximada encontrada em uma lata de Coca-Cola equivale a menos da metade das 72mg, em média, encontradas em uma xícara de 60ml de café expresso e das 50mg, em média, encontradas em uma xícara de 60ml de café coado.

Alimentos com cafeína também devem ficar de fora durante a gestação. Vale destacar que a orientação de excluir o café da dieta das gestantes se estende para todos os alimentos que contêm cafeína.

Outra dica pra tomar o cappuccino é nas noites de inverno, à noite, antes de dormir. Ele aquece o corpo e ainda tem um sabor delicioso pra terminar o dia bem.

Ou seja, se a pessoa tiver por hábito dormir às 22 horas, é indicado evitar alimentos com chocolate depois das 17h. Café precisa de ainda mais tempo, e deve-se evitar o consumo depois das 15h.

Portanto, indivíduos que sofrem com transtornos como ansiedade generalizada, pânico e fobias, devem reduzir o consumo de café, tomando preferencialmente no máximo 2 xícaras ao dia.

Sendo assim, como tem café no cappuccino, ele também tem essas mesmas vantagens, só que a quantidade de café é menor, né? Por outro lado, o cappuccino acaba enriquecido com o leite que tem cálcio e que é bom pros ossos e dentes. E tem a proteína que protege e fortalece o corpo. Aí sim!

Um cappuccino corresponde aproximadamente a 150 ml de bebida, composta por um espresso (30 ml) + partes iguais de leite e creme de leite.

Também é um alimento rico em vitaminas e minerais, nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo humano e que, além de regular enzimas e hormônios, também participam da manutenção do ritmo cardíaco, da contração muscular e do funcionamento cerebral.

Em vista disso, é importante que você seja rápido para diminuir os efeitos indesejados da substância. Então, experimente beber água, pois o consumo de água ajuda a eliminar substâncias através da urina. Caso você queira, pode beber chá verde, chá preto ou chocolate amargo pela manhã.

Por outro lado, abusar do café pode causar arritmia, agitação, irritabilidade, nervosismo e insônia. Em gestantes, o consumo acima da quantidade segura pode causar atraso na formação cerebral do feto.

A solução rápida
O Dr. Adam Splaver, um cardiologista do sul da Flórida, sugere uma boa hidratação para eliminar a cafeína do seu sistema. O exercício também pode ajudar, pois queimará o excesso de energia enquanto acelera o metabolismo.

Cafeína: Qual a quantidade que podemos consumir? É seguro consumir até 400 mg de cafeína por dia, seguro para adultos, de todas as fontes, embora recomende não exceder 300 mg. Doses únicas de até 200 mg são seguras, mesmo se tomadas menos de duas horas antes do exercício físico intenso.