Quanto de bilirrubina para fototerapia?

Perguntado por: aguedes9 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Porém, os pesquisadores que preconizam o esquema terapêutico não são unânimes quanto ao valor de bilirrubina sérica para a indicação de fototerapia: de 5 a 8 mg/dl6 e de 8 a 12 mg/dl1.

A fototerapia, como o próprio nome sugere, é uma terapia com luzes artificiais que podem estimular ou inibir a atividade celular. Esse tratamento é muito utilizado para combater doenças como psoríase, vitiligo, tipos de eczema (alergias), linfoma cutâneo, esclerodermia, líquen plano, urticária, etc.

Os valores normais são os seguintes: Bilirrubina indireta: 0,1 e 0,7 mg/dL. Bilirrubina direta: 0,1 a 0,4 mg/dL. Bilirrubina total (direta + indireta): 0,2 a 1,1 mg/dL.

O limite máximo para a icterícia ser considerada fisiológica é de 13 mg/dL. Quando ela surge antes das 24 horas após o nascimento, é preciso ficar atento para possíveis causas não fisiológicas.

Com o acúmulo de bilirrubina no corpo, o paciente pode apresentar os olhos de cor amarela (icterícia), urina escura (colúria), fezes esbranquiçadas (acolia) e coceira pelo corpo (prurido). Os valores normais variam de laboratório para laboratório, ficando, porém, o limite ao redor de 1 a 1,5mg/dL.

A icterícia surgida antes de se completar 24 horas desde o nascimento do recém-nascido deve ter uma atenção especial do médico. Em sua grande maioria, esse achado clínico está relacionado a um quadro de hiperbilirrubinemia indireta decorrente de problemas como incompatibilidade Rh ou relacionado ao leite materno.

Os principais sintomas da icterícia são: pele e parte branca dos olhos (esclera) amarelada. A urina pode ficar mais escura e as fezes mais claras. Se muito grave, pode causar ainda sonolência excessiva ou falta de vontade em se alimentar.

Durante quanto tempo o meu bebê irá precisar de fototerapia? Os bebês geralmente precisam de fototerapia durante cerca de 24 horas. A terapia terminará quando o nível de bilirrubina do seu bebê estiver dentro de um valor seguro.

O risco de toxicidade pela bilirrubina em RNs a termo com doença hemolítica é reduzido se os níveis são mantidos < 20 mg/dL. Em RNs hígidos sem doença hemolítica, há pouca evidência de desfechos neurológicos com níveis abaixo de 25-30 mg/dL.

Sinais e sintomas da icterícia
As fezes do bebé com icterícia poderão ficar pretas ou escuras por mais tempo após o nascimento, enquanto que tal não acontece num bebé sem icterícia.

A icterícia será preocupante ou não dependendo do que a está causando e quão elevada está a concentração de bilirrubina. A icterícia pode resultar de distúrbios graves, tais como incompatibilidade entre o sangue do recém-nascido e da mãe, decomposição excessiva de glóbulos vermelhos ou infecção grave.

Qual o grau normal da icterícia? A icterícia neonatal considerada normal, chamada de fisiológica, começa geralmente no terceiro dia depois que o bebê nasce e vai embora, normalmente, em até 1 mês. Sendo que, nos bebês prematuros, pode levar mais alguns dias.

A icterícia pode ser classificada em pré-hepática, hepática e pós-hepática.

A icterícia é uma condição que ocorre quando as células vermelhas do sangue hemolisam (quebram), levando-o a produzir a bilirrubina, substância amarelo-alaranjada que é difícil para um bebê eliminar, pois seu fígado não está totalmente desenvolvido e com funcionamento adequado.

Bilirrubina tem cura e as formas de tratamento consistem em fototerapia, que controla a quantidade e transfusão sanguínea. Além disso, alguns medicamentos podem ser usados para controlar a imunidade.

Quando a bilirrubina direta está alta pode indicar doenças que afetam a sua eliminação, como alguns tipos de hepatite, pedra nas vias biliares e colangite esclerosante primária.

Como saber se o bebê está com icterícia
Se a pele ficar amarelada quando você parar de fazer pressão, fale com o Pediatra ou leve o bebê à maternidade para um exame mais detalhado (não é preciso se apavorar). Para crianças de pele mais escura, observe se os olhos ou as gengivas estão amarelas.