Quanto de Açúcar tem na goiabada?

Perguntado por: abarros8 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL – Porção de 20 g (1 colher de sopa)
Quantidade por porção%VD(*)
Açúcar adicionado (Sacarose)12 g**
Açúcar da fruta (Frutose)3 g**
Fibra alimentar0,9 g4

Existem 140 calorias em 1 fatia (40 g).

Rica em fibras e de baixo Índice Glicêmico, a goiaba é uma das frutas que diabéticos podem comer.

Embora contenham os açúcares naturais da matéria prima, eles podem ser consumidos por diabéticos.

A goiabada é um doce típico da culinária brasileira, feito a partir da goiaba e do açúcar. É um doce com uma textura firme, geralmente cortado em fatias ou cubos para ser consumido como sobremesa ou como acompanhamento de queijos.

Uma dica para quem gosta do quitute não passar muita vontade é comer um pedaço pequeno, em vez de 40 g, cortar pela metade, deixando a porção em 20 g. Além disso, é importante seguir uma alimentação saudável e equilibrada.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde é que as pessoas limitem a quantidade de doces do dia a 10% das calorias necessárias.

Frutas oleaginosas: o consumo moderado de amêndoas, macadâmia, castanha do Brasil, castanha de cajú, nozes, avelãs controla a compulsão por doces. Restrinja a quantidade a aproximadamente um pires de café, considerando o alto valor calórico! Frutas desidratadas: maçã, pera, banana, kiwi, abacaxi.

Tente comer doces naturais
Frutas secas como, damasco, tâmara e uva passas são excelentes opções. Bananada sem açúcar e bolos funcionais ricos em fibras, como aveia e farinha de coco, também podem ser consumidos, porém, sem exageros.

Então, saiba que a fruta é rica em vitamina A. Mas, o nutriente presente nessa fruta que é responsável pela melhoria da visão das pessoas é a vitamina A. Portanto, mais uma vez, a goiaba branca é a melhor opção, pois apresenta 33,4 mg contra 24,5 mg da sua irmã vermelha.

Os diabéticos sempre se perguntam o que podem e o que não podem comer. E isso acontece também para as frutas, já que estas são bombas de frutose. Frutas ricas em carboidratos, como uva, figo e frutas secas não são as mais recomendadas para quem tem diabetes pelo excesso de açúcar que podem gerar picos de glicemia.

maçã

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Pharma and Bio Sciences, comer uma maçã por dia, em jejum, tem um impacto significativo na diminuição dos níveis de glicose, como também no colesterol LDL e nos níveis de gordura.

Assim como o sorvete, um picolé de frutas sem açúcar pode ser uma opção de sobremesa. As nutricionistas recomendam que a pessoa com diabetes opte por frutas de menor índice glicêmico, como morango, cereja e kiwi.

Clinicamente falando, a taumatina também é um dos adoçantes mais recomendados por ser natural e ter um poder de doçura bem maior que o açúcar comum. A alternativa também é segura para diabéticos, idosos, crianças e gestantes que precisam ter um cuidado maior com a alimentação.

Quais as frutas que tem o menor teor de açúcar? 15 frutas com menos açúcar – Framboesa, cranberry, amora, morango, melancia, mamão, melão cantaloupe, nectarina, melão honeydew, pêssego, laranja, kiwi, mexerica, damasco e mirtilo.

Outros alimentos sem açúcar

  • Carne, peixe e ovos: fontes de proteína e naturalmente sem açúcar;
  • Azeite, óleos e margarina: são quase exclusivamente compostos por gordura e, por isso, sem açúcar.
  • Adoçantes: estévia, xylitol, aspartame, sacarina, entre outros4

Damasco

1. Damasco. O Damasco possui muito betacaroteno, que sendo transformado em vitamina A pelo nosso organismo, ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, principalmente os de pele. O damasco seco é um antioxidante que ajuda a prevenir problemas de intestino.

Protetora do fígado
Existem nas folhas e no fruto da goiabeira uma propriedade que protege o fígado contra as lesões decorrentes do excesso de toxinas. Essas toxinas podem ser acumuladas por causa do uso contínuo ou frequente de medicamentos ou de uma alimentação deficiente.

Frutas doces não combinam com frutas ácidas. – Goiaba com banana: misturar goiaba com banana aumenta a acidez do estômago. O resultado disso são gases, dor na cabeça e no estômago.

A vitamina A também é presente na fruta. Outra vantagem: a goiabada tem mais potássio que a banana. Este mineral ajuda na prevenção de doenças e regula o metabolismo, contribuindo ainda na saúde óssea, circulatória e nervosa. Além disso, ajuda no ganho de massa muscular.